Dirigido por Alessandro Aronadio, ‘Já Era Hora‘ da Netflix é uma comédia dramática italiana estrelada por Edoardo Leo, Barbara Ronchi e Mario Sgueglia. O filme, intitulado ‘Era Ora’ no original italiano, segue a história de Dante, um workaholic que de alguma forma se encontra viajando aleatoriamente no tempo ano após ano sem controle sobre como sua vida gira. O filme fala sobre a importância de priorizar a vida pessoal em detrimento da profissional e usa o elemento excêntrico da viagem no tempo como metáfora para a crise da meia-idade. Dante continua entrando e saindo do tempo linearmente em seus aniversários e testemunha os danos causados à sua vida por suas tendências aceleradas e centradas no trabalho. Observando sua vida tomar reviravoltas inesperadas e drásticas ano após ano, Dante tenta encontrar um fim para seu ciclo e salvar sua família de escapar por entre seus dedos. Pela origem confusa e sem resposta da relação de Dante com o tempo e pela incerteza geral que a trama carrega até o final, o público deve ter algumas dúvidas sobre o filme. Aqui estão alguns deles discutidos.
ALERTA DE SPOILERS!
Sinopse de Já Era Hora
‘Já Era Hora’ começa com Dante conhecendo Alice pela primeira vez. Em uma festa de ano novo, Dante acidentalmente confunde Alice com sua namorada e a beija. O encontro casual, embora estranho, ainda acende uma faísca entre Dante e Alice, levando-os a um relacionamento. Alice é uma artista. Ela nunca tem pressa e aproveita os pequenos momentos da vida. Sua espontaneidade, no entanto, se justapõe à vida corporativa e apressada de Dante. No aniversário de 40 anos de Dante, Alice dá uma festa surpresa para ele quando ele voltar do trabalho, mas a agenda de Dante está tão lotada que ele não volta para casa horas depois do que deveria. Apesar de seu atraso, eles ainda têm uma festa.
No entanto, as coisas tomam um rumo estranho quando Dante acorda no dia seguinte e encontra Alice grávida de alguns meses. Dante começa a perceber que, em vez de acordar no dia seguinte ao seu 40º aniversário, ele de alguma forma acordou um ano inteiro à frente em seu 41º aniversário. Nervoso e confuso com o fato de ter aparentemente vivido um ano inteiro sem se lembrar de nada, Dante começa a entrar em pânico e tira uma soneca. Apenas para acordar no próximo dia de seu 42º aniversário. À medida que as coisas avançam, o salto no tempo de Dante acontece sem rima ou razão – em um minuto, ele está vivendo em 2014 e, em um piscar de olhos, um ano se passa.
Com o passar dos anos (horas para Dante), sua relação com Alice piora. Ele descobre que os dois se separaram e que ele passou a sair com sua secretária de trabalho, Francesca. Dante tenta consertar as coisas e organizar sua vida, mas com apenas um dia do ano para trabalhar – as coisas continuam desmoronando ainda mais. Ao mesmo tempo, embora sua vida doméstica continue piorando, sua vida profissional melhora. Preso às consequências de decisões que não se lembra de ter tomado, Dante vê a vida passar enquanto tenta consertar as coisas.
Fim de Já Era Hora: como Dante para de viajar no tempo?
Na segunda vez que Dante pula no tempo, ele procura ajuda médica. Seus resultados voltam sem qualquer indicação de que algo esteja errado, e o médico não o leva a sério. Em seguida, quando Dante compartilha o que está passando com seu amigo íntimo, Valerio, ele não é ridicularizado instantaneamente. Embora esteja claro que Valerio também não acredita nele completamente, ele ainda tenta oferecer alguns conselhos a Dante. Valerio diz a ele que está passando pela vida muito rápido porque está sempre com pressa. Ele presta muita atenção ao seu trabalho e pouca atenção à sua vida fora do escritório. Esse sentimento é restabelecido constantemente por pessoas diferentes em sua vida em momentos diferentes, mas sempre que Dante tenta consertar seu futuro, ele acaba falhando.
Ele tenta largar o emprego, mas antes que consiga, acaba pulando para o ano seguinte, onde é o diretor da empresa. Ele tenta terminar as coisas com Francesca, mas um minuto depois descobre que os dois continuaram seu relacionamento um ano depois. Ele quer passar mais tempo com a filha, mas depois de prometer que a verá novamente em breve, ele se vê parado na varanda da casa dela depois de um ano. Ele descobre que Valerio tem câncer e perde o pai no prazo de um ano, mas para ele, apenas algumas horas.
Mas então Dante descobre sobre a recuperação de Valerio e finalmente usa o presente que Valerio lhe deu no início da história: uma montanha-russa. Depois disso, algo se encaixa em Dante, e ele decide mudar a maneira como está vivendo sua vida. Dante dirige até seu escritório e praticamente declara que não fará mais de seu trabalho uma prioridade. Ele ganha um cachorro e passa o dia inteiro com a família, curtindo a companhia deles e não se preocupando com mais nada. E então, quando ele acorda no dia seguinte – na verdade é o dia seguinte, e não o próximo ano.
Então o que aconteceu? O que quebrou o loop? A montanha-russa era algum rito de passagem místico que Dante teve que experimentar antes que sua vida pudesse voltar ao normal? Bem não. Como mencionado anteriormente, o filme usa a experiência de Dante com o tempo como uma metáfora para sua crise de meia-idade. Na história, Dante está bem estabelecido para ser um workaholic sem tempo suficiente para realmente aproveitar a vida. E então, isso é exatamente o que é necessário para ele sair de seu loop. É somente quando Dante para de tentar consertar o passado ou garantir um futuro melhor e, em vez disso, começa a viver no presente que seu ciclo se quebra.
Dante e Alice acabam juntos?
Ao longo do filme, Dante constantemente tenta segurar Alice. A cada ano que passa, a tensão entre Alice e ele aumenta. Embora Dante não se lembre disso, ele segue em frente com Francesca em algum lugar ao longo da linha, e Alice percebe sua identidade fora de Dante. Eventualmente, ela encontra Omar e começa um relacionamento com ele, chegando a ir morar com ele. A única coisa que mantém Alice e Dante na órbita um do outro parece ser a filha deles, Galadriel. As coisas parecem sombrias para o par, com Alice relutante em confiar em Dante novamente.
No entanto, uma vez que Dante convida ela e Galadriel para sua casa e passa o dia inteiro com eles, Alice finalmente vê uma mudança nele. A experiência de Dante ensinou a ele a importância de viver o momento – sua incapacidade de fazer isso foi o que causou uma separação em seu relacionamento em primeiro lugar. Agora que ele se foi, as coisas ficam mais fáceis entre Alice e Dante. O mesmo é perfeitamente simbolizado pela forma como Dante finalmente aceita o fato de que precisa esperar 10 segundos antes de poder comer uma panqueca feita na hora. Embora o filme termine sem uma resposta final sobre o relacionamento de Dante e Alice, é fácil vê-los resolvendo as coisas no final. Com o fim da maldição da viagem no tempo de Dante finalmente e sua necessidade de viver a vida na via rápida se foi – ele pode finalmente começar a trabalhar para consertar seu relacionamento com Alice.
Leia também:
- Sex/Life | Com quem Billie acaba? Entenda o final da 2ª temporada
- Amor ao Primeiro Beijo | Javi e Lucía ficam juntos? Entenda o final do filme da Netflix
- Esta Noite, Você Dorme Comigo | Com quem Nina fica no final do filme? Entenda
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.