Sede Assassina, de Damián Szifron, é um drama policial sobre uma investigação do FBI contra um atirador treinado em Baltimore. Estrelado por Shailene Woodley e Ben Mendelsohn como a dupla central, o filme gira em torno da policial Eleanor e do agente especial do FBI Lammark.
Após um tiroteio em massa na véspera de Ano Novo, o agente Lammark trabalha com o departamento de polícia para capturar o assassino e se depara com Eleanor, uma policial talentosa, mas problemática, com grandes instintos. Enquanto a dupla se une, Eleanor tenta explorar a psique do atirador enquanto Lammark lida com imensa pressão departamental.
Se você está curioso para saber mais sobre o atirador e para onde esta investigação leva Eleanor e Lammark, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final.
Qual a trama de Sede Assassina?
Enquanto fogos de artifício explodem sobre a cidade de Baltimore, marcando um novo ano, um atirador mata aleatoriamente 29 pessoas em telhados, edifícios e rinques de patinação no gelo com pontaria especializada. Enquanto os policiais descobrem a localização do atirador, o apartamento explode, deixando pouca ou nenhuma evidência para trás.
Mais tarde, Lammark, designado para o caso, informa o departamento de polícia local sobre o crime, afirmando sua crença de que o tiroteio não foi um ato de terrorismo. Pouco depois, Lammark percebe Eleanor e a contrata como sua representante do BPD. Enquanto Lammark tenta inutilmente convencer o prefeito a fechar a rodovia da cidade, sua equipe descobre a marca e o modelo do atirador usado durante o tiroteio.
Por sugestão de Eleanor, a equipe investiga os guardas do arsenal militar devido ao status antigo da arma. Logo, Lammark recebe um alerta de que Frank Graber, outro detetive faminto por reconhecimento e crédito, aparentemente encontrou um dos principais suspeitos, Hasna Rahmani. Assim que Lammark e sua equipe chegam ao local, ele protesta contra a missão, já que todas as evidências de Graber são frágeis e circunstanciais.
Mesmo assim, Graber dá suas ordens e policiais armados invadem o apartamento de Rahmani, levando-o à morte depois que ele pula da janela. Depois disso, a investigação de Lammark avança e ele continua a questionar Eleanor sobre o caso, convidando-a para jantar com seu marido, Gavin. Enquanto isso, para grande agitação de Lammark, o público especula e teoriza sobre a identidade do assassino aplicando quase todos os estereótipos do livro, de células adormecidas terroristas a conspirações judaicas.
Eventualmente, o atirador ataca novamente em um shopping, deixando vários cadáveres para trás. Devido ao mesmo, os superiores de Lammark colocaram pressão sobre ele. Enquanto Lammark lida com o prefeito, Eleanor recupera evidências cruciais com a ajuda do agente McKenzie. Mesmo assim, o prefeito Bowen coage Lammark a divulgar as imagens de segurança do shopping ao público para manter sua imagem. Como resultado, várias pessoas ligam para a delegacia, incluindo um racista que afirma fazer parte de um perigoso exército invisível.
Devido à pressão do departamento, Lammark e sua equipe rastreiam o chamador, iniciando uma operação contra ele. No final, a missão resulta em várias baixas e nenhuma progressão com o caso. O departamento usa Lammark como bode expiatório para atribuir a culpa, demitindo-o e transferindo o caso para outro agente. Como tal, Eleanor entra em espiral, pensando em recorrer a seus hábitos anteriores de automutilação. No entanto, Eleanor logo tem uma epifania sobre o caso que pode levá-los direto ao assassino.
Final de Sede Assassina: Quem é o assassino?
No início da investigação, Lammark traz três caras que pintaram o apartamento de onde o atirador atacou pela primeira vez para interrogatório, já que todos eles poderiam ter acesso ao local. Embora todos tenham um álibi, Eleanor suspeita que um deles, Rodney Lang, esteja escondendo algo. Eventualmente, Eleanor decifra que Lang terceirizou o trabalho de pintura de outro lugar. Após a revelação, Eleanor vai para Lammark, e a dupla revisita sua investigação, independentemente de sua falta de jurisdição.
O fio leva Eleanor e Lammark a Dean Possey. Com a mãe de Possey, a dupla aprende sobre o passado traumático de Dean, onde seu pai, um instrutor de tiro que se tornou guardião do arsenal, acidentalmente atirou nele quando ele era criança. Após o acidente, o pai de Dean o treinou como atirador com a esperança de que ele se alistasse no exército. No entanto, devido às suas habilidades sociais atrofiadas, o Exército rejeitou o pedido de Dean, considerando-o inapto para o serviço.
Depois disso, Dean começa a fazer biscates por salários baixos. Eventualmente, após um trabalho extenuante no matadouro, Dean começa a detestar o mundo. Ele é incapaz de se encaixar em uma sociedade moderna com seus sistemas capitalistas e consumistas fundamentais. O constante isolamento que Dean sente, somado à rejeição social, faz com que ele se sinta preso em uma prisão sem fim.
Como resultado, primeiro na véspera de ano novo, quando o mundo exterior fica muito alto com seus fogos de artifício, Dean estala, enlouquecendo até que ele desabafa sua frustração por meio da sede de sangue. Da mesma forma, Dean, propenso à violência, atira impulsivamente em várias pessoas no shopping.
Lammark morre?
Depois que Lammark e Eleanor descobrem a identidade de Dean Possey, eles visitam a casa de sua mãe para prendê-lo. Ao longo do filme, Lammark não está preocupado em obter crédito por seu trabalho como seus colegas. Em vez disso, ele está focado apenas em encontrar o assassino. Ao contrário dos outros detetives e da mídia, que pretendem atribuir uma narrativa ao assassino do terrorismo, conspiração ou de outra forma, Lammark analisa o caso objetivamente.
Pelo mesmo, ele reconhece o potencial de Eleanor e a incorpora em sua equipe independentemente de seu passado. No entanto, após sua rescisão injusta do Beureu, Lammark quer trazer o próprio assassino para se vingar do departamento. Portanto, ele pede a Eleanor que não envolva McKenzie, que está trabalhando para o FBI e entra em cena sem reforços.
Enquanto conversava com a mãe de Dean, Eleanor percebe um estranho galpão na propriedade e percebe que Dean está escondido lá. No entanto, a percepção chega tarde demais e Dean atira em Lammark pela janela. Um excelente atirador, Dean consegue um tiro certeiro, deixando Lammark sangrando e morrendo dentro de casa.
O que acontece com Dean Possey?
Pouco depois da morte de Lammark, a mãe de Dean sai de casa e tenta falar com Dean seguindo as instruções de Eleanor. No entanto, sua mãe comete suicídio após a falta de resposta dele. Ao fazer isso, ela espera fazê-lo ver o erro de seus caminhos e se arrepender. Ainda assim, quando Dean sai para falar com Eleanor, ele é persistente e teimoso em sua necessidade de retribuição.
Dean se sente injustiçado pelo mundo e só consegue lidar com sua raiva por meio de uma matança irracional. Eleanor, que enfrenta demônios semelhantes que se manifestam como automutilação, tenta persuadir Dean a se entregar e obter ajuda médica. No entanto, o isolamento e o desamparo de Dean o levaram longe demais e ele não pode voltar. Como tal, ele pede a Eleanor que ponha fim às suas ações matando-o depois que ele adormece ao lado do cadáver de sua mãe.
Porém, antes que Eleanor pudesse fazer o mesmo, a polícia, alertada pelo barulho de um tiro, chega ao local, assustando Dean. Como resultado, ele arrasta Eleanor para seu galpão e a algema lá dentro. Mais tarde, ele sai e atira nos policiais enquanto vários outros, incluindo o FBI, aparecem. Eleanor continua tentando convencer Dean a não lutar para convencê-lo de que ela ainda pode ajudá-lo.
Eleanor até recorre a pedir a Dean que se mate, já que ele parece preparado para abraçar sua morte momentos atrás. Embora Dean comece a se acalmar um pouco, ele ainda ativa sua bomba, matando vários policiais. Como resultado, Eleanor o ataca, mordendo seu pescoço e tirando sangue. Dean, sangrando profusamente, tropeça para fora do galpão, mas a polícia o alcança. No final das contas, Dean tenta revidar em seus últimos momentos, mas os policiais o abatem.
O FBI contrata Eleanor?
Depois que o caso do atirador de Baltimore é encerrado, o prefeito e sua equipe discutem a situação com Eleanor. Eles tentam fazer com que ela assine uma declaração oficial e concordam em manter os detalhes do caso em sigilo. Eles querem que Eleanor finja que se aproximou da casa de Dean Possey como parte da investigação oficial para que sua própria incompetência não seja exposta.
Além disso, eles querem que Eleanor mantenha seu passado com o abuso de drogas em segredo, para manter um perfil limpo. Em troca, eles se oferecem para contratá-la como Analista de Inteligência do FBI. No início de sua carreira, Eleanor tentou se candidatar ao mesmo cargo, mas o FBI a rejeitou depois que ela falhou em sua avaliação psicológica. Como tal, Eleanor sabe que a oferta de promovê-la é um incentivo para sua obediência.
Embora Eleanor tivesse recusado tal oferta rapidamente no início do filme devido a seus princípios, seu tempo com Lammark a ensinou melhor. Ela sabe que às vezes deve seguir as regras de outra pessoa para permanecer no jogo. Como sua investigação era ilegal, Eleanor sabe que seu futuro na aplicação da lei será destruído se ela não cooperar.
Portanto, Eleanor concorda com a declaração oficial com algumas exigências próprias. Ela pede ao prefeito que conceda a Lammark uma Medalha de Valor póstuma e que Gavin receba a pensão integral de Lammark. Além disso, ela também pede o cargo de Agente Especial. O prefeito concorda com seus termos e Eleanor inicia um novo capítulo em sua vida.
O filme tem roteiro de Damián Szifron e Jonathan Wakeman e está em exibição nos cinemas.
Leia também: Crítica | Sede Assassina – Um sussurro bem fraco do que poderia ter sido uma boa ideia
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.