‘A Queda‘ segue a história de duas aventureiras que escalam o topo de uma torre de 600 metros, apenas para ficarem presas lá. Enquanto Becky e Hunter escalaram todos os tipos de alturas, essa experiência é particularmente assustadora para elas porque estão presas em um lugar onde não há como escapar. A única maneira de descer é cair para a morte. Vê-las em tal posição é indutor de ansiedade para o público, principalmente para as pessoas que já têm medo de altura. Também nos faz pensar se uma torre de tal altura realmente existe ou se foi criada em CGI para o propósito do enredo do filme. Vamos descobrir.
A torre de TV B67 é real?
Sim, a Torre de TV B67 mencionada e parcialmente mostrada no filme é uma coisa muito real. É uma torre abandonada, também conhecida como Sacramento Joint Venture Tower ou torre de rádio KXTV/KOVR em Walnut Grove, Califórnia. Os cineastas vasculharam o país em busca de um lugar que pudessem usar no filme, porque a torre desempenha o papel mais importante no filme. Ao encontrar a torre B67, eles decidiram usá-la no filme, mas ainda assim, não podiam usá-la para filmar as cenas. Aparece nas tomadas de estabelecimento do filme. Para o resto das cenas, os cineastas recriaram partes dela em outro lugar.
“Nós vasculhamos toda a Califórnia, e foi durante a COVID, então dirigíamos e dirigíamos e dirigíamos até esses locais remotos aleatórios, para tentar obter acesso. Muitos deles tinham mastros de rádio e outras coisas no topo dessas montanhas e você está apenas encontrando o tipo certo de topo de uma montanha com o penhasco certo e o posicionamento certo da luz do sol ”, disse Mann ao Radio Times, sublinhando a importância para encontrar o local certo para filmar o longa. Eles finalmente encontraram sua localização perfeita na forma de um penhasco de 2.000 pés nas Montanhas Sombrias.
Como a maior parte da ação ocorre na parte mais alta da torre, ela foi recriada no topo da montanha. “Eles construíram essas seções de 30 metros no topo de um penhasco na montanha. E basicamente, estávamos acima de 600 metros, então todos os tipos de câmera funcionam e coisas para capturar o filme”, acrescentou. Como o diretor sabia que rodar o filme seria um processo cansativo, ele fez questão de escolher as atrizes certas para o trabalho. Ele não queria escalar ninguém que tivesse medo de alturas que exigissem que eles ficassem 30 metros acima do solo durante a maior parte do filme.
A decisão de ter muito cuidado na escolha das atrizes certas para o papel tornou-se ainda mais importante quando vários novos desafios surgiram durante as filmagens. Conseguir que o equipamento de filmagem filmasse a uma altura tão grande já havia sido uma tarefa difícil. A tripulação também teve que suportar o que Mann descreveu como “ventos com força de furacão” que ameaçavam destruir toda a estrutura. Depois houve o calor intenso que trouxe cobras e outros animais no deserto.
O diretor também mencionou enfrentar tempestades e raios com formigas voadoras e cupins apresentando seus próprios desafios. Mas tudo isso não apenas contribuiu para a atmosfera do filme, mas também permitiu que as atrizes respondessem a essas ameaças com mais naturalidade, o que apenas melhorou seu desempenho. Para resumir, a equipe de ‘A Queda’ não apenas escolheu uma torre intimidante como locação para o filme, mas também assumiu o desafio de filmar de forma realista, sem telas verdes e usando o mínimo de CGI possível, tudo no esforço para criar uma experiência mais realista e assustadora para o público.
A Queda está disponível no Amazon Prime Video no Brasil.
O Amazon Prime custa R$ 14,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar e aproveite os 30 dias grátis.
Leia também: A Queda | Quantos dias Hunter e Becky ficaram presas na torre? Entenda
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.