Quando uma nativa britânica de 21 anos desapareceu repentinamente enquanto residia no Japão em 1º de julho de 2020, honestamente deixou não apenas essas duas nações, mas também o mundo inteiro perplexo. Afinal, conforme explorado no apropriadamente intitulado original da Netflix ‘Desaparecida: O Caso Lucie Blackman‘, não havia absolutamente nenhum vestígio dela em lugar nenhum até que a polícia realmente vinculou um estuprador em série ao assunto. No entanto, por enquanto, se você simplesmente deseja saber mais sobre a voz mais alta que sempre exigiu justiça para esta jovem – seu pai, Timothy “Tim” Blackman – temos os detalhes para você.
Quem é Tim Blackman?
Foi supostamente em 1º de setembro de 1978, quando em Sevenoaks, Kent, toda a vida de Tim virou de cabeça para baixo quando ele se tornou pai pela primeira vez ao receber Lucie Blackman neste mundo. Na verdade, ela foi orgulhosamente seguida por Sophie Blackman e Rupert Blackman nos anos seguintes, mas a verdade é que ela permaneceu o milagre de seus pais, mesmo depois que eles se separaram para sempre em 1995. “[Lucie tinha] completamente transformado nossas vidas”, o bastante moderno, mas pai honesto de 3 filhos expresso na produção original. “Ela era muito especial na família. Ela era muito perspicaz.”
Tim continuou: “Ela influenciou muitas pessoas ao seu redor. Acho que todo mundo que a conheceu quando ela era criança orbitava em torno de sua luz como se ela fosse o centro das coisas.” Portanto, não é nenhuma surpresa que, uma vez que ela decidiu se tornar uma comissária de bordo para perseguir seus sonhos de viajar pelo mundo, ela recebeu apoio, amor e cuidado de quase todos os membros da família. Isso ocorre porque ninguém poderia imaginar que sua viagem de 90 dias à Ásia ao lado de um amigo próximo no verão de 2000 acabaria sendo a última, pois ela desapareceria em 1º de julho.
“Eu estava sentado no jardim de casa e recebi um telefonema para dizer que minha filha havia desaparecido”, disse Tim. “Eu imediatamente pensei: ‘Bem, deve haver alguma explicação racional.’” No entanto, quando Lucie não ligou ou mandou mensagem para ninguém com o passar dos dias, ele caiu em um “pânico cego completo” com a compreensão de que algo deveria ter acontecido e ele precisava recuperá-la. Assim, ele voou para Tóquio, no Japão, onde imediatamente falou com as autoridades antes de realizar uma coletiva de imprensa para apelar por qualquer informação relevante sobre o possível paradeiro de sua filhinha.
Na verdade, Tim continuou a falar com a mídia por meses, ao mesmo tempo em que mantinha contato constante com a polícia metropolitana, levando muitos a acreditar que ele poderia ser um “buscador de atenção”. Embora o fato seja que ele acabou de perceber que dar entrevistas seria a melhor maneira de garantir que o nome de Lucie continuasse no centro das atenções e, assim, aumentar a pressão para encerrar seu caso. “Qualquer preocupação que você possa ter sobre, hum, não ter experiência em falar com uma câmera ou algo assim, você simplesmente segue em frente porque está tentando encontrar sua filha”, expressou o pai no filme.
Além disso, e mais importante, Tim até criou uma linha direta especial no Japão e anunciou uma recompensa financeira significativa por qualquer dica que levasse à localização de sua filha, mas sem sucesso. No entanto, o esperançoso pai acreditava que Lucie ainda estava viva, apesar dos rumores de que ela era uma fugitiva ou um culto provavelmente envolvido, isto é, até que seus restos mortais desmembrados e frios foram encontrados em fevereiro de 2001. “Eu me lembro exatamente onde eu estava [quando recebi a ligação],” Tim revelou na produção original. “Eu estava parado em uma rua dos fundos. Era um dia chuvoso… eu meio que fiquei parado na rua e gritei.
Como está Tim Blackman atualmente?
Desde que Lucie supostamente faleceu enquanto era estuprada pelo outrora rico magnata imobiliário Joji Obara, Tim, sua mãe Jane Steare e outros entes queridos, todos garantiram a presença em seu julgamento de 2007. Mas, infelizmente, terminou com sua absolvição em relação ao homicídio dela, apesar do fato de ele ter sido simultaneamente condenado pelo assassinato de Carita Ridgway em 1992, juntamente com oito incidentes diferentes de agressão sexual. Na verdade, devemos mencionar que esses outros casos só vieram à tona durante a investigação do desaparecimento repentino de Lucie, e é por isso que, embora sua família tenha ficado chateada com o veredito do tribunal como um todo, eles ficaram felizes em saber que sua vida não foi em vão.
No entanto, os Blackmans entraram com um recurso no ano seguinte, apenas para concluir com Joji sendo considerado culpado de desmembrar e abandonar o nativo britânico em 16 de dezembro de 2008. Como resultado de todas essas ofensas, o predador em série foi condenado à prisão perpétua em prisão sem possibilidade de liberdade condicional, finalmente dando à família de Lucie um fechamento muito necessário em mais de uma maneira.
“Fizemos o que precisávamos fazer”, afirmou Tim no documentário. “…De alguma forma estranha, Lucie nos deu uma experiência de vida, por mais horrível e bestial que tenha sido. É uma espécie de legado que Lucie deixou para mim em meu coração e em minha alma. Esses sentimentos são muito puros e não contaminados por ódio e raiva, e o resto porque eu mantive isso fora da memória de Lucie.
Independentemente disso, a perda da vida brilhante e inocente de Lucie continuou a pairar sobre a cabeça de Tim como uma nuvem sombria, especialmente depois que ele percebeu como isso afetou seus dois filhos restantes. Em 2005, a jovem Sophie tentou o suicídio pouco depois que as cinzas de sua falecida irmã foram enterradas em sua cidade natal, porque ela não conseguia mais lidar com a dor intensa e interminável. Ela estava, portanto, “recebendo cuidados de internação em uma unidade psiquiátrica” na época de 2006, enquanto seu irmão Rupert também se sentia “torturado e danificado” por toda a provação de longa data.
No entanto, pelo que podemos dizer, os irmãos conseguiram superar o passado; enquanto Sophie parece ter se estabelecido, Rupert é atualmente um músico baseado na Holanda. Além disso, parece que Tim está simplesmente tentando levar uma vida feliz na Ilha de Wight ao lado de sua segunda esposa Josephine atualmente, enquanto honra as memórias de sua filha perdida. Aparentemente, é por isso que ele concordou em aceitar 100 milhões de ienes japoneses como dinheiro de “expiação” do associado de Joji em 2007 – ele planejava usar a maior parte para estabelecer uma relação de confiança em nome de Lucie. O Lucie Blackman Trust foi realmente formado e tem até um site próprio.
Leia também:
- Desaparecida: O Caso Lucie Blackman | Como está Joji Obara atualmente?
- Desaparecida: O Caso Lucie Blackman | Como Lucie morreu? Quem a matou?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.