Se há uma coisa que ninguém pode negar, é que Thomas Zurbuchen foi parcialmente responsável pelo sucesso não apenas do Telescópio Espacial James Webb, mas também de muitos outros projetos da NASA. Afinal, como evidenciado em ‘Explorando o Desconhecido: A Máquina do Tempo Cósmica‘ da Netflix, ele atuou como chefe de programas científicos por anos e, portanto, sempre fez o que era necessário para fazer as coisas funcionarem. Portanto, agora, se você simplesmente deseja saber mais sobre ele – com foco em sua formação, trajetória de carreira, suas paixões evidentes, bem como sua posição atual – temos os detalhes para você.
Quem é Thomas Zurbuchen?
Foi supostamente quando o nativo da Suíça Thomas estava crescendo como filho de um pregador da Igreja Livre que ele desenvolveu um interesse em STEM, apenas para expandir com o passar dos anos. Assim, ele frequentou a escola e a universidade contra a vontade de seus pais, de onde acabou obtendo um diploma primário, bacharelado, mestrado e doutorado em Física, com especialização em matemática. Então, apenas duas semanas após a conclusão de seus estudos, este ex-consultor da Contraves (1992-1994) tornou-se orgulhoso graduado da Universidade de Berna (1987-1996) e mudou-se para os EUA para sempre.
Thomas, ou Dr. Z, posteriormente desembarcou na Universidade de Michigan em Ann Arbor como pesquisador, apenas para subir gradualmente na classificação até se tornar um professor titular no outono de 2003. Embora o astrofísico não tenha parado por aí, na verdade, ele também expandiu suas asas no campo dos negócios – na verdade, ele acabou detendo o título de Conselheiro Sênior de Empreendedorismo (2013-2015). Além disso, ele se tornou membro do conselho de várias organizações, incluindo Mobile Sign Language Systems (2007-2010), The Universities Space Research Association (2007-2012) e Samuel Zell & Robert H. Lurie Institute for Entrepreneurial Studies (2007-2012).
Como se isso não bastasse, Thomas foi até conselheiro da equipe de liderança na consultoria D One, com sede em Zurique (2011-2016), além de curador da Northern Michigan University (2013-2016). Isso foi supostamente na mesma época em que o suíço estabeleceu localmente sua própria empresa de consultoria de estratégia de negócios ZTrandsform, apenas para desligá-la completamente ao conseguir uma vaga na NASA. A verdade é que ele até abriu mão do cargo de professor da Universidade de Michigan, do título de membro do conselho da Shift (2014-2016), além do cargo de Especialista em Aquisição de Talentos da eLab Ventures (2014-2016) para ingressar no programa espacial como Administrador Associado.
Como está Thomas Zurbuchen atualmente?
Na verdade, foi em outubro de 2016, quando Thomas “Dr. Z” Zurbuchen chegou à sede da NASA em Washington DC, onde imediatamente provou que merecia estar lá como executivo, graças à sua paixão pela exploração, inovação e supervisão empresarial. Portanto, não é surpresa que ele tenha cruzado o marco de seu chefe de ciência mais antigo, com seis anos de experiência, antes de anunciar sua aposentadoria em 31 de dezembro de 2022. Nesse período, o astrofísico certamente supervisionou com orgulho 37 lançamentos e iniciou 55 novas missões, mas sem dúvida, sua maior conquista foi o Telescópio Espacial James Webb.
Portanto, hoje, o pai de família de 50 anos está simplesmente procurando por sua próxima vocação enquanto continua com sua intensa exploração e formas inovadoras como residente de Park City, Utah. No entanto, além de refletir tanto sobre seu passado incrível quanto sobre o futuro possível, Thomas também evoluiu para um orador público – seus tópicos variam de liderança a pesquisa e espaço. Em outras palavras, o astrofísico está gradualmente encontrando o equilíbrio perfeito entre todos os aspectos da vida atualmente e, como disse em seu post no Instagram, está “animado para continuar descobrindo o que vem a seguir e passar mais tempo na natureza!”
Leia também:
- Explorando o Desconhecido | Como está Mike Menzel, o engenheiro da Nasa, atualmente?
- Explorando o Desconhecido | Como está a astrofísica Amber Straughn atualmente?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.