‘As Leis de Lidia Poët‘, da Netflix, conta a história da figura titular que vai contra a convenção para se tornar advogada, algo que não era aceitável para as mulheres no século XIX. Apesar de ser muito talentosa, Lidia é impedida por quase todos ao seu redor de seguir a profissão de advogada. Com o tempo, ela consegue colocar algumas pessoas do seu lado, porém, as pessoas em posição de lhe conceder o direito de conseguir o emprego de sua escolha permanecem não convencidas. O final da série mostra como Lidia foi repetidamente prejudicada e subestimada. Ela conseguirá acorrentar suas mentes assim como fez com seu irmão? O que aconteceu com a Lidia Poët da vida real? Vamos descobrir.
Lidia Poët se tornou advogada na vida real?
No episódio da série da Netflix, os anos de trabalho árduo de Lidia são anulados por outros advogados que acreditam que uma mulher não tem lugar na lei. Seu nome é retirado do rol de advogados e ela decide recorrer dessa decisão. Pelo resto da temporada, nós a encontramos tentando escrever um apelo perfeito, algo que ajudasse a mudar a opinião dos homens que estão no comando de sua carreira. No final, porém, descobre-se que eles estão mais presos em seus caminhos do que ela imaginava.
Quando Lídia vai ao Tribunal de Justiça, fica mais uma vez desapontada ao manter a decisão anterior. Isso significa que, apesar de perfeitamente qualificada para o cargo e exibindo um talento peculiar para desenterrar a verdade em todos os mistérios, Lidia não poderá exercer a profissão legalmente. A mesma coisa aconteceu com Lidia Poët na vida real também. No entanto, isso não a desencorajou. Na verdade, isso só a tornou mais dedicada à causa dos direitos das mulheres e ela passou o resto da vida lutando pela igualdade.
No final de ‘As Leis de Lidia Poët’, encontramos Lidia em uma encruzilhada onde ela se pergunta se deveria desistir de seu sonho de ser advogada em Turim e se mudar para Nova York, onde as mulheres têm mais liberdade. Pelo que parece, podemos supor que ela decidirá ficar para trás e continuar lutando, especialmente considerando o apoio esmagador que recebe do público. Isso, no entanto, não muda o fato de que ela tem um longo caminho pela frente e mal arranhou a superfície dos desafios que a aguardam.
Também na vida real, Lidia Poët continuou lutando por seu direito, até que o governo italiano finalmente trouxe uma lei que abriu as portas para mulheres serem colocadas em cargos públicos em julho de 1919. Um ano depois, Poët entrou com pedido novamente e com a idade de 65 anos, tornou-se a primeira mulher italiana a ter seu nome no rol de advogados de Turim.
Como Lídia Poët morreu?
Lidia Poët morreu de causas naturais aos 94 anos em 25 de fevereiro de 1949, em Diano Marina, Itália. Em sua longa vida, ela manteve seus ideais e nunca cedeu. Quando foi impedida de ser advogada, ela lutou pelos direitos das mulheres com mais veemência. Ela permaneceu ativa no movimento que acabou virando a maré a seu favor. Embora não pudesse ocupar um cargo público, manteve-se ativa no campo do direito por meio de seus contatos, um dos quais era seu irmão, Enrico. Ela teria se tornado parte da Secretaria do Congresso Penitenciário Internacional e aparecido como representante da Itália em várias frentes.
Além da advocacia, Poët também se formou na área médica. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela trabalhou como enfermeira da Cruz Vermelha e por seu serviço no campo, recebeu uma medalha de prata. Poët também esteve envolvida no movimento sufragista na Itália e tornou-se presidente do Comitê Pró-Votação das Mulheres em 1922. Em 1925, as mulheres receberam o direito parcial de votar (ou seja, votar apenas nas eleições locais). Elas obtiveram a votação total em 1945, quase quatro anos antes da morte de Poët.
Com tudo o que Poët conquistou em sua vida, embora estivesse sendo propositalmente retida por pessoas que deveriam ter celebrado seu talento e força, ela agora se tornou uma figura inspiradora para pessoas não apenas na Itália, mas em todo o mundo. A série da Netflix mostra seu espírito indomável, provando que nada pode pará-lo quando você se dedica a isso. É o que exemplifica Lidia Poët.
Leia também: As Leis de Lidia Poët é baseada em fatos reais? Conheça a inspiração da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.