‘Silêncio‘ da Netflix é um thriller policial que segue uma psicólogo tentando descobrir o motivo por trás da veia assassina de um adolescente. Oito anos atrás, Sergio matou brutalmente seus pais e, por ser menor de idade, foi enviado para um reformatório. Ele nunca se defendeu, mesmo no tribunal, e nunca falou sobre por que matou seus pais. Acredita-se que seu silêncio seja sua confissão, mas Ana Dussuel não se convence. Ela fica obcecada por Sergio e pretende chegar à raiz de seu problema. Ele é realmente um psicopata que matou seus pais a sangue frio, ou ele é uma vítima inocente que teve que pagar pelos crimes de outra pessoa? Se você está se perguntando se o crime de Sergio é inspirado em uma história real e se ele é baseado em um assassino da vida real, aqui está o que você precisa saber sobre ele.
Sergio Ciscar é baseado em um assassino real?
Não, Sergio Ciscar em ‘Silêncio’ não é baseado em um assassino real. Ele é um personagem original criado pelo roteirista e diretor Aitor Gabilondo. Ele queria explorar vários temas através da história de Sergio, focando principalmente nos crimes brutais cometidos por adolescentes e como isso impacta suas vidas adultas. A história também enfoca a reintegração de Sergio à sociedade e como ele luta contra isso em meio à sua imagem de assassino. A história também investiga a obsessão das pessoas por assassinos e como elas podem investir nessas histórias.
Embora a história de Sergio tenha sido criada para servir ao propósito do espetáculo, ela guarda algumas semelhanças com o caso de José Rabadán. Em abril de 2000, Rabadán, de 16 anos, acordou pela manhã e matou seus pais e a irmã mais nova com uma katana. Quando os policiais chegaram à cena do crime, ficaram chocados com sua brutalidade. Rabadán foi chamado pela imprensa de Assassino de Katana e despertou o interesse das pessoas pelos motivos de suas ações.
Em ‘Silêncio’, descobrimos que Sergio tem problemas de autocontrole e temperamento, por isso sua mãe o medicou. Rabadán, porém, era conhecido por ser um garoto tímido e educado, reservado e que gostava de jogar videogame. Através de um de seus jogos, ele se interessou por artes marciais e conseguiu uma katana para praticar. Mais tarde, ele revelou que queria fugir de casa e não queria que seus pais viessem atrás dele, então ele os matou. Ele matou a irmã, que tinha síndrome de Down, porque não queria que ela sofresse.
Falando exatamente sobre o que o levou a matar seus pais e como ele fez isso, Rabadán disse que não se lembra dos detalhes. “Eu me arrependi desde que a espada caiu, mas eu realmente não me lembro disso,” ele disse. Por ser menor de idade, Rabadán foi internado e liberado após sete anos, nove meses e um dia em 2008. Recebeu ajuda psiquiátrica, foi reintegrado à sociedade e desde então leva uma vida tranquila. Alegadamente, ele é casado e tem uma filha.
Outro caso chocante que pode ter influenciado ‘Silêncio’ aconteceu em 2022, quando um garoto de 15 anos atirou nos pais e no irmão de 10 anos. Ele revelou que uma discussão entre eles sobre suas notas ruins na escola terminou em derramamento de sangue. O crime não veio à tona por três dias, quando os vizinhos e parentes apareceram para verificar a família. O menino permaneceu na casa com os cadáveres sozinho todo esse tempo. Mais uma vez, o caso levantou a questão do que leva um jovem a cometer tal crime. Alegadamente, o adolescente mostrou “frieza incomum, sem expressar remorso”.
Considerando casos como este, podemos dizer que, embora Sergio Ciscar não seja baseado em um assassino real, sua história tem raízes em casos da vida real em que adolescentes recorreram à violência. É difícil entender os motivos de suas ações e qual era a dinâmica da família, mas despertam muita curiosidade do público.
Leia também:
- Silêncio – 2ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
- Silêncio | Quem Caiu da Varanda: Sérgio ou Ana? Entenda o final da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.