Dirigido por Daniel Jaroszek, ‘Padre Johnny‘ da Netflix é sobre reabilitação e empatia. É estrelado por Dawid Ogrodnik no papel titular ao lado de Piotr Trojan. O filme polonês gira em torno da história de um ex-criminoso que conhece um padre católico enquanto cumpria horas de serviço comunitário e como a experiência muda completamente sua vida para melhor. É um drama biográfico sobre o bioeticista da vida real Jan Kaczkowski e destaca a influência positiva e transformadora que seus modos compassivos e empáticos tiveram no mundo. O filme envolve temas delicados como o vício, doença terminal e a infância abusiva de um personagem. Independentemente das questões graves exploradas na história, ‘Padre Johnny’ ainda apresenta ao público um conto emocionante sobre segundas chances através de uma lente de humor leve e apropriado. Devido à inspiração da vida real por trás do filme, os personagens de Jan e Patryk parecem autênticos e é incrivelmente fácil se envolver em suas vidas. Se você está se perguntando o que acontece com eles, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final de ‘Padre Johnny’.
ALERTA DE SPOILERS!
Sinopse de Padre Johnny
O filme começa com Patryk invadindo a casa de alguém e sendo pego. Depois de ser enviado para a prisão, Patryk assume o papel de narrador enquanto vemos trechos da vida do padre Jan. O padre Jan ajuda no hospital, com uma queda por “causas perdidas”. Ele se preocupa com as pessoas com as quais ninguém mais quer se preocupar. Eventualmente, ele começa a administrar um hospital móvel em sua van com a ajuda de seus contatos do hospital. No entanto, o padre Jan percebe que precisa de uma solução mais firme para fazer uma diferença significativa. Seu superior clerical, o arcebispo, é contra tal ideia, mas o padre Jan o desafia e continua independentemente. Ele pede um empréstimo, compra um terreno e abre um Puck Hospice dedicado a São Padre Pio. Mas então, um diagnóstico de câncer no cérebro coloca um relógio na vida do padre.
Enquanto isso, Patryk logo é libertado da prisão. No entanto, mergulhado em uma vida de crime como estava, ele é servido com horas de serviço comunitário logo depois e começa a trabalhar para Jan. Enquanto Patryk continua trabalhando no hospital, ele experimenta uma abordagem drasticamente diferente da vida. No começo, ele tenta relaxar, mas logo começa a gostar de trabalhar com os pacientes. Da mesma forma, onde os pacientes inicialmente suspeitaram e julgaram Patryk, eles finalmente perceberam a bondade dentro dele e passaram a gostar dele em troca. Com a ajuda e orientação do padre Jan, a vida de Patryk começa a mudar de uma forma que ele nunca imaginou. Os dois viajam pelo país, espalhando a mensagem de empatia e bondade do padre Jan, enquanto Patryk segue suas habilidades culinárias. No entanto, a vida passada de Patryk logo o alcança e seus esforços de reabilitação são questionados pelo tribunal. Ao mesmo tempo, a condição do padre Jan começa a piorar.
Finał de Padre Johnny: O padre Jan Kaczkowski morre?
O padre Jan é diagnosticado com glioblastoma no início do filme. Embora a inevitabilidade de sua morte seja mencionada com frequência, ela não ocupa o centro da narrativa. Em vez disso, o foco está no legado do padre Jan e nas complicações que as pessoas com doenças terminais enfrentam em suas vidas, além da mortalidade. Quando o padre Jan fica sabendo de seu diagnóstico, o médico não acredita que ele viverá mais do que alguns meses. No entanto, o padre Jan não deixa que isso atrapalhe seus sonhos e continua a construir seu hospital. Ele dedica seu tempo a cuidar de pessoas que estão chegando ao fim de suas vidas e garante que tenham uma morte confortável e suave.
Depois que Patryk entra em cena, ele tem dificuldade em lidar com a morte. Quando um paciente de quem ele se aproximou morre, isso afeta muito Patryk. Patryk ainda não aprendeu a deixar as pessoas irem e quer segurá-las por motivos egoístas. O padre Jan o ajuda a entender que amar e se importar com as pessoas não pode vir com nenhuma condição. À medida que a história avança, essa mensagem de priorizar o amor incondicional às pessoas com doenças terminais e lidar com a morte de maneira saudável e altruísta está presente em toda a narrativa. Padre Jan trabalha para divulgar suas ideias por meio de entrevistas e palestras. Patryk o acompanha em alguns desses eventos e visivelmente valoriza o sucesso de seu amigo.
No entanto, um dia, o padre Jan não apareceu para um programa de rádio que havia arranjado anteriormente. Quando Patryk descobre sua ausência no show, ele sai em busca dele. Patryk encontra o padre Jan em seu escritório, com seu estado piorando. Quando Jan é colocado em repouso na cama, Patryk vai visitá-lo e senta-se com ele em silêncio. Ele não está frenético como antes. Em vez disso, Patryk está calmo e presente para Jan e segura sua mão. Patryk conta a ele sobre seu filho e como ele nomeará seu primogênito em homenagem a Jan. No final das contas, Jan Kaczkowski morre anos após seu diagnóstico inicial, cercado por sua família.
O que acontece com Patryk no final?
Patryk passa por um arco drástico de desenvolvimento de personagem ao longo do filme. No início da história, quando conhecemos Patryk, ele está em um lugar extremamente sombrio em sua vida. Ele é viciado em drogas e regularmente é enviado para a prisão depois de ter problemas com a lei. Em casa, ele tem um pai negligente que fez um péssimo trabalho ao criá-lo. No entanto, uma vez que ele começa a trabalhar no hospital – primeiro como serviço comunitário ordenado pelo tribunal e depois como voluntário – ele mostra gentileza e empatia pelo padre Jan e encontra um amigo no padre.
Com a ajuda do padre Jan, ele descobre sua paixão pela culinária e trabalha para desenvolver a habilidade. Além disso, ele também forma laços com as pessoas ao redor do hospital e aprende a ter empatia pelos outros. Testemunhar o sofrimento e a alegria de outras pessoas e ajudá-las a passar por isso traz uma mudança significativa no caráter de Patryk. Esse modo de vida mais gentil ajuda Patryk a abandonar seus hábitos criminosos e superar seu vício. O padre Jan também apresenta essencialmente a Patryk um plano futuro, ajudando-o a se matricular em aulas de culinária e a aprimorar suas habilidades.
No entanto, no final, ele é chamado de volta ao tribunal por multas não pagas. O tribunal questiona sua recuperação e, apesar do testemunho do padre Jan, finalmente decide que Patryk manipulou as pessoas fazendo-as pensar que ele mudou de caráter. Patryk é enviado de volta à prisão com uma sentença de três anos. Ainda assim, o padre Jan não desiste dele. Ele visita Patryk e tenta trabalhar com a prisão para estabelecer algum acordo onde Patryk possa sair e trabalhar para o hospital. No final, o padre Jan teve que recorrer ao arcebispo, mas eventualmente conseguiu que a sentença de Patryk fosse interrompida.
A história de Patryk é de reabilitação. Por meio de Patryk, a narrativa expressa a possibilidade de mudança das pessoas, desde que recebam compreensão e apoio. O padre Jan fornece esse apoio e companheirismo a Patryk e, como resultado, traz à tona o que há de melhor nele. Após a morte de Jan, Patryk continua a viver uma vida segura e feliz. Ele se casa com sua namorada Zaneta e começa uma família com ela. Ele usa suas habilidades culinárias para encontrar um trabalho honesto e começar uma nova vida.
Leia também:
- Wellmania | Liv retorna a Nova York? Entenda o final da série da Netflix
- O Assassino Midiático | Quem é o serial killer? Entenda o final da série da Netflix
- Kill Boksoon | Bok-soon renova seu contrato? Entenda o final do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.