Dirigido por Joachim Trier, ‘A Pior Pessoa do Mundo‘ é um filme norueguês de comédia romântica e drama. Ele gira em torno de uma jovem chamada Julie (Renate Reinsve), sua busca pelo amor e sua jornada em direção à autodescoberta. O filme começa quando a protagonista ainda é uma estudante universitária e a segue obedientemente enquanto ela navega entre seus 20 e 30 anos.
Ele retrata a indecisão de Julie, o romance apaixonado com dois homens muito diferentes e como ela responde profundamente à dor. Julie é uma personagem profundamente imperfeita, mas o filme não a difama por isso, nem pede ao público que o faça. Em vez disso, concentra-se em documentar quase tudo o que ela experimenta e perdura em seu caminho para encontrar um senso de valor próprio.
‘A Pior Pessoa do Mundo’ é um filme incrível que celebra a necessidade de cometer erros na vida. Retrata o amor como uma noção abstrata. Isso não é necessariamente ruim porque permite que Trier e sua equipe abordem o amor em várias direções. Se os personagens e a narrativa muito realistas fizeram você se perguntar se o drama norueguês é inspirado em eventos reais, aqui está o que você precisa saber.
A pior pessoa do mundo é baseado em uma história real?
Não, ‘A Pior Pessoa do Mundo’ não é baseado em uma história real. Foi desenvolvido a partir de um roteiro que Trier escreveu com Eskil Vogt. O filme é a terceira e presumivelmente última entrada no que Trier considera sua trilogia de Oslo, depois de ‘Reprise’ (2006) e ‘Oslo, 31 de agosto’ (2011). Embora os três filmes não compartilhem nenhuma conexão em suas narrativas, eles têm temas semelhantes, e a capital norueguesa desempenha um papel importante em todos eles.
Em diferentes entrevistas, Trier afirmou que se inspirou em comédias românticas como ‘Núpcias de Escândalo’, ‘Boêmio Encantador’ (1938), ‘Harry e Sally’ e ‘Um Lugar Chamado Notting Hill’ enquanto desenvolvia ‘A Pior Pessoa do Mundo’. Em uma entrevista em fevereiro de 2022, ele compartilhou que quando ele e o co-escritor Eskil Vogt começaram a trabalhar no filme, eles começaram com tropos genéricos de comédias românticas e expandiram para fora. Eles queriam brincar com isso mais livremente – um processo que achou bastante libertador e agradável.
O filme é formatado como um livro e possui 14 capítulos, incluindo um prólogo e um epílogo. Evita ser um conto de moralidade, recusando-se a julgar sua protagonista por suas ações, que às vezes são reconhecidamente bastante apáticas. ‘A Pior Pessoa do Mundo’ mostra que está tudo bem ser incerto e não ter controle rígido sobre a vida. De acordo com Trier, a escalação de Reinsve como Julie trouxe mudanças positivas para o personagem.
“A personagem muda automaticamente quando ela [Reinsve] vive ritmo por ritmo”, disse Trier em outra entrevista. “Todos os dias ela tornava a personagem mais interessante e complexa. Não houve nenhum momento em que ela leu o roteiro e disse, ‘Oh, esta parte está completamente errada.’ Ela foi com ele. Veja bem, eu gosto que os atores assumam autoridade sobre o personagem em algum momento. Eles quase podem ter segredos de mim – coisas que posso observar, coisas que posso atirar, que não preciso saber. Nunca poderei descrevê-lo, mas posso mostrá-lo a você porque o filmei.
O filme é um exame minucioso das pessoas e das relações interpessoais. Mas, claramente, ‘A Pior Pessoa do Mundo’ não é baseado em uma história verdadeira, mas espelha a realidade, e é por isso que muitas pessoas se identificam com as experiências retratadas no filme.
Leia também:
- Crítica | ‘A Pior Pessoa do Mundo’ num dos melhores dramas românticos do cinema
- A Pior Pessoa do Mundo | Entenda o final do filme
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.