‘Bem-Vindos ao Éden‘ da Netflix não é uma típica série dramática de suspense sobre um culto. À primeira vista, a narrativa parece bastante direta. Um grupo de jovens sem direção chega a uma bela ilha para festejar. Quando acordam na manhã seguinte, não podem sair porque o barco já partiu. Os aparentemente encantadores habitantes da ilha oferecem-lhes generosa hospitalidade e encorajam-nos a juntarem-se à sua comunidade. No entanto, os jovens logo descobrem que tudo foi uma armadilha armada por um perigoso culto que pretende recrutar novos membros. Agora, suas tentativas de deixar a ilha resultam em suas mortes.
O aspecto acima mencionado da narrativa não é nada fora do comum. As coisas ficam mais estranhas por causa da introdução de um garoto aparentemente talentoso que pode curar ferimentos graves e com risco de vida em instantes. O “Novo Éden” é uma frase usada regularmente ao longo da série. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso.
ALERTA DE SPOILERS!
O que é o Novo Éden?
Na narrativa de ‘Bem-Vindos ao Éden‘, o Novo Éden é tanto uma ideia quanto um lugar real, embora sua existência real ainda não tenha sido confirmada. Como qualquer outro culto, a Fundação Eden tem sua própria mitologia, e muito dela decorre das pesquisas do pai da atual líder, Astrid (Amaia Salamanca). A concepção central da Eden Foundation é fortemente inspirada nas mitologias grega e judaico-cristã. Como seu pai antes dela, Astrid acredita que a Terra está morrendo devido às atividades humanas. Mas isso não significa necessariamente que será o fim da humanidade também. Ela e os outros no culto são pessoas escolhidas, destinadas a viajar através das estrelas para seu novo lar – um Novo Éden.
Apesar de ordenar a morte de inúmeras pessoas, Astrid diz a seus seguidores, sem nenhum traço de ironia, que a sociedade que eles criaram na ilha é uma versão melhorada das civilizações que vieram antes dela. Ela até a proclama como uma nova Arca de Noé. Ela acredita que as entidades, que são nativas do Novo Éden, virão atrás dela e de seus seguidores. Isaac, aparentemente nascido com habilidades especiais, fará o papel de guia para que eles alcancem a Salvação.
Quando Astrid faz esse discurso, ela também afirma que eles finalmente receberam uma resposta da civilização extraterrestre. Isso é uma mentira. Como África (Belinda) descobriu anteriormente, não houve mensagem das estrelas. Astrid só faz tudo isso porque está cada vez mais desesperada, sabendo que está perdendo o controle da fundação.
Astrid fundou Eden com a filosofia de seu pai e o capital de seu marido. Por causa de suas ações horríveis e daqueles que a seguem, a rebelião começou a crescer dentro da pequena comunidade. Além disso, ela não tem acesso à pesquisa final de seu pai sobre as coordenadas do Novo Éden. Em 2014, ele foi morto por dois assaltantes em uma motocicleta. Ele tentou enviar os arquivos para Astrid, mas um dos assaltantes pegou seu telefone e interrompeu o compartilhamento.
Armado com esta informação, o assassino do pai de Astrid, Danae, se infiltra na Eden Foundation. Enquanto isso, em busca de vingança pelo que aconteceu com seu pai, Astrid traz Som, filha do Sr. Sisuk, o homem que ordenou o golpe, para a ilha. Ela emprega Charly para seduzir Som e então compartilha o vídeo deles fazendo sexo com um Sisuk acamado para obter uma pequena vitória. O que Astrid não percebe é que ela foi manipulada o tempo todo. Embora Som e Danae tenham as coordenadas, eles ainda precisam do supercomputador e do disco para enviar a mensagem ao Novo Éden.
Som traz as coordenadas em um chip embutido em sua pele. Depois de extraí-lo, Danae entra na sala escondida pela pintura e se conecta ao supercomputador. Enquanto Astrid e os outros estão distraídos, o disco gira e parece que alguém responde: “Olá, Eden”. Em uma das cenas finais da temporada, Danae é alertada quando Isaac entra na sala, mas sabendo da importância dele, ela relaxa.
Leia também:
- Bem-Vindos ao Éden | Quem são Som e Danae? Entenda o final da 2ª temporada
- Bem-Vindos ao Éden – 3ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.