Dirigido por Christopher Landon, o filme de comédia de terror da Netflix ‘Fantasma e Cia‘ segue Kevin Presley, que se muda para uma casa mal-assombrada em Chicago com seu pai Frank, sua mãe Melanie e seu irmão Fulton. Ao se instalar na nova casa, Kevin se depara com um fantasma chamado Ernest, que não consegue falar ou se lembrar de nada sobre sua vida antes de sua morte. Kevin decide desvendar o mistério por trás do passado e da morte de Ernest para que ele não se sinta perdido. Seus esforços os levam a várias revelações e reviravoltas inesperadas. Como o filme termina com uma pergunta significativa sem resposta, os espectadores devem querer entender o mesmo. Bem, aqui estão nossos pensamentos sobre isso!
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo da trama de Fantasma e Cia
‘Fantasma e Cia’ começa com uma família abandonando uma casa mal-assombrada depois de aparentemente encontrar um fantasma. Um ano depois, Frank e sua esposa Melanie decidem se mudar para a mesma casa com seus filhos Kevin e Fulton, sem perceber a presença do fantasma, pois conseguem comprar a mesma por um preço baixo. Enquanto Kevin está se acomodando na casa, ele ouve barulhos estranhos no sótão e se depara com um fantasma chamado Ernest, que tenta assustá-lo. Kevin filma o encontro deles usando seu telefone enquanto ri, deixando claro que não tem medo de Ernest. Kevin fala com o fantasma, que avisa ao primeiro que não consegue falar nem se lembrar de nada.
Frank e Fulton assistem à filmagem de Ernest e publicam a mesma na internet para ficarem famosos. Eles também encontram o fantasma, apenas para Frank perceber que pode ganhar dinheiro suficiente tirando vantagem de Ernest. Ele e Fulton se unem para enviar vídeos de Ernest, que atrai milhões de espectadores. Leslie Monroe, uma parapsicóloga, fica sabendo sobre Ernest e conhece o vice-diretor da CIA, Arnold Schipley, para reiniciar o Wizard Clip, um programa liderado para descobrir mais sobre entidades paranormais. Enquanto Leslie e funcionários da CIA chegam à casa de Frank para capturar Ernest para seus estudos e usos potenciais, Kevin se junta a sua vizinha Joy para fugir da cidade com Ernest.
Joy descobre que o fantasma não é realmente Ernest, pois o homem com o mesmo nome que morava na casa mal-assombrada está vivo. O trio finalmente conhece o verdadeiro Ernest Scheller, que revela que o fantasma é na verdade Randy McGovern, marido da irmã de sua esposa Ramona. Segundo Ernest, Randy aparentemente se matou após a morte de sua esposa, deixando sua filha June com o primeiro e sua esposa. Enquanto isso, Leslie e outros oficiais da CIA chegam à casa de Ernest e capturam Randy, apenas para prendê-lo. O vice-diretor Schipley revela a Leslie que a CIA pode fazer qualquer coisa com Randy, já que ele já está morto. Leslie percebe que a agência está considerando o fantasma como uma arma, o que a faz libertá-lo da custódia.
Final de Fantasma e Cia: como Randy morreu? Por que Ernest o matou?
Desde que conheceu Randy, Kevin ficou curioso sobre a morte e o passado do fantasma. Embora Ernest diga a ele que Randy pode ter se matado, ele não acredita que o homem com quem ele se ligou seja capaz de abandonar sua filha se matando. No entanto, ele não tem tempo para mergulhar mais fundo desde que Leslie e seu esquadrão capturam Randy. Enquanto está sob custódia, o fantasma vê um alfinete de lapela em forma de águia no uniforme de um oficial e se lembra de uma escultura de águia que notou na casa de Ernest. A lembrança aciona sua memória e ele lembra que Ernest o matou usando a mesma escultura de águia.
Randy, enquanto estava vivo, nunca teve a intenção de abandonar sua filha June. Quando sua esposa morreu, ele cuidou de sua filha sozinho. Ele procurou a ajuda de Ernest e da esposa deste último, Ramona, se necessário, já que eles eram aparentemente seus únicos parentes. Ernest e Ramona não tinham filhos e estavam desesperados para ter um. Quando a irmã de Ramona morreu, eles começaram a acreditar que Randy não seria capaz de cuidar de June sozinho, o que os fez desejar criar a garota como sua filha. Para materializar seu desejo, Ernest teve que matá-lo. Ele enterrou Ernest na mesma casa para a qual Kevin acabou se mudando, o que explica por que o fantasma de Randy fica preso na casa.
Após a morte da esposa de Randy, Ernest e Ramona queriam que June tivesse um pai e uma mãe que pudessem dedicar suas vidas a ela. Randy sozinho era incapaz de fazer o mesmo na visão de Ernest e Ramona, o que os motivou a matar o primeiro.
Ernest/Randy se foi para sempre?
Enquanto Randy foge das instalações da CIA, Ernest confronta Kevin para matar o último, temendo que o menino saiba sobre ele ter assassinado o primeiro. Randy, que chega em casa na hora do confronto de Ernest e Kevin, protege Kevin da crueldade do assassino. Frank eventualmente mata Ernest. Após o incidente, recuperando completamente a memória, Randy se reconecta com sua filha June. Porém, logo após o encontro entre pai e filha, o fantasma começa a sumir aos poucos e acaba desaparecendo da região. Kevin começa a se perguntar se Randy se foi para sempre, já que o fantasma não apareceu diante dele após o incidente.
Randy deve ter desaparecido desde que cumpre seus objetivos aparentes como um fantasma. Após a morte de Ernest, Kevin e Frank levam June até o fantasma de seu pai, apenas para que pai e filha compartilhem alguns momentos afetuosos. Com a ajuda de Kevin, Randy recupera sua memória, vinga sua morte e se reconecta com sua filha. Considerando que as mesmas devem ter sido as aspirações de Randy, o propósito de ele se tornar um fantasma também deve ter sido cumprido.
Se for esse o caso, é compreensível que Randy desapareça na frente de Kevin, provavelmente porque não há mais nenhum objetivo para o fantasma perseguir. No entanto, isso não significa necessariamente que Randy se foi para sempre. Quando Kevin sai de casa, uma lâmpada no sótão pisca, indicando que Randy possivelmente ainda está na casa, mas sem aparência física. Ele deve ter obtido a salvação depois de conhecer June, o que explica por que ele não pode aparecer antes de Kevin enquanto ele está se separando da casa que conheceram. Randy pode seguir Kevin sem poder aparecer diante dele e fazer com que este perceba que está com o menino usando objetos como as lâmpadas.
Kevin e Joy acabam juntos?
Sim, Kevin e Joy acabam juntos. Quando Kevin conhece Joy, ele percebe que ela é uma musicista como ele. Depois de conhecê-la melhor, ele percebe que eles não são muito diferentes. Ambos sentem que não pertencem ao lugar onde estão e às pessoas com quem dividem suas vidas, até porque são vistos como peculiares. Kevin e Joy se distanciaram de seus respectivos pais, o que os fez encontrar conforto na solidão. Essas semelhanças os aproximam e os mesmos abrem caminho para sua união.
Tanto Kevin quanto Joy vivem entre pessoas que só se preocupam em zombar deles ou tirar vantagem de sua vulnerabilidade. É quando ambos percebem como a outra pessoa é altruísta. Joy admira a determinação de Kevin em desvendar o mistério sobre Randy para ajudar o fantasma e Kevin admira a resiliência de Joy em estender seu apoio a ele mesmo quando ela é forçada a lutar contra as autoridades. A compaixão e a consideração que ambos expressam se tornam a base de seu relacionamento. Embora Kevin se mude da casa ao lado da de Joy, ele avisa que está a apenas oito quilômetros de distância com um beijo. Considerando suas palavras, é evidente que eles continuarão a passar o tempo um com o outro e a nutrir sua união.
Leia também: Crítica | Fantasma e CIA – Comédia assombrada pelo potencial desperdiçado
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.