Se tem uma coisa que absolutamente ninguém pode negar é que a comunidade LGBTQ+ infelizmente tem sido alvo de muitos grupos de extrema direita ao longo da história, e com os nazistas não foi diferente. Isso foi realmente evidenciado em ‘Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas‘, da Netflix, especialmente porque ilumina o lugar que se tornou um paraíso para gays antes da ascensão de Hitler ao poder. Então, agora, se você simplesmente deseja saber mais sobre este Cabaré Eldorado – um estabelecimento com tudo incluído com o slogan imensamente válido “Aqui está certo” – temos os detalhes para você.
Onde estava localizado o Eldorado?
Como um clube hedonista e local de apresentações que descaradamente se afastou da norma por ter cabarés, shows de drag, música ao vivo e muito mais, o Eldorado foi o primeiro de seu tipo. Afinal, permitiu que gays, lésbicas, pessoas trans não apenas fossem eles mesmos, mas também estivessem tão próximos dos ricos e poderosos da sociedade, sem nunca diferenciar entre os dois. Portanto, apesar de haver muitas instalações noturnas eletrizantes nas ruas de Berlim nesta era inabalavelmente feliz dos anos dourados 20, o Eldorado foi o que se tornou lendário.
A verdade é que a primeira niterie Eldorado foi lançada em 1848 na Thorstraße 12 em Berlim, apenas para logo se mudar para um número diferente na mesma rua antes de finalmente fechar. Então havia Eldorado-Diele em Alte Jakobstraße 60 em Kreuzberg, mas este foi anunciado como um lar aconchegante para homens idosos e tinha um dono diferente daquele cujos locais prosperaram posteriormente.
Ludwig Konjetschni teria sido o orgulhoso empresário por trás de três locais do Eldorado entre 1920 e 1932, dois dos quais eram espaços seguros totalmente conhecidos para a comunidade LGBTQ+. Especificamos dois porque ele realmente montou o primeiro clube na Kantstraße 24 em Charlottenburg em 1920 como um mero “ponto de encontro do mundo sofisticado internacional”, apenas para fechar em 1928.
A segunda localização do Eldorado de Ludwig foi na Lutherstraße 31/32 na área de Nollendorfkiez de Schöneberg (agora alterada para MartinLutherStraße 13), e era barulhenta, orgulhosa e ativa de 1926 a 1930. Por último, mas não menos importante, havia o Eldorado na Motzstraße 15/ Kalckreuthstraße 11 na mesma área – um local de esquina que teve o maior significado, pois permaneceu aberto de 1928 até o final de 1932.
O Eldorado ainda existe?
Infelizmente não; o Eldorado não existe em seu sentido central de boate desde que a polícia local ordenou o fechamento completo de todos os “prazeres da dança homossexual” em dezembro de 1932 sem um único aviso. Embora a pior parte seja que, assim que Adolf Hitler foi nomeado chanceler no mês seguinte, ele decidiu gradualmente aproveitar o espaço do clube na Motzstraße 15 para usá-lo como sede parlamentar do Partido Nazista.
Felizmente, todos os vestígios dos nazistas foram removidos deste local quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim em 1945, e agora este canto ainda renomado honra seu legado de uma maneira muito diferente. Motzstraße 15 (alterado para Motzstraße 24) atualmente serve como uma mercearia orgânica chamada Denns BioMarkt Im Eldorado – anteriormente era Speisekammer Im Eldorado, que traduzido para “Despensa no Eldorado”.
Leia também: Cabaré Eldorado | Como Gottfried von Cramm, Magnus Hirschfeld e Manasse Herbst morreram?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.