Narvik | Por que ingleses e franceses partiram? Entenda o final do filme de guerra da Netflix

Narvik da Netflix é um drama de guerra que ocorre na cidade portuária titular que se encontra no fogo cruzado entre as duas facções em guerra durante a Segunda Guerra Mundial. O filme cobre os eventos da invasão alemã e os esforços das forças norueguesas e aliadas para revidar. Depois de lutar por semanas e perder muitos bons soldados no processo, as forças aliadas vencem, devolvendo Narvik aos seus cidadãos. No entanto, vencer a batalha não significa vencer a guerra.

Apesar da vitória, as potências aliadas se retiraram rapidamente de Narvik, deixando as forças norueguesas incapazes de se proteger dos alemães, que voltaram com mais poder de fogo. Os cidadãos de Narvik se sentem abandonados e são forçados a fugir enquanto toda a cidade é destruída pelos bombardeios. É de se perguntar por que as forças britânicas, francesas e polonesas decidiram deixar o território recém-conquistado tão abruptamente. Por que as potências aliadas não vieram ajudar Narvik e seu povo? Vamos descobrir!

O que realmente aconteceu em Narvik?

O filme da Netflix começa em 8 de abril de 1940, quando a Noruega ainda é um país neutro e tenta encontrar um equilíbrio entre britânicos e alemães para manter os dois felizes, para que nenhum deles tente tomar Narvik para si. Na superfície, ambos concordam com o tratado, mas no dia seguinte, a Alemanha revela suas reais intenções e o povo de Narvik experimenta o horror da guerra.

Em 9 de abril de 1940, a Alemanha atacou a Noruega, junto com a Dinamarca. Chamada de Operação Weserübung, esta foi uma campanha extremamente importante para os nazistas porque lhes permitiu o acesso a Narvik, através do qual eles poderiam facilmente transportar o minério de ferro da Suécia. Eles deram o primeiro passo porque acreditavam que os britânicos estavam planejando a mesma coisa.

A Noruega também era importante para Hitler porque ele acreditava que os noruegueses eram racialmente superiores e se misturar com eles ajudaria em sua agenda de promover a raça ariana mais forte. Assim, para capturar Narvik e depois o resto da Noruega, o exército alemão chegou em grande número e lançou uma invasão em grande escala. O ataque surpresa deu vantagem aos alemães, mas logo as forças norueguesas se recuperaram e montaram um ataque, com reforços dos britânicos, franceses e poloneses em Narvik e na parte sul da Noruega.

Por dois meses, eles recuaram contra os alemães e conseguiram expulsá-los em 28 de maio de 1940. No entanto, logo depois que os Aliados retiraram seus soldados, deixando o exército norueguês para se defender sozinho contra o poderio dos alemães. Em 7 de junho, o governo da Noruega junto com o rei Haakon VII e o príncipe herdeiro Olaf deixaram o país, criando um governo no exílio em Londres. Em 10 de junho, a Noruega se rendeu formalmente e caiu sob ocupação alemã.

Por que os ingleses e franceses partiram?

Depois de lutar por Narvik, que era tão importante para eles, a repentina retirada das forças aliadas pareceu um abandono dos noruegueses. A retirada das forças aliadas da Noruega, denominada Operação Alfabeto, foi autorizada em 24 de maio de 1940, quatro dias antes de Narvik ser retomada por eles. Em 1º de junho, eles deixaram seus planos claros para as autoridades norueguesas, que, antecipando o ataque alemão, deixaram o país em 7 de junho.

A razão por trás dessa partida repentina foi o crescente avanço alemão na França e em outros países como Bélgica e Holanda. Os Aliados decidiram que mais soldados eram necessários lá e, portanto, enviaram todos os seus soldados de Narvik. Foi importante porque, nos dias seguintes, a batalha em todas as frentes na França e na Bélgica ficou tão intensa que, eventualmente, a França também se rendeu, em 22 de junho de 1940. Nessa época, a Grã-Bretanha era a única grande potência que restava lutando contra os nazistas, até que a América entrou na guerra em 7 de dezembro de 1941, após o ataque a Pearl Harbor.

Embora os soldados possam ter saído com pressa, eles tentaram garantir que os cidadãos de Narvik estivessem protegidos. O subtenente britânico Patrick Dalzel-Job organizou a fuga dos cidadãos nos barcos de pesca locais, tirando quase todos de Narvik enquanto os alemães a bombardeavam. Mais tarde, ele foi premiado com a Cruz de Cavaleiro da Ordem de São Olavo (Primeira Classe) pelo Rei Haakon VII.

Os britânicos mais uma vez tentaram expulsar os alemães com a ajuda do exército norueguês, mas a essa altura as forças nazistas tinham controle total do país e todos os esforços contra eles foram frustrados. O povo da Noruega não teve muita escolha quando a Alemanha nazista assumiu, mas eles resistiram pelos próximos cinco anos. Um movimento de resistência se desenvolveu no país para combater a ocupação nazista. Alguns estavam alinhados com o governo no exílio, enquanto outros não estavam alinhados com eles e tinham seus próprios planos.

Ainda assim, ambos os lados estavam focados em enfraquecer o domínio nazista por meio da coleta de informações e da guerra de guerrilha, entre outras coisas. Eles não pararam até a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945, e a Noruega foi devolvida ao seu povo.

Narvik já está disponível na Netflix.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: