Advogado egípcio processa Netflix por retratar Rainha Cleópatra como uma mulher negra

Um advogado no Egito processou a Netflix após a estreia do trailer do documentário que retrata a Rainha Cleópatra como uma negra africana. Segundo divulgado pelo G1, o processo alega “apagar a identidade egípcia”. Outro argumento usado foi a de um arqueólogo que afirma que Cleópatra tinha “pele clara, não negra”.

Em defesa, o produtor da série afirma que a ascendência da rainha do Egito “é altamente debatida”. Adele James, e a atriz que a interpreta também publicou no twitter capturas de tela com comentários racistas e respondeu:

“Se você não gosta do elenco, não assista à série”.

Entenda a polêmica

Essa semana, a Netflix divulgou o primeiro trailer de Rainha Cleópatra, série documental que narra a vida e as conquistas da icônica monarca egípcia.

O vídeo conta com pouco mais de 2 milhões de visualizações, mas a plataforma de streaming desativou os comentários depois de alguns usuários se revoltaram ao ver Cleópatra representada como um mulher negra.

De acordo com o Metrópoles, diversos internautas publicaram comentários negativos moderados, enquanto outros foram explicitamente racistas, o que motivou a restrição.

O debate acabou se estendendo para as redes sociais, com alguns insistindo que uma atriz branca deveria interpretar a figura histórica. Por outro lado, há aqueles que defendem a escolha de Adele James no papel principal, já que o Egito é um país do continente africano.

Com produção executiva de Jada Pinkett Smith, esta série documental mergulha na vida de grandes rainhas africanas. Esta temporada será sobre Cleópatra, a mulher mais famosa, poderosa e incompreendida do mundo, uma rainha audaciosa cuja beleza e vida amorosa ofuscaram sua maior qualidade: a inteligência. O legado de Cleópatra é assunto de muitos debates acadêmicos normalmente ignorados por Hollywood. “Rainha Cleópatra” é um convite para reavaliarmos essa parte fascinante de sua história.

Lembrando que a produção chegará ao catálogo da plataforma de streaming no dia 10 de maio

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: