Nenhuma boa ação fica impune em Black Mirror da Netflix, e seu episódio, Beyond the Sea, mostra esse ponto com uma brutalidade que deixa o público perplexo. Segue dois astronautas em uma missão de seis anos no espaço que têm réplicas em casa através das quais podem manter contato com suas famílias.
São necessárias algumas reviravoltas esperadas quando coisas horríveis acontecem e, então, relacionamentos improváveis são formados. No entanto, o final reescreve tudo o que você poderia imaginar que aconteceria, forçando o espectador a refletir sobre a psique das pessoas envolvidas na história. Isso nos deixa em uma nota em aberto. Aqui está o que isso significa para seus protagonistas.
Entenda a trama do episódio
Já se passaram dois anos desde que David e Cliff partiram em uma missão de dois homens no espaço. Durante esse tempo, eles visitam suas famílias por meio de réplicas que foram criadas antes de deixarem a Terra. Essas réplicas se parecem exatamente com eles. Eles se conectam a eles por meio de suas tags, para que fiquem acordados na Terra e possam passar um tempo com suas famílias quando dormem no espaço.
David é o falante e descontraído que mora na cidade com sua esposa e dois filhos. Eles vão assistir filmes e David pinta seus retratos e dança com sua esposa. Por outro lado, Cliff mudou sua família para um local mais remoto, onde sua esposa se sente sozinha porque quase não há pessoas com quem se socializar. Cliff mantém distância dos outros e, mesmo em seu casamento, parece que as coisas secaram entre ele e sua esposa, Lana.
A tragédia acontece quando um culto hippie invade a casa de David. Eles acreditam que as réplicas são uma abominação. Eles vão contra a natureza e devem ser destruídos. Como a esposa de David vivia com a réplica como se fosse seu marido, ela também deve pagar o preço. O culto mata a esposa e os filhos de David enquanto ele observa impotente sua réplica, que também é destruída. Sem meios para voltar à Terra e nada para onde voltar, David fica abatido até que Cliff oferece sua própria réplica para ele usar, permitindo que David entre na vida de Cliff.
Por que David matou a família de Cliff?
Quando a esposa e os filhos de David foram mortos, tudo o que ele tinha lhe foi tirado. Sua réplica foi destruída, então ele não poderia retornar à Terra e estar com qualquer família extensa que lhe restasse. Ele poderia até mesmo comparecer a seus funerais e enlutá-los adequadamente, porque ele ainda tinha mais quatro anos na missão. Ele fica deprimido e Cliff teme que ele possa se matar.
É angustiante porque David é amigo de Cliff, mas ainda mais assustador porque, se David morrer, Cliff será deixado para se defender sozinho e não poderá fazer as coisas que David pode. É uma missão de dois homens, e ambos são necessários para isso. Se um morre, o outro não sobrevive por muito tempo.
Quando Cliff apresenta essa situação a Lana, ela o aconselha a permitir que David use sua réplica e passe algum tempo na Terra, esperando que isso alivie seu coração. David aceita prontamente a oferta e, como esperado, a mudança aparece após sua primeira visita. No entanto, fica claro que David quer mais. Ele se oferece para pintar um retrato da casa de Cliff em troca de uma visita semanal de uma hora. Cliff não vê nenhum mal nisso, especialmente se isso impedir que David fique desequilibrado e coloque os dois em perigo.
Durante suas visitas, David percebe uma distância entre Lana e Cliff e deduz que suas relações não são boas. Ele vê que Lana está sozinha sem ninguém por perto. Ela se interessa por suas pinturas, lê o livro que ele recomenda e é mais fácil de conversar do que com o marido. Uma amizade se desenvolve entre David e Lana e, por um momento, parece que pode se transformar em um caso.
No entanto, quando David avança sobre ela, Lana o rejeita. Quando ele bate no filho deles, Henry, por estragar a pintura, ela pede a Cliff para não deixar David voltar mais. Cliff não entende isso no momento, mas depois, quando David está na Terra, ele entra furtivamente em seu quarto e descobre os esboços de David de Lana.
Anteriormente, David mencionou que poderia esboçar qualquer coisa sem memória. Então, quando Cliff vê os esboços de nudez de Lana, ele assume que sua esposa deve ter posado para ele. Ele confronta David, que revela que nada aconteceu entre eles, e isso é apenas sua fantasia. Enquanto Cliff fica indignado, David pede que ele entenda sua situação. Ele lembra a Cliff que ainda tem sua família, mas não os valoriza. De volta à Terra, quando Cliff fala com Lana, ele percebe o quão distante está dela desde que partiu e percebe que David estava certo.
As coisas melhoram entre Cliff e Lana, mas quando David pede a Cliff para usar sua réplica uma última vez para se desculpar com Lana pessoalmente, Cliff se recusa. Para adicionar insulto à injúria, ele chama David de arrogante, uma cobra e um vigarista. Esta é a sua raiva falando, mas ele não percebe que David já está em um lugar muito vulnerável.
Algo mudou nele quando sua família foi morta na frente dele, mas ele conseguiu sair daquele lugar escuro quando passou um tempo com Lana. Ele descobre que Cliff não aprecia o que tem e se apaixona por Lana. Ele fica abatido quando ela o recusa, mas parece sinceramente se desculpar. No entanto, quando Cliff fala mal dele e diz que Lana sente o mesmo, David retorna para o lado negro.
David acredita que Cliff o está maltratando e dizendo todas essas coisas ruins porque ele não sabe o que David passou. Para fazê-lo entender isso, David decidiu colocar Cliff na mesma situação. Ele finge uma emergência, envia Cliff para reparos e usa sua etiqueta para acessar sua réplica.
Ele não aproveita a oportunidade para se desculpar com Lana e se separar dela em bons termos. Em vez disso, ele mata ela e Henry. Quando Cliff percebe que David o enviou em uma missão tola e usou sua etiqueta, ele corre de volta para sua réplica para descobrir o que fez.
Cliff matará David?
Quando Cliff descobre que David matou sua família, ele fica horrorizado. É repugnante para ele, principalmente porque tudo começou com a intenção de bondade. Lana aconselhou Cliff a deixar David usar sua réplica porque ela achava que ele precisava e isso o ajudaria a lamentar sua família.
Ver essa bondade retribuída com tanta brutalidade coloca Cliff em uma situação impossível. Quando ele retorna para a nave, ele encontra David esperando por ele. David gesticula para que Cliff se sente ao lado dele, indicando que Cliff agora entende o que David passou. Agora, eles estão no mesmo nível.
Compreensivelmente, Cliff iria querer matar David. No entanto, as coisas não são tão simples. Quando Cliff descobriu que David estava se tornando suicida, ele ficou preocupado não apenas com David, mas também consigo mesmo. As responsabilidades na nave foram divididas entre Cliff e David de acordo com suas habilidades.
David cuidou dos computadores e programas, enquanto Cliff cuidou dos reparos. Se David morresse, Cliff não saberia por onde começar com os computadores, e se Cliff morresse, David não seria capaz de fazer os reparos necessários para manter a nave flutuando.
A missão de dois homens significa que, se um morrer, o outro está fadado a perecer mais cedo ou mais tarde. ‘Beyond the Sea’ sai em aberto, não revelando o que Cliff decide. No entanto, as chances são de que ele escolheria matar David. Agora que está na posição de David, Cliff não tem nada pelo que voltar à Terra. Ele perdeu tudo e, assim como David, pode se tornar um suicida.
Mesmo que ele não mate David, Cliff pode se matar. Enquanto Cliff salvou David, este último não tem essa opção. Ele não pode voltar para a Terra na réplica que foi usada para matar sua família.
Também é possível que as autoridades tenham desligado a réplica após o assassinato, não deixando Cliff voltar. Além disso, como é a réplica de Cliff e ninguém sabia que David tinha acesso a ela, o mundo acredita que Cliff assassinou sua família. Se ele voltar para casa, será preso.
Isso significa que todas as portas estão fechadas para ele e só há duas maneiras de sua história terminar. Ou ele matará David e morrerá mais tarde, ou se matará, o que significa que David também não sobreviverá por muito tempo.
Leia também:
- Black Mirror | Quem é a verdadeira Joan? Entenda o 1º episódio da 6ª temporada
- Black Mirror | Quem é o verdadeiro assassino? Entenda o 2º episódio da 6ª temporada
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.