A série de suspense psicológico da Apple TV+, Entre Estranhos (‘The Crowded Room’), é estrelada por Tom Holland como Danny Sullivan, que é preso após um tiroteio em 1979. Para entender o que aconteceu naquele dia, o que levou Danny a cometer o crime e quem eram seus cúmplices, ele é entrevistado por Rya Goodwin, uma psicóloga. Quando Danny começa a falar sobre sua infância e como ele fez amizade com as pessoas que eventualmente o empurraram para as coisas que ele fez, uma imagem perturbadora surge.
Criado por Akiva Goldsman, a série passa por muitas reviravoltas antes de nos contar o que exatamente está acontecendo com Danny. Apesar de ser um thriller, apresenta um retrato fascinante e realista de uma pessoa que passa por um momento difícil e das coisas que precisa fazer para garantir sua sobrevivência. Se você está se perguntando se algum aspecto desta história foi tirado de eventos da vida real, aqui está o que você deve saber.
ALERTA DE SPOILERS!
Entre Estranhos é uma história verdadeira?
‘Entre Estranhos‘ é parcialmente baseada na vida de Billy Milligan e é inspirada no livro de não ficção de Daniel Keyes, de 1981, ‘The Minds of Billy Milligan‘. Vários aspectos de sua história foram incorporados ao programa, mas são apresentados por meio de lentes fictícias. Billy Milligan ganhou destaque em 1977 depois de ser preso em um caso de estupro e roubos em série na área da Ohio State University. Ele foi acusado de sequestrar, estuprar e roubar três mulheres, embora não se lembrasse de ter cometido nenhum desses crimes.
Clique aqui para comprar o livro.
Os crimes relatados ocorreram entre 14 de outubro de 1977 a 26 de outubro de 1977. Em 27 de outubro, Milligan foi identificado por uma das vítimas por meio de suas fotos. Ele estava no sistema porque já havia sido condenado por estupro e roubo. Assim que suas impressões digitais coincidiram com as encontradas no carro de uma das vítimas, a polícia o prendeu. Elliot Boxerbaum, o supervisor de investigações policiais da OSU, que prendeu Milligan, disse sobre ele: “Eu não poderia dizer o que estava acontecendo, mas era como se eu estivesse conversando com pessoas diferentes em momentos diferentes”.
Quando analisado por vários psiquiatras, foi revelado que Billy Milligan sofria de transtorno dissociativo de identidade. Ele tinha cerca de 24 personalidades, das quais duas foram consideradas responsáveis pelos crimes pelos quais Milligan foi preso. Isso levou a defesa a alegar que Milligan não era culpado por insanidade, e o júri o absolveu, tornando-o a primeira pessoa na história do país a fazê-lo.
Em ‘Entre Estranhos’, Danny Sullivan é uma variação de Milligan. Ele também apresenta transtorno dissociativo de identidade, onde diferentes personalidades aparecem sempre que ele precisa delas. Para Milligan, Ragen, que falava com sotaque iugoslavo, era o homem musculoso; para Danny, é Yitzhak, um israelense. Uma das personalidades de Milligan era uma lésbica de 19 anos, Adalana; no caso de Danny, é Ariana. Supostamente, Ragen cometeu os sequestros e roubos, enquanto Adalana foi responsável pelos estupros. Alegadamente, ela fez isso porque queria carinho.
A doença de Danny decorre do abuso perpetrado por seu padrasto. Milligan fez a mesma afirmação sobre seu padrasto, Chalmer Milligan. Depois que ele foi diagnosticado, ele foi enviado para uma clínica psiquiátrica onde foi tratado. Depois de receber terapia, sua personalidade foi fundida em uma que não seria propensa a infligir danos aos outros. Em 1988 teve alta do hospital e recebeu tratamento psiquiátrico ambulatorial até agosto de 1991. Ele faleceu em 2014 aos 59 anos.
Embora a série da Apple TV+ seja inspirada na história de Milligan, ela mantém uma abordagem fictícia fazendo várias alterações. Tom Holland, que interpreta Danny Sullivan, disse que os criadores do programa “sentiram que era uma história mais apropriada para contar do ponto de vista ficcional”. Para interpretar Danny, ele pesquisou minuciosamente o caso de Milligan. Ele leu o livro de Keyes, assistiu ao documentário sobre Milligan e conversou com especialistas no campo da psiquiatria para entrar na cabeça de Danny.
Para Akiva Goldsman, tratava-se de explorar as raízes do personagem e ver o que o levou às coisas das quais foi acusado. “Para mim, tratava-se de criar empatia – criar um personagem com o qual você realmente se aliaria. Com o qual você se sentiria conectado, e assim a jornada dele se tornaria a jornada do público”, disse ele. “Foi muito importante para nós contar essa história de maneira autêntica e sensível”, acrescentou Holland.
Embora seja um thriller que se desfaz nas camadas uma a uma, através de suas muitas voltas e reviravoltas, Holland disse que é uma história bastante humana no fundo. “É uma história sobre desgosto. É uma história sobre amor. É uma história sobre traição. E, acima de tudo, é uma história sobre a determinação de uma criança em sobreviver”, disse o ator do Homem-Aranha. Com tudo isso em mente, podemos dizer que ‘Entre Estranhos’ é inspirada em eventos da vida real, mas o faz por meio de uma abordagem ficcional, tornando Danny sua própria pessoa, separado de Billy Milligan.
Leia também:
- Os Horrores de Dolores Roach é baseada em fatos reais? Conheça a inspiração da série do Prime Video
- Deadloch – 2ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
- O Poder e a Lei | Quem matou Martha Renteria? Quem é o homem com a tatuagem? Entenda
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.