‘Felicidade para Principiantes‘ da Netflix é um emocionante filme de comédia romântica dirigido por Vicky Wright e baseado no romance homônimo de Katherine Center. Segue Helen, uma professora divorciada que se inscreve em um curso de sobrevivência na selva para mudar sua vida e superar seu trauma. No acampamento, ela percebe que Jake, o melhor amigo de seu irmão, também está acompanhando.
Isso inicialmente irrita Helen porque ela não gosta dele, mas aos poucos ela descobre que ele não é tão ruim quanto ela pensava. Logo, ela e Jake começam a se apaixonar, mas ele parece estar escondendo um grande segredo sobre sua visão. Isso deixa os espectadores curiosos sobre o que ele está escondendo e o que está acontecendo com ele. Jake realmente acaba perdendo a visão? Não se preocupe, pois viemos trazendo respostas!
ALERTA DE SPOILERS!
Jake fica cego?
Quando Helen conhece Jake na caminhada, ela não sabe por que ele deixou a prática médica há algum tempo. Supondo que ele tenha feito isso por um capricho frívolo, ela o repreende na frente de Windy e o critica por não levar sua vida a sério. No entanto, Helen de repente percebe que Jake usa diferentes tipos de óculos ao longo da viagem e, de brincadeira, aponta o mesmo. Surpreendentemente, ele se torna bastante defensivo e explica que tem três pares separados – um para sua hipermetropia, um para usar como óculos de sol e outro porque ele tem um problema de visão noturna.
Embora Jake inicialmente evite o assunto, ele mais tarde confia em Helen e diz a ela que tem dificuldades para enxergar claramente à noite, o que ele não informou a Beckett ou à empresa de acampamento. Isso a assusta, pois ela acredita que pode ser perigoso, mas ele descarta suas preocupações afirmando que, como eles não caminham à noite, ele é um tanto seguro. Embora Jake não enfrente problemas significativos durante o resto da caminhada, ele cai em uma situação de risco quando o grupo chega a “The Painted Meadow”. Por ser o local de descanso final de sua viagem, toda a equipe acampa perto do riacho durante a noite e sai para explorar as proximidades.
Infelizmente, Jake desaparece e não volta por muito tempo, deixando Helen preocupada ao saber de seu problema de visão noturna. Assim, ela se oferece para procurá-lo e, depois de procurar um pouco, o encontra sentado, perdido e com medo. Jake então conta que perdeu seus óculos de visão noturna em algum lugar no caminho e, como não conseguia enxergar nada, acabou se perdendo. Ele revela que está perdendo lentamente a visão devido a uma rara condição genética chamada Retinite Pigmentosa, que faz com que as células da retina se quebrem e causem perda de visão.
Além disso, Jake confessa que descobriu há alguns anos que ficaria totalmente cego em um ponto, razão pela qual abandonou o trabalho como médico. Chocada, Helen percebe que o julgou mal e o conforta, dizendo que ele não está perdido porque ela está lá com ele. Depois que o curso no deserto termina e ela volta para a casa da avó, Jake a segue e confessa seu amor. No entanto, ele também afirma que ela deve considerar cuidadosamente se ainda quer ficar com ele, pois ele logo perderia a visão completamente.
Não apenas isso, Helen descobre que é por isso que Jake se absteve de contar a ela seus sentimentos por tanto tempo, pois estava apreensivo com sua condição médica e sentiu que isso a incomodaria. No entanto, ela o aceita como ele é e não se preocupa em como sua perda de visão afetaria o futuro deles, já que ela o ama igualmente. Portanto, embora Jake não fique cego no final do filme, infelizmente, é inevitável que ele tenha uma perda total da visão em ambos os olhos em algum momento no futuro.
Leia também:
- Felicidade para Principiantes 2 vai acontecer? Veja o que sabemos
- Felicidade para Principiantes é baseado em uma história real ou um livro? Conheça a inspiração para o filme da Netflix
- Felicidade para Principiantes | Jake e Helen ficam juntos? Entenda o final do filme da Netflix