‘Dopesick‘ do Star+ e Império da Dor da Netflix misturam elementos de realidade e ficção para chamar a atenção do público para uma das questões mais urgentes e menos comentadas da América moderna – a crise do vício em opiáceos. As séries examinam, o papel da droga da Purdue Pharma, OxyContin, no desencadeamento da epidemia de opioides.
O ex-presidente de Purdue, Richard Sackler, é um personagem essencial da série. No entanto, como a narrativa do programa se estende apenas até meados dos anos 2000, temos certeza de que os espectadores devem estar se perguntando o que aconteceu com Sackler depois que várias acusações sérias foram feitas contra sua empresa e família. Aqui está tudo o que você precisa saber a esse respeito!
O que aconteceu com Richard Sackler?
Como visto nas séries, Sackler é um empresário bilionário e médico que desempenhou um papel importante no desenvolvimento da droga OxyContin. Na vida real, Sackler se formou na Escola de Medicina da Universidade de Nova York antes de começar a trabalhar como assistente de seu pai na empresa familiar Purdue Pharma.
Depois que a empresa desenvolveu e introduziu o OxyContin no mercado farmacêutico, Sackler ascendeu ao cargo de presidente em 1999. Sackler deixou o cargo de presidente em 2003, mas permaneceu como co-presidente da Purdue Pharma. Em 2007, a Purdue Pharma e três de seus atuais e ex-executivos se declararam culpados de acusações de uso indevido de marca e supostamente pagaram US$ 634 milhões em multas. No entanto, sua associação duradoura com a Purdue Pharma sujeitou o empresário a vários processos judiciais.
Como está Richard Sackler atualmente?
Depois de deixar o cargo de presidente, Sackler continuou envolvido com a Purdue Pharma como membro do conselho. Em 2015, ele foi deposto por advogados em uma ação movida pelo Estado de Kentucky contra a empresa e os Sackler. No entanto, antes que o caso chegasse a julgamento, um acordo no valor de $ 24 milhões foi alcançado. Três anos depois, o estado de Massachusetts processou a Purdue Pharma e vários ex-diretores e atuais diretores da empresa, incluindo Richard Sackler. O estado alegou que a empresa e seus diretores enganaram médicos e pacientes sobre os efeitos de seu medicamento opioide.
Desde então, vários outros estados também entraram com ações judiciais contra Purdue e a família Sackler. A Purdue Pharma entrou com pedido de falência em 2019. Durante uma audiência sobre a falência em 2021, Sackler negou estar envolvido em qualquer irregularidade. Em 2019, a maioria dos membros da família Sackler, incluindo Richard Sackler, deixou o conselho da empresa. Em setembro de 2021, o Tribunal de Falências dos EUA aprovou a reestruturação da empresa. Como parte do acordo, os Sackler terão imunidade contra todo e qualquer processo civil futuro.
Sackler tem três filhos – Rebecca, Marianna e David – com sua agora ex-esposa, Beth Sackler. O ex-presidente de Purdue tem agora 76 anos de idade. Desde 2013, Sackler reside em uma propriedade privada nos arredores de Austin, Texas. Ele (junto com os outros membros da família Sackler) também é conhecido por ser um benfeitor de várias instituições, como a Universidade de Connecticut, o Hospital Greenwich e a Universidade Yale, entre muitas outras.
Leia também:
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.