Embora não haja como negar que os cultos podem se originar de muitas crenças ou ideais diferentes, Buddhafield realmente deixa as pessoas perplexas devido à maneira como seu líder Jaime Gomez usa o movimento da Nova Era. Na verdade, isso foi explorado não apenas no documentário de 2016 ‘Holy Hell’, mas também em ‘Como Se Tornar um Líder de Seita?’, da Netflix, especialmente porque ambos iluminam as experiências dos membros. No entanto, por enquanto, se você simplesmente deseja saber mais sobre o próprio fundador – com foco específico em sua formação, trajetória e posição atual – temos as informações necessárias para você.
Quem é Jaime Gomez?
Embora supostamente nascido na Venezuela como filho de um fazendeiro rico com uma infinidade de oportunidades disponíveis para ele, Jaime só tinha um único sonho – ele queria ser uma estrela mundialmente famosa. Portanto, ele se mudou para Hollywood o mais rápido possível, mas não conseguiu mais do que um papel sem fala em ‘O Bebê de Rosemary’, de 1968, uma breve passagem pelo Oakland Ballet, além de alguns filmes adultos explícitos. É por isso que ele finalmente escolheu se tornar um professor de atuação na Flórida, onde ele percebeu que tinha o charme inato de atrair as pessoas com suas palavras e novos princípios baseados na fé.
Afinal, de acordo com a série da Netflix, as “aulas de Jaime acabaram sendo mais espirituais” do que qualquer outra coisa, pois abordavam Deus e as maneiras pelas quais alguém deveria existir. O professor (também conhecido como Andreas ou Michel Rostand) conquistou alguns discípulos incondicionalmente devotados antes de retornar à Califórnia para “capitalizar a superficialidade da vida cotidiana americana”. Em outras palavras, ele gradualmente estabeleceu Buddhafield como uma comuna, colocando-se na posição de Deus enquanto encorajava seus seguidores a pensar em si mesmos da mesma maneira divina.
No entanto, havia uma grande diferença; Jaime ostensivamente não levantou um único dedo, enquanto todos os outros membros eram obrigados a realizar serviços de trabalho diário para chegar ao ponto de onisciente. Isso porque ele aparentemente foi “espontaneamente iluminado” ao encontrar um guru, apenas para perceber que “precisava se tornar um líder de outras pessoas para elevar sua consciência”. De acordo com a produção original, o líder insistiu ainda mais que essa transferência de poder/sabedoria era feita por nada mais do que seus dedos, mas ainda era relativamente raro ver muito menos experiência.
Mas, infelizmente, a alegada verdade é que Jaime não tinha mestre – de acordo com alguns de seus ex-seguidores, ele apenas leu sobre outros líderes de culto, bem como suas práticas, para descobrir seu próprio padrão. Ainda assim, em meados da década de 1990, ele tinha controle total sobre um grupo de centenas de indivíduos, todos os quais desistiram de seus entes queridos, relações sexuais, glúten, laticínios, drogas e álcool para estar ao seu lado. Embora, sem dúvida, os aspectos mais estranhos de Buddhafield fossem a insistência em cirurgias plásticas, abortos e não poder se despedir de parentes antes de suas mortes por motivos religiosos.
Como está Jaime Gomez atualmente?
Jaime supostamente prosperou como líder de Buddhafield por mais de duas décadas (até 2006), pois era ótimo em guardar segredos e, ao mesmo tempo, garantir que os membros se cansassem uns dos outros. De fato, de acordo com o programa, “Ninguém sabia o que estava acontecendo por trás de suas portas fechadas [figurativa e literalmente]. Ele até colocou duas portas para sua privacidade e proteção, e ninguém perguntou por que, porque nunca se assumiu que algo de ruim estava acontecendo.” Isto é, até que todos receberam um e-mail de um ex-executivo da comunidade de alto escalão alegando que Jaime havia mentido sobre seu passado e seu treinamento metafísico, enquanto sonegava impostos, manipulava emocionalmente todos ao redor e era um predador sexual.
Por ‘Como se tornar um líder de Seita?,’ Jaime realmente se retratou como celibatário como seus seguidores mais dedicados, mas a verdade é que ele teve relações sexuais de longo prazo com muitos deles. Quanto às outras reivindicações, embora nunca tenham sido confirmadas de forma alguma, a maioria de seus apoiadores se afastou no final do ano porque esse culto não era para o qual eles se inscreveram. Além disso, é imperativo observar que algumas de suas vítimas expressaram que o líder frequentemente usava a AIDS para incutir medo nelas e impedi-las de encerrar seus negócios.
Também devemos mencionar que após o lançamento de ‘Holy Hell’, Jaime emitiu esta declaração: “É de partir o coração ver como a história foi reescrita. Holy Hell não é um documentário, ao contrário, é uma obra de ficção destinada a criar drama, medo e perseguição; é isso que vende. Estou triste com esta tentativa de obscurecer a mensagem do amor universal e do despertar espiritual. É devastador ver esses amigos, que antes eram tão cheios de amor pelo mundo, ficarem tão zangados. Desejo-lhes apenas o melhor e mantenho cada um perto do meu coração. Se alguma de minhas ações foi um catalisador para sua desarmonia, eu realmente sinto muito. Que todos os seres encontrem a paz, Michel.”
Quanto ao paradeiro atual de Jaime Gomez, apesar de tudo o que aconteceu nas últimas quatro décadas, parece que ele continua liderando Buddhafield até hoje. Embora ele esteja fazendo isso enquanto está escondido em sua nova base no Havaí, o que significa que o culto agora recorre ao recrutamento de membros por meio de sessões/estúdios de ioga.
Leia também:
- Ahsoka | Quais as produções de Star Wars que contam com a ex-jedi? Confira
- Paraíso | Elena recupera seus anos? Entenda o final do filme da Netflix
- Desaparecida: O Caso Lucie Blackman | Como está Tim Blackman, o pai de Lucie, atualmente?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.