Wagner Moura se junta à Greve dos Atores nos Estados Unidos

Um dos brasileiros com maior visibilidade em Hollywood, Wagner Moura esteve presente em um dos atos do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA), que aconteceu na última sexta-feira (28). A categoria deflagrou greve no dia 13 deste mês.

Nos registros, Wagner Moura apareceu ao lado de outros brasileiros, a atriz Bia Borinn (Chiquititas), os atores Eduardo Muniz (Grey’s Anatomy) e Ivo Müller (Tabu), o roteirista e diretor Gabriel Moura, e o jornalista Rodrigo Salem.

Sobre a greve

A última rodada de negociações entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP) terminou sem um acordo, segundo a Variety, e o contrato entre as duas associações expirou.

Isso significa que a greve dos atores já é uma realidade – em um comunicado oficial, o SAG-AFTRA revelou que o comitê de negociações aprovou unanimemente a recomendação de greve. Ainda pela manhã de hoje, a diretoria do sindicato deve se reunir para oficializar a paralisação.

Representantes do SAG e da AMPTP deram declarações antagônicas à imprensa após a falha nas negociações. Fran Drescher, presidente do sindicato dos atores, disse que os estúdios responderam de forma “insultante e desrespeitosa” aos pedidos dos intérpretes.

“O SAG-AFTRA negociou de boa fé. Estávamos ansiosos para chegar a um acordo que atendesse suficientemente as necessidades dos atores, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes que trouxemos à mesa foram insultantes e desrespeitosas à nossa contribuição massiva para esta indústria. Os estúdios se recusaram a abordar significativamente alguns tópicos, e em outros apenas bloquearam nossas propostas. Até que eles estejam prontos para negociar de boa fé, não podemos nem começar a pensar em um acordo“, comentou ela.

Enquanto isso, a AMPTP liberou uma declaração oficial delineando propostas que supostamente foram oferecidas ao SAG-AFTRA durante as negociações. A organização se disse “profundamente desapontada pela decisão do sindicato de abandonar as discussões“.

“Esta é uma escolha do SAG, e não nossa. Fazendo isso, o sindicato rejeitou as propostas históricas que trouxemos para a mesa, incluindo aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias, ampliação dos planos de saúde oferecidos pelos estúdios, proteções para atores no processo de escalação, diminuição dos períodos de contrato para séries de TV, além de um regulamento ousado sobre o uso da inteligência artificial para reproduzir a aparência dos intérpretes. Ao invés de continuar as negociações a partir desse ponto, o SAG-AFTRA nos colocou em um caminho que só vai aumentar as dificuldades financeiras de milhares de pessoas que necessitam da nossa indústria para colocar comida na mesa“, disseram.

A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.

Leia também:


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: