Quando a professora do ensino fundamental Betty Gore foi encontrada horrivelmente morta dentro de sua própria casa em 13 de julho de 1980, isso abalou honestamente não apenas o estado do Texas, mas também toda a nação. Afinal, como cuidadosamente perfilado em ‘Candy‘ do Star+ e ‘Amor e Morte‘ da HBO Max, ela foi atacada 41 vezes com um machado, mas sua acusado ainda saiu impune ao alegar legítima defesa. Então, agora, se você simplesmente deseja saber mais sobre um dos principais indivíduos da defesa da suspeita Candace “Candy” Montgomery – o advogado Robert Udashen – temos os detalhes para você.
Quem é Robert Udashen?
Foi supostamente quando Robert era bem jovem que ele desenvolveu um grande interesse no sistema de justiça, bem como em todos os seus braços, apenas para continuar se expandindo com o passar dos anos. O fato de este graduado em História da Universidade do Texas-Austin (1971-1974) ter concluído sua educação obtendo um Juris Doctorate de sua Faculdade de Direito (1974-1977) não é nenhuma surpresa. Embora antes deste ganhador do Prêmio Perry Jones como o aluno de direito criminal mais destacado da escola seguir em frente para garantir uma carreira duradoura em consultórios particulares, ele provou sua coragem no tribunal.
Na verdade, Robert ingressou no Conselho de Equipe do Departamento de Correções do Texas quase imediatamente após a formatura, onde representou os presos em diferentes tipos de processos pós-condenação. No entanto, ele saiu em 1979, pois não podia deixar passar a oportunidade de se tornar um associado (mais tarde sócio) da Crowder & Mattox – escritório de advocacia de Don Crowder e Jim Mattox em Dallas. Foi lá que ele se deparou com o caso da chamada assassina do machado Candy Montgomery apenas um ano depois, apenas para fazer parceria com seu chefe especialista em ferimentos pessoais, Don, para defendê-la com sucesso.
“Don conhecia Candy da igreja”, Robert certa vez revelou depois de ser questionado sobre como o assunto realmente chegou a ele. “Os dois frequentavam a igreja metodista. Quando Candy vai falar com a polícia pela primeira vez, antes de sermos contratados, ela menciona a Don que a polícia quer falar com ela. Ele diz: ‘você não tem nada com que se preocupar’, então ela fala com a polícia. Então eles queriam falar com ela alguns dias depois. Quando ficou mais claro que eles estavam olhando para ela como uma suspeita, Don disse a ela para entrar e me ver porque eu [era essencialmente o único na empresa na época] que fazia direito criminal.
Quanto a saber se Robert entendia o quão significativo esse caso seria para o Texas e para ele mesmo, ele admitiu: “Eu sabia que seria grande, mas não sabia o quão grande se tornaria … Naquele ponto, era claramente o maior caso em que já participei e foi uma grande experiência de aprendizado. Eu fiz tantas coisas diferentes naquele julgamento. A maioria dos jovens advogados nunca teve a chance de fazê-lo. Acho que isso me colocou no caminho de ser um advogado de defesa criminal muito bem-sucedido em breve… Eu estava preparado para lidar com muitos casos grandes depois disso. Mas na época eu era tão jovem; foi realmente aprender pelo fogo.”
Como está Robert Udashen atualmente?
A verdade é que Robert se especializou em todos os tipos de defesa criminal desde 1977, mas a única diferença agora é que ele atua em Asheville, Carolina do Norte, como advogado semi-aposentado. Na verdade, ele ainda ocupa o cargo de sócio / advogado do conselho em seu escritório de advocacia Sorrels, Udashen & Anton, com sede em Dallas, mas ele não é tão ativo quanto antes devido à sua preferência pessoal. Dizemos “preferência pessoal” porque ele nunca deu uma razão direta para sua queda gradual, tem mais de 46 anos de experiência em seu currículo e é igualmente (se não mais) capaz do que nunca.
Portanto, é muito provável que Robert esteja simplesmente escolhendo dedicar mais tempo a seus amigos e familiares hoje em dia, especialmente considerando o fato de que ele está chegando aos 70 anos e entende as prioridades. Isso porque, como um advogado renomado, houve momentos em que ele teve que administrar vários casos diferentes ao mesmo tempo, sejam eles relacionados a apelações, abuso infantil, acusações de drogas, sentença federal, alegações de inocência, crimes violentos ou crimes de colarinho branco.
Além disso, além de atuar em seu consultório particular, Robert foi até professor adjunto de Processo Penal do Texas, Advocacia de Julgamento e Direito Penal na Dedman School of Law da Southern Methodist University (SMU) por 20 anos. Então, com toda essa carga de trabalho, ele provavelmente não teria conseguido dedicar tanto tempo e carinho aos seus entes queridos quanto gostaria naquela época, o que poderia estar compensando no momento.
Também é imperativo observar que Robert foi consultor tanto em ‘Candy’ do Star+ quanto em ‘Amor e Morte’ da HBO Max, o último dos quais ele estava mais ativamente envolvido. “Trabalhei com a HBO por meses”, ele recentemente disse. “… Conversei com todos os atores envolvidos na série da HBO e estava lá quando eles estavam filmando as cenas e ajudando a tentar tornar as cenas do julgamento o mais precisas possível. E talvez sempre haja alguma licença artística envolvida nisso, mas a HBO queria ser o mais precisa possível. E foi esse o meu papel durante as filmagens, para tentar garantir que eles fossem.”
Leia também:
- Amor e Morte | Como está Allan Gore, o marido de Betty Gore, atualmente?
- Amor e Morte | Como estão as filhas de Betty e Allan Gore atualmente?
- Amor e Morte | Como está Sherry Cleckler, a amiga de Candy Montgomery, atualmente?
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.