Com ‘Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas‘ da Netflix, mergulhando profundamente nas visões distorcidas do grupo Nacional-Socialismo não apenas sobre o judaísmo, mas também sobre a estranheza, temos um documentário diferente de qualquer outro. Afinal, ele incorpora imagens de arquivo e entrevistas exclusivas com historiadores, bem como relatos em primeira mão de sobreviventes para realmente enfatizar a situação da Europa nas décadas de 1930 e 1940. Entre aqueles que apareceram estava Walter Arlen (nascido Aptowitzer) – então agora, se você simplesmente deseja saber mais sobre ele, seu histórico e sua posição atual, aqui está o que sabemos.
Quem é Walter Arlen?
Nascido em Viena, na Áustria, em 31 de julho de 1920, Walter confessou ter tido uma infância pura e cercada por “uma atmosfera de muita alegria” devido ao imenso sucesso de sua família como donos de lojas de departamentos. A verdade é que seu avô foi quem fundou a Warenhaus Dicther em 1890, o que significa que eles foram capazes de se expandir a cada passo desde o primeiro dia devido ao seu talento para o negócio. Depois, acrescentou o primeiro, “sempre houve música porque o meu avô acreditava em ter música na loja. Ele foi o primeiro em Viena a instalar alto-falantes por toda a loja.”
No entanto, essa não era a extensão da conexão de Walter com a música; na verdade, sua mãe tocava piano, seu tio tocava violino e ele se apaixonou completamente ao assistir sua primeira ópera aos 8 anos de idade. Foi quando ele decidiu se tornar um compositor, apenas para seu mundo virar de cabeça para baixo após a ascensão dos nazistas ao poder na década de 1930 – começou com a perda de suas lojas por serem judeus. Então veio o jovem de 17 anos tendo que assistir seu pai e sua avó serem arrastados para campos de concentração enquanto sua mãe era internada em um hospital psiquiátrico; ela infelizmente morreu por suicídio mais tarde.
Como se isso não bastasse, Walter até perdeu seu primeiro amor, o nativo de Budapeste Fülöp “Lumpi” Loránt, durante a guerra – o último morreu de fome em um campo de trabalho hediondo aos 24 ou 25 anos. “Foi terrível para mim que ele morreu assim ”, expressou o sobrevivente na produção original, acrescentando que descobriu a verdade sobre essa morte há relativamente pouco tempo. “…Ele não merecia isso… Em Viena, você diz que há muito para ‘verkiefeln’. É algo que você nunca pode aceitar se não puder ‘verkiefeln’ alguma coisa. Fico feliz que, se Lumpi for lembrado pela história, eu fiz minha pequena parte nisso.”
Como está Walter Arlen atualmente?
Chegando à posição pessoal de Walter; bem, ele fugiu da Áustria para Chicago, Illinois, aos 18 anos em março de 1939, onde morou com alguns parentes próximos até poder ficar de pé sozinho. Obviamente, demorou um pouco devido à intensa guerra em todo o mundo, mas o peleiro local logo foi capaz de evoluir para um músico de pleno direito por pura ambição, sorte e talento. Na verdade, ele serviu como assistente do compositor Roy Harris por quatro anos antes de buscar educação musical técnica na UCLA e, finalmente, ser contratado pelo Los Angeles Times como crítico clássico.
Embora o aspecto mais significativo a ser observado seja que, ao longo das oito longas décadas que se passaram, Walter compôs cerca de 65 obras originais de sua autoria, a maioria das quais são principalmente vocais. Além disso, hoje, com quase 103 anos de idade, parece que o músico apaixonado continua a servir como crítico, bem como professor emérito de música na Loyola Marymount University em Los Angeles, Califórnia. Quanto à sua vida privada, o morador de Santa Monica está casado e feliz com seu parceiro de 65 anos, Howard Myers, desde 2 de julho de 2013.
Leia também:
- Cabaré Eldorado | Como Gottfried von Cramm, Magnus Hirschfeld e Manasse Herbst morreram?
- Cabaré Eldorado | O Eldorado ainda existe? Onde estava localizado?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.