Baseado no romance homônimo de Bentley Little, a série de suspense da Amazon Prime Video ‘O Consultor‘ segue Regus Patoff, que se junta à editora de videogames CompWare após a morte de seu fundador Sang-woo. Criada por Tony Basgallop, a série progride através das tentativas dos funcionários da CompWare, Craig e Elaine, de desvendar o mistério por trás do recém-nomeado consultor, que traz mudanças radicais para a empresa e sua operação. Estrelando Christoph Waltz como consultor titular, a série explora as nuances de um espaço de trabalho moderno, onde a competitividade ofusca os princípios. A primeira temporada da série termina com revelações surpreendentes uma após a outra e se você está tentando entender o mesmo, você está no lugar certo!
O Amazon Prime custa R$ 14,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading.Clique aqui para assinare aproveite os 30 dias grátis.
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo da 1ª Temporada de O Consultor
‘O Consultor’ começa com um grupo de crianças do ensino médio conhecendo Ah Sang-woo, o fundador da CompWare, como parte de uma viagem de estudos. Uma das crianças, chamada Tokyo, mata Sang usando uma arma escondida. Enquanto os funcionários da CompWare lamentam a morte de seu admirado chefe, um consultor chamado Regus Patoff assume o cargo de Sang com um contrato assinado por este último, que dá ao recém-chegado total autoridade sobre a operação da empresa. Elaine, a ligação criativa do local, e Craig, um dos codificadores seniores, se unem para desvendar o mistério por trás do consultor. Eles descobrem que o empregador anterior de Patoff, Viktor Kulzer, foi morto alguns dias após assinar um contrato com o consultor, levantando suspeitas.
Elaine e Craig examinam a filmagem do CCTV do dia em que Sang assinou o contrato de Patoff e percebem que este o encontrou sem hora marcada, fazendo Sang assinar o documento em uma hora. Eles também assistem Sang praticando sexo oral com Patoff. O consultor continua intrigando a dupla, já que nem sai do escritório nem dorme à noite. Elaine fica sabendo de uma sala de registro existente na empresa, que guarda os arquivos pessoais de todos os funcionários, inclusive dela. Enquanto isso, a mãe de Sang chega a Los Angeles para visitar a empresa. Patoff consola a mulher de coração partido e se oferece para levá-la a um hotel. “Mother Sang” nunca chega ao hotel e Elaine se pergunta se o consultor a matou.
Sob a liderança de Patoff, as ideias de Craig são valorizadas. Ele apresenta uma versão demo de um jogo que está desenvolvendo para Patoff, que incentiva o programador a desenvolver o mesmo. Ele vai a um pub secreto com Patoff, apenas para este sequestrar uma mulher chamada Milani do local. Craig a libera da custódia do consultor e ela pede que ele entre em contato com Frank Florez se quiser saber mais sobre o consultor. Patoff diz a seu funcionário que “sequestrou” Milani como parte de uma intervenção. Quando o codificador retorna ao pub, ele vê um escritório funcionando no local sem qualquer indicação de um pub anteriormente operado no local.
Cenas de flashback revelam que Patoff conheceu Sang quando este estava perdendo o controle da empresa devido a problemas financeiros. O consultor informou a Sang que sabia sobre os pensamentos suicidas deste último. Patoff se ofereceu para administrar a empresa e proteger o legado de Sang após a morte do fundador. Como Sang estava pensando em se matar, ele assinou o contrato porque protegeria seu legado e reputação sem o custo de um centavo. Patoff então informou a Sang que ele morreria em breve. O consultor, na atualidade, encontra Tóquio na prisão, indicando que é ele quem está por trás do assassino.
Craig conhece Florez e este último revela que vários médicos costumavam lhe dar ordens para criar ossos humanos de ouro usando cheques assinados por Regus Patoff. Ele permite que o codificador saiba que Patoff realmente não existe e que o nome Regus Patoff é uma forma abreviada de “Registered US Patent Office”. A noiva de Craig, Patti, acha que seu parceiro tem sentimentos por Elaine, o que a leva a Patoff como um ato de vingança. Ele a tranca na sala de registro e Patti trabalha para ele sem nenhuma preocupação, como se estivesse sob a influência do consultor. Elaine e Craig encontram Mother Sang em Los Angeles com o telefone de Patti. Craig acredita que seu parceiro foi sequestrado por Patoff.
Final da primeira temporada de O Consultor: Regus Patoff é humano ou robô?
Quando Craig descobre que Patti está presa por Patoff, ele envia Elaine para resgatá-la enquanto confronta o consultor. Ele tira uma lição do jogo que criou e destrói o vidro em que Patoff está parado, apenas para ele cair e machucar um dedo do pé. Craig pega o dedo do pé e depois o disseca, apenas para encontrar um osso de ouro feito pelo homem, aparentemente feito por Florez, indicando que Patoff não é um ser humano. Florez foi contratado por um grupo de médicos para criar 206 ossos, o número médio de ossos presentes em um ser humano adulto, usando ouro. Os médicos ou mesmo indivíduos que fingiam ser médicos aparentemente montaram as peças que compraram de Florez para criar Regus Patoff.
Patoff exibiu indicadores suficientes para teorizar corretamente que ele é um robô. Sua incapacidade de subir a escada e entender os dados instantaneamente e sua repetição de certas frases indicam que ele não é necessariamente um ser humano logo após chegar ao CompWare. Patoff sendo um robô também explica por que ele não dorme. A única atividade que ele faz que não deveria necessariamente fazer como um robô é o consumo de alimentos. Patoff deve ter usado a atividade como uma forma de se relacionar com os humanos ao seu redor, o que explica a necessidade de dividir uma cerveja com Craig ou comer sushi com Patti. Ele deve estar retirando a comida do banheiro abandonado no topo de uma colina, que é encontrado e destruído por Craig.
Em última análise, Patoff pode ser considerado um representante de chefes corporativos que administram suas empresas sem qualquer consideração humana. Como chefe, o consultor não apenas não se importa em ver seus funcionários competindo e lutando uns contra os outros para produzir melhores resultados, mas também acha isso divertido. Ele nem pensa duas vezes em demitir seus funcionários por motivos ignoráveis, tornando a empresa um espaço autoritário, que se assemelha a vários espaços de trabalho corporativos da vida real. Patoff também não tem um código de ética. Ele se emociona ao soltar um elefante na cidade de Los Angeles para promover um jogo para a empresa e os jogadores se machucarem quando não conseguem prosseguir no mesmo jogo.
O robô Patoff não é muito diferente dos magnatas corporativos humanos que construíram seus impérios acima do sofrimento humano. Sua existência como robô nos leva à realidade de magnatas corporativos se tornando máquinas sem qualquer humanidade ou compaixão.
Por que Patoff deixa a CompWare? Onde ele vai?
Quando Patoff decide se tornar consultor da CompWare, o único objetivo que tinha pela frente era levar a empresa de volta a uma posição de segurança financeira. Ele consegue o mesmo através do sucesso de ‘Mr. Jungle Odyssey’ de Sang. Ele deixa a CompWare depois de mudar toda a sua cultura. Sob Sang, a empresa era um espaço amigável onde as necessidades dos funcionários eram priorizadas sobre as necessidades financeiras ou corporativas do estabelecimento. Patoff muda o mesmo instilando competitividade em seus funcionários e eliminando a consideração por seus colegas. Ele testemunha seus funcionários lutando entre si, o que satisfaz sua necessidade de competitividade.
Por ser uma máquina, Patoff não precisa de dinheiro. Ele não tem motivos para continuar na CompWare depois de cumprir seu objetivo. Assim, ele deixa a empresa por outra empresa em crise, a Pterodactyl Robotics. Antes de deixar a CompWare, ele visita o chefe da empresa de robótica, apenas para o indivíduo morrer alguns dias depois, lembrando as mortes de Sang e Viktor Kulzer. Patoff deve ter como objetivo salvar a empresa de robótica da turbulência financeira, implementando medidas corporativas drásticas, como competitividade, subjetividade, falta de patrimônio, etc.
Elaine se torna a nova chefe da CompWare? Como?
Sim, Elaine se torna a nova chefe da CompWare. Após a festa de lançamento de ‘Mr. Sang’s Jungle Odyssey’, Elaine retorna ao escritório no dia seguinte, apenas para ver o escritório de Patoff vazio com o nome dela na porta. Ela ganha a posição ao se tornar outra Patoff, matando sua compaixão e consideração humana. Quando Patoff ingressou na CompWare, Elaine era uma pessoa altamente compassiva. Ela levanta a voz contra o consultor demitindo funcionários por motivos ignoráveis. Mas, gradualmente, ela se torna outra versão do consultor vicioso. Ela começa enganando Iain para ganhar seu cargo e usando o jogo de Craig para agradar o novo chefe.
Quando Patoff insiste que quer que um elefante selvagem crie confusão nas ruas de Los Angeles para promover seu jogo, a compassiva Elaine muda e faz o mesmo. Ela não sente nenhum arrependimento ou culpa quando o animal selvagem destrói a ordem na cidade e acaba sendo morto pelas autoridades. Quando seu ex-namorado Patrice tenta confessar o mesmo, ela planeja sua prisão oferecendo uma denúncia anônima às autoridades para prendê-lo. Para finalizar, Elaine passa a priorizar o melhor para o negócio sem pensar em ética ou empatia.
Patoff deve ter tentado encontrar seu sucessor na CompWare logo após ingressar na empresa. Ele também pode ter considerado Craig, que não consegue agradá-lo desde que libertou o sequestrado Milani contra a vontade do consultor. Quando Elaine não mostra a “fraqueza” da compaixão, Patoff deve ter decidido que ela é a pessoa certa para o trabalho.
Leia também:
- Outer Banks | John B encontra El Dorado? Entenda o final da 3ª temporada
- Excluídos | Por que Neve escapou? Entenda o final do filme da Netflix
- Red Rose | Quem Matou Rochelle? Quem é o jardineiro? Entenda o final da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.