Caleidoscópio, da Netflix, segue a história de um homem chamado Ray Vernon que reúne um grupo de pessoas altamente qualificadas para roubar bilhões em títulos ao portador não declarados. As apostas são tão altas quanto o prêmio do roubo, mas Ray está pronto para fazer isso, mesmo que seja a última coisa que ele faça.
Logo descobrimos que as coisas são muito mais pessoais para ele e não se trata apenas de dinheiro. No final, a tempestade se dissipa e segredos, mentiras e traições das pessoas em quem Ray mais confiava vêm à tona. Aqui está o que o final significa para ele e para o resto das pessoas envolvidas no roubo.
Mas antes, o que acontece na série?
Movendo-se não linearmente no tempo, a história de Ray Vernon torna-se o enredo central de Caleidoscópio. Anos atrás, ele era amigo de um homem agora conhecido como Roger Salas. Eles executaram muitos assaltos juntos, mas durante um desses períodos, Ray sofreu uma grande perda pessoal enquanto Roger escapou e começou uma vida para si mesmo que Ray sempre desejou.
Anos depois, Ray tem a chance de se vingar quando descobre que Roger abriu uma empresa de valores mobiliários que detém bilhões em títulos ao portador. Ray planeja roubá-los, arruinando Roger e exigindo sua vingança. A orquestração de tal plano requer pessoas que não sejam apenas excelentes no que fazem, mas também aquelas em quem Ray pode confiar.
Ele começa com Stan, o homem que foi companheiro de cela de Ray na prisão. Stan pode conseguir qualquer coisa, incluindo uma química chamada Judy. Stan e Judy têm uma história que torna as coisas um pouco complicadas, considerando que Judy agora é casada com um homem cabeça quente chamado Bob.
Há também Ava Mercer, advogada de Ray, que é boa em manter as coisas sob controle, cuidando de tudo, desde finanças até segurança. Apenas quando parece que Ray tem seu time dos sonhos e um plano hermético, o agente do FBI Nazan Abassi começa a investigá-los, colocando uma chave em seus planos.
Quem roubou os títulos?
Os títulos são tudo quando se trata do assalto. Para toda a equipe, eles são a única motivação para assumir um risco que pode arruinar suas vidas e talvez até levá-los à morte. No entanto, após o assalto, ninguém parece saber onde estão os laços. Nem mesmo Ray. Mesmo meses depois, quem sobreviveu ao assalto não faz ideia do que aconteceu com o dinheiro.
Tudo deveria ter sido carregado no caminhão, mas quando eles abrem as caixas, há folhas de papel em branco sob uma capa para enganá-los. Isso coloca a questão: para onde foram os títulos? A resposta é revelada no episódio final, onde vemos o assalto acontecer. Ray elaborou todo o plano nos ombros de sua filha, Hannah, que era seu homem de dentro no trabalho.
Ele só queria que ela passasse as informações e colocasse algumas coisas dentro do SLS para facilitar o trabalho dele durante o assalto. No entanto, ele não queria que Hannah estivesse lá quando o assalto acontecesse. Ele nunca quis que ela estivesse ligada a isso, o que poderia não apenas arriscar sua carreira, mas também colocar sua vida em perigo. Hannah, porém, não concordava com o pai. Enquanto Ray está ocupado fazendo planos para tirar os títulos do cofre, Hannah está ocupada tentando descobrir como tirar esses títulos de seu pai e sua equipe.
E ela apresenta um plano engenhoso. O prédio onde a SLS tem seus escritórios também é de onde a FedEx envia suas encomendas. Hannah consegue um emprego para sua irmã adotiva, Liz. De acordo com o plano de Ray, assim que os títulos saíssem do cofre, Judy os enviaria pelo elevador para RJ. Dentro do elevador, as caixas estariam desacompanhadas, e é aí que Hannah entra. A instalação da FedEx fica entre o escritório da SLS e o andar onde RJ a interceptará. Hannah encontra uma maneira de parar o elevador na FedEx sem que ninguém saiba.
É aqui que ela pega as caixas e as troca pelas que têm folhas de papel em branco. Ela deixa um par de laços no topo de cada caixa, apenas no caso de alguém espiar. Ela sabe que ninguém tem tempo para verificar todos os laços, o que significa que ela pode se safar antes que alguém perceba. Conseguir esse emprego para Liz também fazia parte de seu plano. Dessa forma, ela consegue tirar quase todos os laços do alcance do pai.
Por que Hannah traiu Ray?
Considerando que Hannah é a pessoa mais próxima de Ray em todo o grupo, é de se perguntar por que ela iria tão longe para arruinar o plano de seu pai. Por que Hannah trairia Ray? Acontece que isso foi para o seu próprio bem. Quando Ray fez o plano de roubar os títulos, ele estava focado em se vingar de Roger. Ele não sabia que estaria roubando algumas das pessoas mais poderosas do mundo, aquelas que nunca parariam de procurá-lo e, uma vez que o encontrassem, não perdoariam muito. Hannah queria salvar seu pai de si mesmo, mas por sete anos ele não mostrou nenhuma inclinação para mudar.
Então, ela teve que mudar de tática. Hannah roubou os títulos apenas para devolvê-los às pessoas a quem originalmente pertenciam. Ela sabia que eles estavam tentando limpar esses títulos porque não eram declarados e, portanto, se enquadravam na categoria de dinheiro sujo. Anteriormente, Thiele havia abordado Roger para encontrar uma maneira, mas Hannah deu a eles uma opção própria. Ela contou a eles sobre o roubo. Com os títulos roubados, eles poderiam não apenas obter o seguro desses títulos, mas também escapar completamente das legalidades que os cercavam.
Eles não teriam que responder por algo que não tinham, tornando mais fácil para eles movimentar esses títulos e transformá-los em dinheiro limpo. Ela também conta a eles sobre os poucos títulos que eles perderiam, mas essas perdas seriam facilmente cobertas pelo dinheiro do seguro. Com este plano, ela oferece uma situação ganha-ganha para seus clientes. Isso não é apenas benéfico para eles, mas também torna Hannah um recurso importante para eles, garantindo sua segurança.
Outra razão pela qual essa é uma jogada inteligente da parte dela é que isso garantirá a segurança de sua carreira. Assim que o SLS for roubado, Roger certamente cairá. Se Hannah não tivesse traído Ray para ajudar os clientes, teria sido um suicídio profissional para ela também. Quem contrataria uma pessoa cuja promoção foi imediatamente seguida de um roubo? Mas ao se tornar a lavadora de dinheiro das três pessoas mais poderosas do mundo, ela garante um emprego, garantindo sua segurança financeira.
Hannah também não queria que Ray fosse caçado pelo resto de sua vida, o que ela sabia que aconteceria se os clientes não soubessem para onde foram seus títulos. Mesmo que não fizesse muita diferença, esse movimento da parte dela era para tentar salvar seu pai. Com isso, ela também o fez perceber que ela não estava mais ligada a ele. Ela não gastaria mais um minuto tentando mudá-lo, porque ele tentou isso anos atrás, mas falhou, e isso custou a vida de Lily.
Hannah não vai cair no mesmo ciclo, então essa traição é uma forma dela mostrar ao pai que ela é mais do que apenas um peão no jogo dele.
O que Ray colocou no cofre pessoal de Roger?
No episódio que se passa logo após o assalto, encontramos Roger Salas vasculhando os cofres vazios de sua empresa de segurança. Todos os títulos de seus clientes se foram, mas não é isso. Quando, por insistência do Agente Abassi, ele abre seu cofre pessoal, ele encontra algo que Ray deixou para ele. O que é isso e o que isso significa para ele e Ray? Anos atrás, quando Ray e Roger ainda eram amigos, eles planejaram um assalto.
Isso foi depois que Ray decidiu desistir de sua carreira no crime, querendo fazer a coisa certa por sua família. No entanto, o tiro saiu pela culatra e, mais uma vez, ele foi atraído de volta ao jogo, que era partes iguais de vingança e ganância. Ele e Roger tentaram roubar joias dos colares que estavam sendo apresentados dentro do mesmo local onde sua esposa trabalhava antes de ser demitida injustamente. Na mesma noite em que Ray começa a roubar, sem que ele saiba, sua esposa chega ao local. Quando Ray quase é pego, Roger inicia um incêndio para ganhar algum tempo.
No entanto, Lily fica presa nele e morre. É particularmente doloroso para Ray porque ele acredita que Roger poderia tê-la salvado. Em vez disso, ele salvou sua própria pele e fugiu. Tudo isso aconteceu por causa das joias que eles queriam roubar. Custou tudo a Ray porque sua esposa morreu durante o assalto, após o que ele foi pego pela polícia, levando à separação de sua filha, a quem ele não viu por mais dezessete anos.
Enquanto isso, Roger não apenas saiu impune, mas também construiu uma boa vida para si mesmo, nunca dando a Ray outro pensamento. Ray fica furioso com o fato, por isso decide arruinar Roger. Ele arruína seu negócio roubando os títulos, mas isso não é suficiente. Ray quer que seu velho amigo saiba quem está por trás do roubo.
Então, ele deixa a mesma joia que estava ocupada roubando enquanto sua esposa entrava no quarto ao lado, onde morreria mais tarde. Esta é a maneira de Ray deixar Roger saber que Ray teve sua vingança.
Caleidoscópio já tem a 1ª temporada disponível na Netflix.
Leia também: Caleidoscópio | Qual a melhor ordem para assistir aos episódios? Descubra!
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.