Criada por George Kay e Jim Field Smith, a série de suspense ‘Sequestro no Ar‘ da Apple TV+ gira em torno de Sam Nelson, um negociador corporativo que viaja de Dubai para Londres no voo KA29. Logo após a saída do voo de Dubai, um grupo de indivíduos sequestra o voo ameaçando matar a amante do piloto. Quando os passageiros a bordo ficam seriamente preocupados com seus destinos, Sam tenta negociar com Stuart, o líder dos sequestradores. A envolvente série progride através dos esforços de Sam para ganhar a confiança dos sequestradores para proteger todos a bordo. Intrigados com o personagem, descobrimos se Sam é baseado em um negociador real. Bem, vamos fornecer a resposta!
Sam Nelson é baseado em um negociador real?
Não, Sam Nelson não é baseado em um negociador real. Sam é um personagem fictício concebido pelo co-criador da série George Kay. Ao conceber o protagonista da série, Kay e outros queriam ter certeza de que o personagem não se assemelhasse aos protagonistas típicos dos filmes de suspense/reféns, que são em sua maioria policiais, detetives ou oficiais militares. “Tentamos entender como, quem é o homem que está pensando o tempo todo, mas não é necessariamente um policial ou um detetive?” o ator principal e produtor executivo Idris Elba disse à Variety sobre o pensamento por trás de conceber um negociador como protagonista.
“Nós passamos por psicólogos e coisas assim, mas acabamos sendo Sam sendo uma espécie de advogado de fusões/aquisições, você sabe, alguém que chega no final para tentar fechar o negócio. Essas pessoas são um tipo interessante de pessoa”, acrescentou Elba. Um negociador como protagonista também ajuda a série a ficar longe dos tropos usuais de um thriller voltado para reféns. “Não queríamos que ele fosse um policial, um detetive, um ex-fuzileiro naval ou algo assim, porque parecia um tropeço. De qualquer forma, existem tropos suficientes em um programa chamado ‘Sequestro no Ar’ ”, disse o ator na mesma entrevista à Variety.
O trabalho de Sam é parte integrante da narrativa, pois o mesmo gira em torno de como ele tenta e consegue entrar na cabeça dos sequestradores para garantir a segurança dele, dos outros passageiros e da tripulação do voo. “Negociar é uma forma de dizer muito interessante, psicólogo. Você é um negociador, mas o que você está realmente fazendo é apenas pegar a psicologia de alguém, sua psique, seus pontos fracos, e jogar contra os de outra pessoa, e ter o conhecimento do negócio como uma forma de se posicionar contra cada um. E também significa que ele pode ser um grande orador, um pensador, porque ele é um negociador”, acrescentou Elba à Variety sobre seu personagem.
Elba identifica Sam como um “homem frágil” em vez de uma grande ameaça para os sequestradores. A profissão de negociador torna Sam pé no chão e um ouvinte, em vez de um típico herói de ação que quer derrotar seus adversários. Sam nem se preocupa em esconder sua vulnerabilidade, que é seu apego à família. Portanto, é seguro dizer que a seleção dessa profissão em particular torna o personagem multidimensional. “Eu estava ansioso para interpretar um personagem que não era necessariamente um herói de ação, mas estava em um cenário de ação [que tem] o tipo de vulnerabilidade de um homem que é uma pessoa comum, que cometeria erros. Eu não quero que ele fique tipo, “Sim! Idris vai salvar o dia, vá e dê um soco na boca dele.” Eu queria que ele fosse vulnerável e um pouco como, você sabe, um herói incomum ”, Elba reconheceu o mesmo na entrevista à Variety.
Leia também: Sequestro no Ar é baseado em fatos reais? O voo KA29 existiu de verdade? Conheça a inspiração da série da Apple
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.