Linha Direta | Relembre a história e o desfecho trágico Caso Eloá

A Globo, apesar de não ser tradicional em programas com temática policial, fez muito sucesso com o folclórico jornalístico Linha Direta, que já foi apresentado por Marcelo Rezende, hoje falecido, e Domingos Meirelles, que é contratado pela Record TV atualmente. Nesta quinta-feira (04), a TV Globo estreia a nova temporada de Linha Direta após 15 anos, comandada agora por Pedro Bial. E o programa já começa com o Caso Eloá, que chocou o Brasil em 2008. Você lembra dessa história e das reviravoltas? Então pega seu café que vamos explicar em detalhes.

Caso Eloá Cristina

Eloá Cristina Pereira Pimentel, de apenas 15 anos, foi rendida pelo ex-namorado no dia 13 de outubro de 2008 e mantida em cárcere privado por mais de cem horas no apartamento em que morava em um conjunto habitacional do Jardim Santo André, em Santo André, na Grande São Paulo.

Por volta das 13h, Lindemberg Alves Fernandes, de 22 anos, inconformado com o fim do relacionamento, invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá, onde a jovem estudava na companhia de três amigos – Nayara Rodrigues da Silva, Iago Vilera e Victor Campos. Após fazer ameaças, o sequestrador libertou os dois rapazes naquela mesma noite.

A influência de Sônia Abrão

A jornalista Sônia Abrão, da RedeTV!, entrevistou ao vivo Lindemberg e Eloá por telefone, intervindo diretamente nas negociações e bloqueando a linha com o negociador da polícia. O programa apresentado por Abrão, A Tarde É Sua, que tem média diária de 2 pontos no IBOPE, registrou pico de 5 pontos durante a entrevista com Lindemberg.

De acordo com o sociólogo e jornalista Laurindo Leal Filho, que apresenta o programa Ver TV da TV Câmara, sobre ética na televisão, a interferência de uma emissora em um caso como esse, além de perigosa, é inconstitucional. O Ministério Público Federal decidiu mover ação civil pública contra a apresentadora pela exibição da entrevista. O MPF afirmou que as entrevistas interferiram na atividade policial em curso e colocaram a vida da adolescente e dos envolvidos na operação em risco e pede indenização por danos morais coletivos de 1,5 milhão de reais.

Final trágico

No dia seguinte, Nayara chegou a deixar o local, mas, numa atitude inesperada, retornou ao cativeiro para ajudar nas negociações. Durante cerca de 100 horas, o país acompanhou o drama das duas jovens que terminou de maneira trágica. O sequestro se arrastou até o início da noite de 17 de outubro, quando a polícia invadiu o apartamento. Acuado, Lindemberg disparou contra as meninas. Eloá morreu com um tiro na cabeça e outro na virilha. Nayara foi atingida no rosto, mas sobreviveu.

A ação da polícia

A ação da Polícia de São Paulo foi bastante questionada. Enquanto o comandante da operação afirmava que invadira o local apenas após ouvir o primeiro disparo do sequestrador, imagens mostravam que Lindemberg só havia atirado depois da entrada dos policiais.

Que fim tomou Lindemberg?

Em 16 de fevereiro de 2012, Lindemberg Alves foi condenado a 98 anos e dez meses de prisão pelos 12 crimes pelos quais foi julgado. Na sentença, a juíza Milena Dias afirmou que o réu agiu com frieza. “O réu agiu com frieza, premeditadamente em razão de orgulho e egoísmo”, disse. 

Em junho de 2021, contudo, a Justiça concedeu ao réu cumprimento da pena em regime semiaberto, após ter tido remissão da pena concedida para 39 anos de prisão.

Veja um vídeo com cenas do caso:

Linha Direta é inspirado em programas de sucesso nos Estados Unidos, como Yesterday, Today and Tomorrow e The Unsolved Mysteries.

Em cada programa eram apresentados dois casos policiais, mostrando a cobertura jornalística na ocasião em que os crimes tinham sido cometidos, o processo de investigação e sua reconstituição baseada em depoimentos.

Além de receber as sugestões de casos dos telespectadores, a equipe de reportagem viajava o Brasil todo produzindo matérias e buscando pautas.

Leia também:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: