Se há uma coisa que absolutamente ninguém pode negar, é que Natalia Vadimovna Molchanova fez verdadeiras maravilhas no esporte radical do mergulho livre não apenas como mulher, mas também como atleta geral. Assim, é claro, ela serviu de inspiração para muitos, incluindo ninguém menos que a campeã italiana Alessia Zecchini, que na verdade foi explorada em ‘De Tirar o Fôlego‘ da Netflix. No entanto, por enquanto, se você simplesmente deseja saber mais sobre o próprio ícone – com um foco específico em seu histórico geral, trajetória de carreira e destino final – temos os detalhes para você.
Quem foi Natália Molchanova?
Nascida em 8 de maio de 1962, em Ufa, no Bascortostão, então parte da União Soviética, Natalia era bem jovem quando se apaixonou pelas águas, só para que elas continuassem se expandindo com o passar dos anos. Portanto, não é surpresa que ela tenha conseguido dar o pontapé inicial em sua carreira como uma nadadora competitiva natural e habilidosa na adolescência antes de finalmente decidir se afastar dos holofotes para criar uma família. Ela supostamente se casou com o entusiasta do esporte Oleg Molchanova no início dos anos 1980, com quem logo deu as boas-vindas a uma filha Oksana e a um filho Alexey na maravilhosa cidade de Volgogrado, na Rússia.
A verdade é que Natalia posteriormente trabalhou como treinadora de esportes infantis em áreas locais, ou seja, até que seu casamento desmoronou tristemente, seus filhos cresceram e ela descobriu que o mergulho livre era seu consolo. Então veio sua decisão de retornar ao mundo dos esportes competitivos, mas desta vez como mergulhadora livre – ela fez sua estreia aos 41 anos no verão de 2003, apenas para quebrar um recorde após o outro. Esta orgulhosa atleta russa tornou-se a mais condecorada em seu campo, detendo 41 recordes mundiais, 23 campeonatos, bem como uma miríade de outras colocações até meados de 2015.
Na verdade, apenas alguns dos recordes de Natalia são para apnéia de peso constante (mergulhar o mais fundo possível em uma respiração com um monofin), apnéia de imersão livre (mergulho sem equipamento de propulsão) e apnéia estática (flutuar de bruços enquanto segura uma única respiração). Além disso, devemos mencionar que no Evento Mundial da Eslovênia de 2007, seu tempo de vitória no domínio estático foi melhor do que o do medalhista de ouro masculino, além disso, ela se tornou a primeira mulher a passar 100 metros em mergulho livre com peso constante e a primeira mulher a passar com sucesso pelo perigoso arco Blue Hole em Dahab, Egito.
Natalia Molchanova está morta? Seu corpo foi encontrado?
Com um mergulho recorde de 127 metros, sua paixão pelas águas profundas, seu breve serviço como presidente da Federação Russa de Mergulho Livre e seus empreendimentos recreativos, Natalia foi merecidamente considerada “possivelmente a maior mergulhadora livre do mundo”. Isso é honestamente uma mera parte do motivo pelo qual seu súbito desaparecimento em 2 de agosto de 2015 na costa da Espanha deixou o mundo inteiro perplexo – a mulher de 53 anos estava dando uma aula particular de mergulho perto da ilha de Formentera quando aconteceu.
Segundo relatos, acredita-se que Natalia tenha atingido uma profundidade de 40 metros sem nenhum peso, longe de seu normal, quando uma corrente inesperada a pegou e a arrastou para longe de qualquer ponto de segurança. Como ela nunca subiu para respirar, uma equipe de resgate foi rapidamente enviada para procurá-la, apenas para encerrar a operação três dias depois, porque não havia vestígios da lendária atleta em nenhum lugar.
Em outras palavras, Natalia Molchanova é dada como morta e seus restos mortais também nunca foram recuperados – na verdade, não houve nenhuma tentativa direta de localizá-la após a busca inicial. A razão; o mar profundo era seu verdadeiro amor, então é bastante poético que ela ainda esteja lá. Até mesmo seu filho Alexey, agora um campeão russo de mergulho livre, disse ao The New York Times em 5 de agosto de 2015 que “Parece que ela vai ficar no mar. Acho que ela gostaria disso.”
Leia também: De tirar o Fôlego | Como está a mergulhadora Hanako Hirose atualmente?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.