‘As Leis de Lidia Poët‘, da Netflix, é um drama jurídico ambientado no século XIX. A série traça a história de Lidia Poët, que se recusa a aceitar que não pode ser advogada só porque é mulher. Apesar de passar em todos os exames e cruzar todas as barreiras obrigatórias para se tornar uma advogada profissional, ela é repreendida por tentar tal coisa e é impedida de seguir a carreira de advogada. Sem desistir, Lídia encontra abrigo na casa do irmão, que também é advogado. Ele se torna sua chance de manter contato com o mundo da lei e, trabalhando como sua assistente, ela assume os casos que ninguém mais faria.
A série é inspirada na história real de Lidia Poët. No entanto, ao recriar sua vida, a série adota uma abordagem ficcional, o que significa que certas pessoas extras são adicionadas à sua vida. Se você está se perguntando se Enrico era uma pessoa real ou foi inventado para o programa de TV, aqui está o que você precisa saber.
Enrico Poët era um advogado de verdade?
Sim, Enrico Poët em ‘As Leis de Lidia Poët é baseado no irmão real da vida real de Lidia Poët. Na série, Enrico é apresentado como o único irmão de Lídia. Na vida real, porém, ela tinha quatro irmãos e duas irmãs, todos mais velhos que ela. Desde tenra idade, Lídia mostrou aptidão para os estudos e ficou claro que ela foi feita para coisas maiores. No entanto, as pessoas ao seu redor, incluindo seus pais, queriam que ela desempenhasse o papel pré-escrito para mulheres. Enrico, por outro lado, passou a acreditar no contrário.
Na série da Netflix, quando Lídia chega à casa do irmão pedindo abrigo e também emprego, ele tenta colocá-la no caminho convencional. Ele continua dizendo a ela para manter a cabeça baixa e não se intrometer com a lei quando ela foi explicitamente instruída a não fazê-lo. Ele até a desencoraja de apelar contra sua cassação. Com o tempo, porém, ele percebe o potencial que sua irmã tem. Vez após vez, ela prova sua astúcia e Enrico passa a reconhecer que, se ela fosse homem, teria sido celebrada.
Enrico da vida real também acreditava o mesmo sobre sua irmã. Ele era advogado de profissão e ajudou Lídia a entrar na faculdade e estudar direito. Quando ela foi dispensada, ele a acolheu em sua empresa e lhe deu a liberdade de trabalhar nos bastidores. A partir daí, Lídia se dedicou a atender casos de clientes minoritários ou carentes, como vemos na série da Netflix.
Ao ficcionalizar a vida de Lidia Poët, o programa de TV deixa de lado seus outros irmãos, mas retrata corretamente o papel de Enrico em sua vida. Apesar de suas reservas iniciais sobre ser advogado e lutar contra o sistema, mesmo que isso leve ao fracasso, Enrico acaba se tornando um grande sistema de apoio para sua irmã. Mesmo quando seu apelo falha novamente, ele aparece, no final, para incentivá-la a não desistir e continuar lutando pelo que é certo.
Leia também:
As Leis de Lidia Poët é baseada em fatos reais? Conheça a inspiração da série da Netflix
As Leis de Lidia Poët | Lidia se tornou advogada na vida real? Como ela morreu?
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.