‘Laços Maternos‘ da Netflix é uma série de novela dramática mexicana criada por Araceli Guajardo que segue a vida de uma mãe de aluguel. Originalmente intitulado ‘Madre de Alquiler’, a série apresenta performances da bem-sucedida especialista da indústria Leticia Calderón, ao lado da atriz principal Shani Lozano em sua estreia. A série gira em torno de Yeni, que faz um acordo com uma rica família de empresários mexicanos e aluga seu útero para salvar a vida de seu pai. No entanto, depois de dar à luz um bebê com deficiência física, Yeni se vê empurrada para um mundo de mentiras e enganos enquanto tenta descobrir a verdade.
A série segue as lutas que Yeni enfrenta como uma mulher de origem modesta contra uma família rica e influente. Ao fazer isso, apresenta um comentário sobre questões sociais como privilégio, desigualdade e desequilíbrio de poder. Ao mesmo tempo, como efeito colateral de seu gênero, a narrativa foca nas relações interpessoais entre os personagens. Devido ao mesmo, os espectadores podem se perguntar sobre a autenticidade do programa. Se assim for, aqui está tudo o que sabemos sobre ‘Laços Maternos’ e sua relação com a realidade.
Laços Maternos é uma história verdadeira?
Não, ‘Laços Maternos’ não é baseado em uma história verdadeira. Escrita pela criadora Araceli Guajardo, a série retrata uma história fictícia com personagens e eventos fictícios. Após a experiência desagradável de Yeni com a barriga de aluguel, a série adiciona toques dramáticos e reviravoltas a situações plausíveis para manter o público envolvido e entretido. No entanto, também se esforça para fazer uma observação sobre a disparidade de riqueza que leva a desequilíbrios de poder injustos entre as pessoas na vida real. Além disso, também lança luz sobre histórias amplamente inexploradas sobre gravidez de aluguel.
Da mesma forma, a série investiga as experiências dos indivíduos com defeitos congênitos, principalmente a condição congênita, Talipes Equinovarus, muitas vezes referido como pé torto. É uma deficiência causada por problemas relacionados aos tendões do bebê. A condição se materializa quando o pé do bebê vira para dentro, fazendo com que o pé torça. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o pé torto é o defeito congênito muscular/ósseo mais comum encontrado entre bebês nos Estados Unidos.
Estatisticamente, nos EUA, a condição se apresenta em 1 em cada 593 nascimentos, afetando quase 6.643 bebês. Da mesma forma, de acordo com a Miracle Feet, uma organização global sem fins lucrativos, 9,75 milhões de pessoas vivas hoje nasceram com pé torto. Como tal, ao retratar uma história sobre a condição, ‘Laços Maternos’ visa fornecer conscientização e representação sobre o mesmo na mídia.
Da mesma forma, a série também apresenta tramas e arcos de personagens que exploram fortemente a dinâmica social entre os personagens. Ao lançar Yeni contra uma poderosa família de negócios, a narrativa abre espaço para explorar a desigualdade de classe e as consequências causadas pelo privilégio deixado sem controle. Além disso, a personagem de Yeni enfrenta obstáculos coloristas como mexicana. Ao longo da história, Yeni passa por uma jornada transformadora de autodescoberta, embora cheia de complicações.
Vários outros meios de comunicação também tentaram retratar o processo de barriga de aluguel por meio de lentes sociais diferenciadas. O filme hindi de 2021, ‘Mimi’, dirigido por Laxman Utekar, também gira em torno de uma história semelhante. O filme explora os meandros da experiência de uma mãe substituta em relação à sociedade. Ele também aborda levemente o tema dos defeitos congênitos.
Por outro lado, a dinâmica de relacionamento entre diferentes personagens também contribui significativamente para o engajamento do espectador na história. A criadora/escritora Guajardo já trabalhou em várias telenovelas/programas dramáticos mexicanos populares, como ‘Não confio mais nos homens’ e ‘Las Tontas no Van al Cielo’. Portanto, Guajardo tem anos de experiência em contar histórias convincentes dentro desse gênero que ressoam com seu público.
Em última análise, ‘Laços Maternos’ não é baseado em uma história verdadeira. A série apresenta personagens fictícios passando por histórias fictícias. Como toda mídia contemporânea, o programa encontra referência para muitos elementos da trama na vida real. No entanto, não se inspira diretamente em seu cenário, enredo ou personagens em nenhum evento da vida real. Através de personagens agradáveis e um enredo envolvente que serve como um comentário sobre várias questões sociais, ‘Laços Maternos’ oferece uma história fictícia, mas convincente.
Leia também:
- Conheça Tornike Gogrichiani, ator que faz o vilão em Resgate 2
- Elementos | Sobre o que é o novo filme da Pixar? Conheça
- Glamorous | Quem é o pai de Chad? Teorias
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.