Dirigido por Tom Harper (Peaky Blinders), Agente Stone da Netflix é um thriller de ação e espionagem estrelado por Gal Gadot, Jamie Dornan e Alia Bhatt no papel principal. O filme gira em torno da agente infiltrada Rachel Stone, que trabalha ao lado de uma equipe de agentes do MI6 em uma missão ousada para impedir que uma arma perigosa conhecida como Coração caia em mãos erradas.
No processo, Stone é forçada a lidar com perdas pessoais e traições enquanto ela trabalha para o bem maior e tenta impedir aqueles que estão decididos a usar os poderes do Coração para violência e derramamento de sangue. Se você está se perguntando se Stone consegue salvar o dia ou falha, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final de ‘Heart of Stone’. SPOILERS A SEGUIR!
Mas antes, sobre o que é o filme?
Agente Stone segue Rachel Stone, que está trabalhando como suporte técnico para agentes do MI6 em uma missão nos Alpes italianos. A equipe de Stone é composta por Bailey, Yang e o líder da equipe Parker. O grupo tem a missão de capturar o traficante de armas Mulvaney, que conhece uma nova arma perigosa. Porém, quando a equipe age em seu alvo, eles são interpretados por um misterioso hacker que compromete a missão. Mulvaney morre e a equipe é forçada a abortar a missão. No processo, é revelado que Stone é na verdade um agente secreto da benevolente organização de espionagem conhecida como Charter.
O Charter usa uma ferramenta de IA chamada Heart, que pode usar milhões de pontos de dados para prever o futuro. A missão de Stone é encobrir a existência da ferramenta. Depois que seus superiores interrogam a equipe, eles são solicitados a não investigar a mulher que interceptou sua missão.
Enquanto isso, com suas conexões na Carta, Stone descobre que a mulher é Keya Dhawan, filha adotiva do bilionário Niam Kharche. Ela teve um desentendimento com Kharche e está atrás do Coração. Depois de encontrar uma atualização sobre a localização de Keya, Parker guia a equipe para uma missão em Lisboa, onde esperam capturar Keya.
Stone é forçada a abandonar seu disfarce durante a missão quando os mercenários de Keya atacam sua equipe. Depois de escapar com sucesso com sua equipe, Stone é questionada sobre seus verdadeiros motivos. No entanto, Parker atira em Bailey e Yang antes que Stone possa compartilhar a verdade. Parker revela que tem trabalhado ao lado de Keya o tempo todo e fere Stone em uma luta. Stone é forçada a recuar e se reunir com seu mentor, Nomad, que pede a Stone que se retire. No entanto, Keya hackeia o sistema da Carta usando um rastreador plantado em Stone por Parker.
Enquanto isso, Nomad descobre com os outros Kings que Parker era um agente do MI6 deixado para morrer durante uma missão fracassada na Rússia. A Carta deu as ordens de matar, mas Parker sobreviveu e agora busca vingança contra a Carta. Stone vai contra suas ordens de rastrear Keya depois de descobrir sua localização por meio de um código deixado para trás quando ela invadiu um feed de segurança.
Stone percebe que Parker e Keya estão atrás do Coração e descobriram a localização do Armário, onde a ferramenta todo-poderosa está escondida com segurança. Como resultado, Stone se encontra em uma corrida contra o tempo para parar Parker e Keya antes que eles coloquem as mãos no Coração.
Final explicado
Stone encontra Parker e Keya antes que eles possam roubar o coração. No entanto, quando a dupla tenta escapar, Stone os examina, levando Parker a deixar Keya para trás. No entanto, Stone salva a vida de Keya e a avisa contra Parker, que não vai parar por nada em sua busca cega por vingança. Depois de perceber que Keya bloqueou sua biometria no Coração e não pode ser acessada sem ela, Parker envia uma equipe para resgatá-la. Parker ganha acesso ao Coração, usa seus poderes para atingir os Reis da Carta e mata dois deles.
Enquanto isso, a equipe de Stone não consegue acessar o Coração e ela é forçada a agir sozinha para impedir Parker. Eventualmente, Stone rastreia Parker até uma universidade na Islândia com um laboratório de informática com os recursos de que Parker precisa para acessar o Coração. No entanto, o local acaba sendo uma armadilha e Keya avisa Stone para não entrar no prédio no último momento. Keya muda de posição depois de ver Parker agindo desequilibrado com o controle sobre o dispositivo de IA e usando-o para sua agenda egoísta em vez do bem maior, como eles concordaram.
Por fim, Keya muda de lado e ajuda Stone a encontrar o esconderijo de Parker na Islândia. Por outro lado, Parker fica sabendo da traição de Keya e tenta matá-la. No entanto, Stone chega a tempo e uma luta começa. No entanto, Stone não pode acabar com Parker porque ele mantém Keya como refém. Além disso, a vida de seus colegas está em suas mãos.
Como resultado, Stone pensa em seus pés e decide colocar sua confiança em Keya. As duas mulheres se unem e Keya distrai Parker para criar uma abertura para Stone. No final, as mulheres prevalecem quando Stone mata Parker e retoma o controle do Coração. Stone teve sucesso em sua missão apenas confiando em seus instintos e ignorando as probabilidades e cálculos da ferramenta de IA.
A carta é segura?
No filme, a Carta é uma organização de espionagem que opera fora de qualquer governo ou estrutura burocrática. Ele conta com o Coração para guiá-lo na direção certa, e seus agentes são freelancers que desejam trazer uma mudança positiva para o mundo. No entanto, o enredo de Parker destaca que a Carta é excessivamente dependente do Coração, e a ferramenta de IA não leva em conta o valor das emoções humanas em seus cálculos. Parker demonstra o verdadeiro poder do Coração ao usá-lo contra a Carta e ameaça destruir toda a organização.
Nomad, Jack e outros agentes do naipe Hearts se encontram à mercê de Parker. O grupo está preso em um bunker subterrâneo com oxigênio acabando. No entanto, após Stone derrotar Parker, ela salva seus colegas usando o Coração para restaurar os níveis de oxigênio no bunker. No final das contas, os membros da Carta sobrevivem e Nomad informa a Stone que não há vítimas do lado dela. No entanto, as ações devastadoras de Parker forçam a Carta a reconsiderar suas políticas e fazer algumas mudanças.
Qual é o novo papel de Stone? O que acontece com Keya?
Os momentos finais lidam com as consequências do ataque de Parker enquanto Stone cuida da família de Bailey. O momento reforça o valor das conexões humanas, que Stone escolheu seguir em vez dos cálculos algorítmicos do Coração. Mais tarde, ela visita Keya, que está cumprindo pena de prisão por seus crimes. Stone explica que ela assumiu um novo papel dentro da Carta. Stone revela que após a luta com Parker, ela devolveu o Coração à Carta, e a organização continuará a usar o dispositivo para um bem maior. No entanto, a Carta está disposta a considerar e admitir as limitações do uso de uma ferramenta de IA, deixando espaço para improvisação.
Stone revela que seu novo papel na Carta significa que ela estará realizando missões perigosas e arriscadas fora do alcance do Coração. Como resultado, ela precisa de uma equipe leal ao seu lado e recruta Keya oferecendo a ela um cartão Joker. A carta simboliza o lugar de Stone e sua equipe dentro da recém-reestruturada Carta enquanto eles lutam pelo bem maior sem se preocupar com as probabilidades. Na verdade, a equipe deve agir quando as probabilidades certamente não favorecem a organização de espionagem. O filme termina com Keya e Jack acompanhando Stone em uma nova missão.
A brincadeira alegre entre o grupo sugere que Stone finalmente encontrou um lugar ao qual ela pertence enquanto continua sua luta contra o caos no mundo. Além disso, a parceria de Stone com Keya reforça o tema das segundas chances, pois o agente estende a Keya a mesma compaixão que seu mentor uma vez estendeu a ela.
Da mesma forma, a confiança interpessoal é a base da ideia da equipe, que Stone valoriza mais do que os cálculos do Coração. Como resultado, o céu parece o limite para Stone e seu grupo, e eles têm uma chance de sucesso contra as probabilidades mais formidáveis.
Leia também: Crítica | Agente Stone – Uma missão bastante possível (e genérica)