Criada por Joaquín Górriz e Guillermo López, a série espanhola da Netflix ‘Bem-Vindos ao Éden‘ é um thriller de culto típico durante a maior parte de sua temporada inaugural. Mas certas revelações no final da primeira temporada de repente a transformam em uma mistura de ficção científica e fantasia, embora mantenha suas credenciais de suspense. A história gira em torno de um grupo de jovens sem rumo que chegam a uma ilha paradisíaca e são convencidos a ficar por lá por seus encantadores e misteriosos anfitriões. No entanto, eles logo percebem que inadvertidamente se tornaram parte de um culto perigoso que os matará se tentarem escapar.
Apesar das promessas de ficção científica e fantasia, a segunda temporada de ‘Bem-Vindos ao Éden’ é principalmente sobre o culto e suas práticas nefastas. A narrativa avança com a introdução de vários novos personagens, mas continua fundamentada apesar da abundância de violência e intriga. Aqui está tudo o que você pode querer saber sobre o final da segunda temporada de ‘Bem-Vindos ao Éden’.
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo da 2ª temporada de Bem-Vindos ao Éden
A segunda temporada começa exatamente onde a primeira temporada terminou. No momento em que Zoa (Amaia Aberasturi) está prestes a chegar ao barco para deixar a ilha para sempre, ela avista sua irmã mais nova, Gaby (Berta Castañé), entre os recém-chegados. Como os telespectadores que acompanharam a primeira temporada saberão, Gaby conduziu uma investigação própria após o desaparecimento de sua irmã e descobriu que ela estava em Eden Island. E agora, ela veio procurá-la. Zoa não sabe de nada disso, mas não pode deixar a irmã no meio de um bando de assassinos. Ela volta ao Éden e é presa por Nico, que, mesmo sabendo da crescente proximidade entre Zoa e Bel (Begoña Vargas), ainda nutre sentimentos pela primeira.
Enquanto isso, embora Charly (Tomás Aguilera) consiga deixar a ilha, ele logo se vê nadando no meio do nada, sem terra à vista. Ele é pego por pessoas armadas, que ele acredita serem policiais, guardas costeiros ou militares. Ele se prova errado quando essas pessoas o levam de volta para a ilha e, por instrução de Astrid, o colocam na mesma cela que África (Belinda Peregrín).
No entanto, outros não sabem disso e mantêm a esperança de que Charly tenha chegado à Espanha continental e alertado as autoridades. Nico faz uma grande descoberta. Ele descobre que Saúl, chefe do departamento médico da ilha, está por trás do ataque a Astrid e Erick. Ele usou o símbolo de Lilith para homenagear sua mentora, sua antecessora, Graciela. É quando Saúl entra e uma briga começa na qual Nico é morto.
Com a ajuda de Bel e dos outros rebeldes, Saúl tenta eliminar Astrid, mas falha devido à intervenção oportuna de África e é posteriormente morto também. Acreditando que Eloy seja o assassino de Ulises, Astrid ordena sua morte, mas Eloy consegue escapar e mais tarde encontra Isaac. Alma fica sabendo que foi Ibón (Diego Garisa) quem matou Ulises. Depois de descobrir o aspecto sexual da relação entre Ibón, Eloy e Orson, Alma mata o ex-namorado na noite em que ele terminou com ela. Como Ibón foi o assassino de Ulises, as ações de Alma a trazem de volta ao círculo interno da fundação no momento em que ela se transforma em uma seguidora fanática de Astrid.
Maika (Lola Rodríguez) convence Astrid e Erick a não matar Charly em troca dele se tornar o elo de Som, uma das duas recém-chegadas selecionadas para ficar na ilha, sendo a outra Molly, o pseudônimo cuidadosamente construído que Gaby criou para si mesma.
Quanto mais tempo Gaby passa na ilha, mais ela sofre uma lavagem cerebral, para desespero de sua irmã. Enquanto isso, no continente, o pai de Ibón pede a Brisa que interrompa sua investigação, pois está arrependido de seu comportamento abusivo para com o filho e quer dar a ele o espaço de que precisa para se curar. Apesar disso, a Brisa continua à procura dos adolescentes desaparecidos e salva os seus entes queridos dos ataques orquestrados pela fundação.
No final da 2ª temporada, Bel e Zoa fazem um acordo com África sobre a morte de Astrid, mas se transforma em um desastre quando alguém informa Astrid sobre isso. Brisa recruta seus velhos amigos para se infiltrarem na ilha. Inimigos poderosos da fundação tornam sua presença conhecida, e Astrid manda matar Nuria, mas não antes de Isaac descobrir que a mulher que virtualmente o criou é sua mãe biológica.
Final da 2ª temporada de Bem-Vindos ao Éden: quem são Som e Danae?
Há uma cena de flashback no episódio 5 da 2ª temporada que explica certos mistérios da série, incluindo a história por trás do culto. Astrid fundou o culto usando os ensinamentos de seu pai como base e o dinheiro de seu marido como capital. Situada em 2014, a cena do flashback também mostra que o pai de Astrid foi morto por pessoas enviadas pelo maior inimigo de seu pai, o Sr. Sisuk. Nos dias atuais, em busca de vingança, Astrid orquestra a chegada da filha de Sisuk, Som, à ilha. Erick foi veementemente contra isso desde o início, pois acredita que Som é inocente e não faz parte da rivalidade.
Como revela o final, tanto Astrid quanto Erick estavam errados sobre isso. Som veio para a ilha provavelmente por instrução de seu pai, e ela não está sozinha. Danae foi quem matou o pai de Astrid em 2014. Desde então, ela se infiltrou na fundação. Ela impediu o pai de Astrid de enviar suas descobertas para ela naquele dia. Atualmente, eles contrabandeiam esses dados para a ilha com um chip implantado na pele de Som. No final, Danae extrai o chip e, enquanto os membros do culto estão ocupados tentando executar Zoa e Bel, ela obtém acesso ao supercomputador para provavelmente encontrar o Novo Éden.
O que é o Novo Éden?
Como todo culto, a Eden Foundation tem uma mitologia por trás. Eles acreditam que a Terra está morrendo por causa das atividades humanas e querem deixá-la para trás. Astrid diz a seus seguidores, sem um pingo de ironia, que a sociedade que eles criaram é uma versão melhorada e melhorada da civilização que veio antes dela – uma nova Arca de Noé. Durante anos, eles tentaram se comunicar com entidades – presumivelmente alienígenas. E agora, pela primeira vez, as referidas entidades responderam.
Assim como seu pai, Astrid chama o planeta natal desses alienígenas de Novo Éden, inspirando-se na Bíblia. Isaac, que parece possuir certas habilidades especiais, está destinado a servir de guia durante a jornada. Claro, a maior parte do que ela disse é mentira. Os alienígenas, se é que existem, não responderam. Ela não tem as descobertas do pai. Seu discurso para o resto do grupo decorre do desespero. Astrid sabe que está perdendo o controle de seu culto, e até mesmo Erick agora duvida dela.
Quem conta a Astrid sobre os planos de Zoa e Bel?
Trabalhando junto com Nuria, Zoa e Bel bolam o plano de matar Astrid com explosivos. Eles até convencem África a ajudá-los passivamente, com a condição de que não prejudiquem Erick. Porém, logo após Astrid aparecer no módulo localizado no meio da cratera vulcânica, Bel e Zoa veem Isaac chegar lá. Embora Zoa ainda queira seguir com o plano, Bel a impede, sabendo que seu amante não será capaz de se perdoar se ela matar Isaac. Eles percebem que Astrid não deveria estar lá, a menos que alguém lhe contasse sobre seus planos.
Inicialmente, Bel e Zoa desconfiam de África e Eva, as outras duas garotas que sabiam dos planos. Porém, a verdade é que foi Gabi quem contou tudo para Astrid. Ela e Zoa cresceram em uma casa disfuncional com o pai ausente e a mãe viciada em drogas. Depois que Gabi conhece Astrid e a conhece, ela conclui que isso é o que uma mãe deve ser, sem perceber que está olhando para uma artista excepcionalmente boa em seu trabalho.
Embora Gabi não perceba, ela sofre uma lavagem cerebral facilmente. Por sua vez, Astrid percebe isso, e é por isso que ela não toma nenhuma atitude drástica contra a jovem, mesmo depois de descobrir que ela e Zoa são irmãs. No final da temporada, quando Zoa e Bel estão prestes a serem executadas, Gabi implora por suas vidas, ainda acreditando ingenuamente que Astrid é uma pessoa fundamentalmente boa. Mas Zoa e Bel sabem a verdade e se recusam a se curvar diante do monstro de uma mulher no que provavelmente serão seus últimos momentos. No final das contas, a chegada de Brisa e seu pessoal adia a execução por enquanto.
África está grávida?
Sim, África está grávida no final da segunda temporada de ‘Bem-Vindos ao Éden’. Seu relacionamento com Erick se desenvolve ao longo da 2ª temporada, deixando Astrid preocupada com isso. Como ela observa, os dois já estiveram com outras pessoas no passado, mas desta vez ela sente que é diferente. Quando Erick começa a questionar as ações de Astrid, ele sai de casa e vai morar com África. Porém, ao descobrir que houve outro atentado contra a vida de Astrid, ele a escolhe mais uma vez e deixa a África.
Astrid não pode ter filhos. Núria acha que existe a possibilidade de Erick se aproximar dela para ter um filho que ele e Astrid poderiam criar juntos, sabendo que ela não faria muita objeção. Será interessante ver como Astrid e Erick respondem à notícia da gravidez de África. Afinal, ao contrário de Núria, África não abrirá mão do filho sem lutar.
Leia também:
- Família em Primeiro Lugar | Por que Fara vai para a prisão? Entenda o final da série da Netflix
- Um Homem da Flórida | Quem tem o ouro? Entenda o final da série da Netflix
- Fome de Sucesso | Ela derrota o chef? Entenda o final do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.