5 motivos para assistir Capitu e o Capítulo, nova adaptação da obra de Machado de Assis

Publicidadespot_img

Um dos maiores clássicos da literatura nacional, Dom Casmurro, ganha uma nova leitura cinematográfica pelas mãos de Julio Bressane, Capitu e o Capítulo, com data de estreia anunciada para o dia 27 de julho em todos os cinemas.

No filme, Mariana Ximenes assume o famoso papel de Capitu, cujos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” seduzem o jovem Bentinho (vivido por Vladimir Brichta), que, anos mais tarde, na maturidade, narra toda essa história, assumindo o apelido de Casmurro. O que era amor se tornou um ciúme doentio, em devaneios do protagonista, que acabaram consumindo a paixão.

Em Capitu e o Capítulo, o diretor parte do que há de mais cinematográfico em Machado de Assis, e, em suas palavras, “a trama machadiana, distorcida, é transpassada por cenas, trechos, farrapos de filmes e texturas que se desdobram em capítulos de uma ficção escondida, ainda não vista, que se desvela, e recomeça em outro solo, em outro cosmos…”.

Listamos 5 motivos para você ir aos cinemas assistir Capitu e o Capítulo!

1 – Fusão de artes

Este filme é um verdadeiro deleite para os amantes das artes, pois mistura literatura, cinema, pintura e música de maneira magistral. Da fotografia assinada por Lucas Barbi até a trilha sonora única, construída a partir de sons captados durante as filmagens, cada aspecto do filme é uma experiência artística por si só, uma poesia aos olhos.

2 – Elementos visuais

A estética visual do filme é muito expressiva e simbólica. O uso da pintura, do som, das flores e da cor roxa agrega uma profundidade adicional à trama e simboliza temas essenciais, como amor, ciúme e efemeridade. Isso samado às boas – porém exageradas – atuações de Mariana Ximenes e Vladimir Brichta fazem a experiência ser ainda mais sensorial.

3 – Celebração de Machado de Assis e a cultura brasileira:

O filme faz uma justa homenagem ao trabalho de Machado de Assis, destacando sua importância para a literatura brasileira e mundial. Além disso, ressalta a cultura brasileira e o impacto que ela teve na obra de Machado e como sua narrativa poética pode render um bom filme.

4 – Filme que provoca reflexões:

Capitu e o Capítulo não é apenas uma história a ser assistida, mas também uma obra que incita reflexões sobre diversos aspectos da vida, do amor e da arte. A energia experimental do filme parece um teatro filmado, como aqueles filmes que são exibidos em museus. É para pensar, sentir e que deve agradar os fãs assíduos de Dom Casmurro.

5 – Uma jornada pela carreira de Julio Bressane:

Para aqueles que apreciam o trabalho de Julio Bressane, este filme é mais uma oportunidade de apreciar seu estilo singular de direção. Ele já adaptou obras de Machado de Assis antes, e agora retorna a esse território com uma abordagem única e envolvente. Ainda que seja um filme extremamente lento, tem um apego visual que não nos deixa desviar o olhar dele.

CAPITU E O CAPÍTULO é uma produção da TB Produções e uma coprodução Globo Filmes, distribuído pela Pandora Filmes. No FestCine Aruanda, o longa ganhou diversos prêmios, entre eles, Melhor Filme, Direção e Prêmio da Associação Brasileira de Críticos – Abraccine, e teve estreia mundial no Festival de Roterdã.

Leia também:


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: