Projeto Paradiso abre inscrições para Bolsa de Estudos em roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba

O Projeto Paradiso traz mais uma boa notícia para os profissionais do audiovisual brasileiros. Dessa vez, o anúncio é que já estão abertas as inscrições para a Maestría en Escritura de Guión Audiovisual, que irá selecionar um roteirista brasileiro para um curso em Cuba. A formação é promovida pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV), uma das mais admiradas instituições de formação de profissionais de cinema e televisão do mundo. As inscrições para concorrer à bolsa vão até 15 de agosto e o selecionado será anunciado em 15 de setembro.

Está é quinta vez consecutiva que a bolsa para esta especialização é oferecida pelo Projeto Paradiso na EICTV, escola criada em 1986 por Gabriel García Márquez e Fernando Birri. Nos anos anteriores, as roteiristas selecionadas foram Amanda Treze, Rayane Teles, Thays Berbe e Ana Clara Ribeiro. Ministrado em espanhol para uma turma de sete alunos, o curso aborda os princípios da dramaturgia e das artes narrativas a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm. Durante os nove meses do curso – sendo seis meses de aulas presenciais e três meses à distância – o bolsista desenvolverá um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série.

Para Amanda Trindade, bolsista do Projeto Paradiso na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba, este ano, é um privilégio poder desfrutar dessa oportunidade. “O que mais me encanta é conhecer pessoas de todos os lugares do mundo com abordagens e visões diferentes no audiovisual, ter contato com professores de diversos locais do mundo, que possuem diferentes bagagens e experiências em relação ao audiovisual. Além de perceber essa identidade latina, que traz olhares contemporâneos sobre narrativas de cinema, que me encantam, e me fazem, cada vez mais, ter um pertencimento à América Latina. Estar aqui fazendo essas trocas com tantas pessoas, e ainda estudar roteiro, finalmente, de forma tão profunda, reflexiva e crítica, está sendo enriquecedor para minha mente e alma”, avalia.

Em 2022, a roteirista baiana Rayane Teles foi a selecionada para a formação no EICTV. “Meu pai me ensinou que a gente tem que sonhar muito, e ele estava certo. Esse ensinamento me levou para muitos lugares e um dos mais lindos foi a EICTV. Cresci em uma zona rural e hoje moro numa cidade no interior da Bahia, então, foi muito bom voltar e repartir com os meus pares, que ainda não tiveram essa oportunidade, o que eu aprendi. Mas meu maior aprendizado foi que antes de qualquer coisa a gente escreve com o coração, pois são as emoções que guiam as nossas personagens e as nossas mãos também. E a concretização desse sonho só foi possível graças ao apoio do Projeto Paradiso, que celebra tanto pelos talentos espalhados nesse enorme Brasil”, diz.

“Essa é uma bolsa que oferecemos por entender que os profissionais nacionais produzem conteúdos e propostas de impacto que merecem ser compartilhados e valorizados. Privilegiar os talentos dessa indústria, colaborando com o acesso a estudos e formações, faz parte da nossa missão de democratizar o conhecimento e contribuir para a formação de novos profissionais do mercado audiovisual e para, em um segundo momento, dar visibilidade e fortalecer o cinema nacional mundo afora”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

A EICTV é a responsável pela seleção do candidato contemplado pela bolsa, que cobre os custos de passagem, matrícula e inscrição no curso. Para mais informações, confira o site do Projeto Paradiso.

Leia também:


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: