‘Como se tornar um líder de Seita‘ da Netflix mergulha profundamente na vida de seis líderes de culto proeminentes e narra como eles fizeram um grupo inteiro de pessoas seguir seus caprichos até o fim. Apresentado como um tutorial satírico, a série retrata como cada líder de seita empregou uma série de métodos psicológicos para controlar o público em geral. Além disso, também podemos testemunhar várias entrevistas individuais com ex-membros das seitas, que falam sobre suas experiências de viver sob tais regimes.
Da mesma forma, um dos cultos apresentados no programa é a Igreja da Unificação, estabelecida por Sun Myung Moon em 1954. Embora Sun seja considerado o rosto da organização, seu sucesso foi possível graças a sua devotada esposa, Hak Ja Han. Bem, com os leitores agora interessados em saber mais, vamos descobrir onde Hak Ja Han está no momento, certo?
Quem é Hak Ja Han?
Nascida em Sinli, no distrito de Anju, na Coréia, Hak Ja Han teve uma educação religiosa, pois sua mãe era uma cristã devota e seu pai era discípulo do renomado pregador coreano Rev. Young Do Lee. No entanto, ela ainda teve uma infância desafiadora, pois a Coréia estava em meio a uma convulsão política na época, e Hak, assim como sua mãe, foi preso por onze dias pelas forças comunistas. Uma vez liberada, a família mudou-se para Taegu e depois para Choon Chun, onde Hak completou seus estudos. No entanto, em vez de ir para a faculdade, Hak e sua família tornaram-se seguidores comprometidos da Igreja da Unificação.
Hak se casou com o fundador do grupo, Sun Myung Moon, de 40 anos, em abril de 1960, quando ela tinha apenas 17 anos. Embora Hak e Sun tivessem uma diferença de idade significativa entre eles, ela recebeu o respeito que um cofundador merece, e os membros do culto até a viam como a mulher perfeita, uma mãe de toda a humanidade que se uniu em um “casamento sagrado” com seu fundador. Além disso, apenas dois anos após o casamento, o casal fundou o Balé Folclórico Infantil Little Angels da Coreia e, em pouco tempo, sua organização desenvolveu excelentes relações com várias instituições acadêmicas conceituadas, incluindo Harvard, Stanford e Princeton.
Além disso, a Igreja da Unificação também desfrutou de uma posição notável junto aos Partidos Republicano e Democrata dos Estados Unidos e, em 1993, Hak chegou a discursar em uma reunião no Capitólio. Embora Hak Ja Han tenha sido uma das principais arquitetas por trás das cerimônias de casamento em massa pelas quais a Igreja da Unificação é famosa, ela até estabeleceu a Federação Feminina para a Paz Mundial ou WFWP em 1992. Por meio do WFWP, ela encorajou todas as mulheres a obter papéis de destaque na sociedade e pediu-lhes que desempenhassem um papel essencial na divulgação da mensagem de paz e harmonia em sua comunidade.
Na verdade, seus ensinamentos sobre a paz ficaram tão famosos que ela e seu marido, Sun Myung Moon, foram considerados incríveis embaixadores da paz mundial, e a Igreja da Unificação até os homenageou em um evento de 23 de março de 2004 em Washington, DC. Além disso, ela até fez um discurso empolgante em um evento da Federação para a Paz Universal em 2006 na Nova Zelândia e foi finalmente aceita como líder de fato da Igreja da Unificação depois que seu marido faleceu em 2012.
Onde está Hak Ja Han agora?
Durante seu casamento com Sun Myung Moon, Hak Ja Han tornou-se mãe de quatorze filhos, vários dos quais atualmente ocupam cargos importantes na Igreja da Unificação. Além disso, um relatório de 2011 mencionou que Hak manteve relacionamentos maravilhosos com a maioria de seus filhos e até se orgulhava de ser avó de mais de 38 netos. Além disso, uma vez que Sun Myung Moon deu seu último suspiro em 2012, Hak assumiu o controle da Igreja da Unificação e atualmente é reverenciada como a “Verdadeira Mãe” por seus seguidores.
Além de dirigir a Igreja da Unificação, que é mais conhecida como a Federação da Família para a Paz e Unificação Mundial, Hak Ja Han também é uma autora consagrada e publicou seu primeiro livro ‘Mãe da Paz: E Deus Enxugará Todas as Lágrimas de Seus Olhos‘ em junho de 2020. Além disso, embora ainda seja convidada para dar palestras em várias conferências e palestras, ela atualmente leva uma vida privada na Coreia do Sul.
Leia também:
- Como Se Tornar um Líder de Seita | Como estão Vera Chieffo, Will Allen e Radhia Gleis, os ex-membros da Buddhafield, atualmente?
- Como Se Tornar um Líder de Seita | Como estão a esposa e os filhos de Shoko Asahara atualmente?
- Como Se Tornar um Líder de Seita | Como está Christopher Johnston, ex-membro do Buddhafield, atualmente?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.