‘Padre Johnny‘ da Netflix é um filme de drama polonês que narra a vida de Jan Kaczkowski e sua marca no mundo ao seu redor. Dirigido por Daniel Jaroszek, o filme foi aclamado pela crítica entre os círculos do cinema polonês em seu lançamento inicial em 2022. Ele conta a comovente história do relacionamento entre Patryk, um ex-criminoso, e Jan, um padre. Depois que o tribunal ordena que este último faça serviço comunitário, ele trabalha no hospício do padre Jan como penitência por seus crimes.
O padre Jan, cheio de empatia e bondade, apresenta a Patryk uma visão de mundo diferente e muda drasticamente sua perspectiva de vida. O filme emprega uma visão radicalmente empática sobre o sofrimento e a morte como uma condição humana inata e conta uma história incrivelmente comovente sobre a reabilitação. Se este conto emocionante sobre segundas chances deixou você se perguntando sobre a origem da história, você pode estar curioso para descobrir mais sobre sua inspiração. Em caso afirmativo, aqui está tudo o que você precisa saber sobre ‘Padre Johnny’.
Padre Johnny é uma história verdadeira?
Sim, ‘Padre Johnny‘ é baseado em uma história real. Maciej Kraszewski escreveu o roteiro do filme, mas esta não é a única vez que ele conta a história do padre Jan Kaczkowski. Junto com o filme, o livro de mesmo nome de Kraszewski foi publicado pela primeira vez em setembro de 2022. Kraszewski soube da vida do padre Jan pelo próprio Patryk Galewski. Ele queria contar a história autêntica da autodenominada “onco-celebridade” através de uma lente alegre, às vezes bem-humorada, ao mesmo tempo em que transmitia a magnitude por trás da influência do padre Jan.
O padre Jan era um padre da Igreja Católica e fundou o The Puck Hospice, uma organização de saúde dedicada ao São Padre Pio. Em seus primeiros anos – durante um capelão – ele visitou vários doentes com câncer e testemunhou suas agonias. Padre Jan percebeu cedo que algo tinha que ser feito para ajudar as pessoas necessitadas, então ele começou seu hospital sobre rodas. Recrutando a ajuda de muitos médicos e enfermeiros com quem teve contacto, o padre continuou a trabalhar com eles e a ajudar os doentes. Logo, por meio de um esforço pessoal extraordinário, financiamento comunitário e apoio, ele estabeleceu um hospital estacionário em 2009.
Juntamente com seus esforços de bioética, o padre Jan escreveu vários livros que giram em torno da importância de viver a vida ao máximo. Em suas obras, ele explorou suas experiências vivendo com uma doença terminal e como isso afetou sua relação com o mundo ao seu redor. Seus empreendimentos literários mais notáveis são, ‘A Arte de Viver Sem Mentiras’ e ‘A Vida em um Foguete Cheio – Fé, Lombo e Amor’. O padre Jan foi diagnosticado pela primeira vez com glioblastoma, um tumor cerebral, em 2012. O médico deu-lhe apenas alguns meses de vida quando foi diagnosticado. No entanto, o célebre padre viveu mais alguns anos e realizou muitos feitos excepcionais antes de falecer em 2016.
Além disso, o filme explora a relação entre o padre Jan e Patryk. Ele detalha como o clérigo guia Patryck para fora de uma fase sombria de sua vida. A amizade entre esses dois homens que forma a base da narrativa do filme também é inspirada em eventos da vida real. O filme é uma adaptação fiel da vida de Patryk. Patryk foi criado com um pai negligente e abusivo e voltou-se para o abuso de substâncias. Como sua contraparte no filme, Patryk também teve que resolver muitos de seus problemas e acabou sendo mudado por sua experiência no Puck Hospice.
Agora Patryk é um chef de sucesso e tem uma família feliz e saudável com sua esposa e três filhos. Ele é o fundador da Fundacja Ks. Kaczkowskiego, uma organização sem fins lucrativos que valoriza a memória do Padre Jan Kaczkowski. Ele se concentra em ajudar os pacientes no sistema de assistência médica e fornecer apoio emocional e mental aos indivíduos. Alguns de seus muitos projetos incluem ajudar famílias de pessoas com doenças oncológicas e realizar oficinas culinárias para estabelecimentos prisionais.
Este foco na reabilitação e apoio emocional para os doentes terminais forma a pedra angular da narrativa apresentada em ‘Padre Johnny’. Devido à natureza biográfica deste filme e à consulta autêntica do roteirista com as pessoas envolvidas nesta história, ‘Padre Johnny’ faz um belo trabalho ao contar a história do padre Jan com precisão dedicada.
Leia também: Padre Johnny | O padre Jan Kaczkowski morre? Entenda o final do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.