Destemida da Netflix segue a história real de Jessica Watson, que deu a volta ao mundo em seu veleiro sozinha aos dezesseis anos. O filme centra-se nos muitos desafios que ela tem de enfrentar no mar, bem como em casa, antes de partir para a sua aventura. Os muitos altos e baixos em sua vida mantêm o público envolvido em sua história, torcendo por ela o tempo todo. Existem várias pessoas no filme que se tornam seu sistema de apoio, encorajando-a mesmo quando as coisas ficam inimaginavelmente difíceis. No final dos créditos, o filme homenageia uma dessas pessoas na vida de Watson: Cameron Dale. Se você está se perguntando quem ele é e como ele está conectado à história de Watson, aqui está o que você precisa saber.
Quem foi Cameron Dale?
Cameron Dale era o namorado de Jessica Watson. Eles se conheceram em 2011 na Race Week de Hamilton Island. Como ela, ele também gostava de velejar e foi descrito como “um marinheiro apaixonado e ávido”. Ele era um fervoroso admirador de Watson desde que ela realizou a façanha de dar a volta ao mundo sozinha contra todas as probabilidades. De acordo com o amigo de Watson e Dale, Duncan Curnow, Dale passou muito tempo tentando encontrar Watson. “’Jessica era uma das várias celebridades da ilha, mas ele foi inflexível em conhecê-la – deu uma boa olhada nela de longe. Demorou dias para ele localizá-la porque ela era uma celebridade e bastante protegida. Todos nós rimos e zombamos dele de longe… bem, ele conseguiu e eles estão juntos desde então”, disse ele.
Apelidado de Chop Chop por seus amigos, Dale era conhecido como uma pessoa amigável e entusiasmada. Chamando-o de “sábio além de sua idade”, Dale disse ter “se colocado 1000 por cento em tudo o que fazia, nunca aceitando não como resposta, sempre sorrindo e se divertindo ao longo do caminho”. Dale trabalhava como incorporador imobiliário, mas passava muito tempo navegando, principalmente com Watson, com quem morava em Melbourne. Alegadamente, eles estavam em Queensland quando Dale sofreu “um derrame catastrófico”.
Como Cameron Dale morreu?
Cameron Dale morreu em 30 de agosto de 2021, aos 29 anos, no Gold Coast University Hospital. Ele havia sido internado há seis semanas após um derrame. Além de Watson, sua família inclui os pais Sue e Mark Dale e a irmã Alison. Descrevendo sua dor como “incomparável” diante da coragem necessária para suas “façanhas de navegação”, Watson foi ao Instagram para contar ao mundo sobre a morte de Dale.
Chamando-o de “parceiro de longo prazo em todos os aspectos da vida e do futuro planejado”, ela escreveu: “Cam e eu somos inseparáveis desde 2011, nosso mundo compartilhado centrado em brincadeiras em barcos. Descrever o que Cam significa para mim é impossível – todos que nos conhecem entendem o quanto simplesmente nos amávamos. … Ser a ‘Jess’ de Cam é o papel do qual mais me orgulho.”
O derrame e a morte súbita de Dale foram um choque para todos, especialmente porque ele era uma pessoa muito saudável. Watson revelou mais tarde que o derrame foi resultado da pressão alta de Dale, da qual ele próprio não sabia, porque isso não é algo que geralmente está no radar dos jovens. Ela pediu às pessoas que fossem cautelosas e controlassem a pressão arterial para que não afetasse negativamente a saúde mais tarde.
Leia também: Destemida é baseado em fatos reais? Conheça a inspiração para o filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.