Bob Iger retorna como CEO da Disney, substituindo Bob Chapek

Disney está sob nova direção. Bob Iger, executivo que ficou na posição de CEO do estúdio entre 2005 e 2020 antes de ser substituído por Bob Chapek, anunciou na noite de ontem (20) o seu retorno ao posto mais poderoso da empresa.

A troca foi confirmada pela diretoria da Disney à Variety, e vem após um período turbulento de quase três anos em que Chapek não só perdeu várias metas de lucro estabelecidas por Wall Street como também enfrentou uma série de polêmicas e os desafios logísticos da Covid-19.

O executivo assumiu a posição de CEO em fevereiro de 2020, pouco antes da explosão da pandemia, que levou a um período sem precedentes de fechamento de parques temáticos e cinemas. Chapek também foi visto como o principal responsável por arrastar a briga da Disney com Scarlett Johansson para os tribunais, após a atriz protestar contra o lançamento de Viúva Negra diretamente no streaming.

Por fim, também foi durante a administração de Chapek que veio à tona o fato da Disney ter feito doações a políticos americanos favoráveis a projetos de lei LGBTQIA+fóbicos. Após evitar uma condenação direta de tais projetos, Chapek sofreu pressão interna (incluindo uma carta aberta de funcionários da Pixar alegando censura prévia em filmes do estúdio de animação) e externa para mudar a sua posição.

Iger, por sua vez, supervisionou a Disney durante um período de intensa expansão e sucesso financeiro – foi sob o comando dele que o estúdio comprou a Pixar, o Marvel Studios, a Lucasfilm e a Fox, por exemplo. Embora sua gestão não tenha sido impermeável a polêmicas, Iger é amplamente considerado um gestor mais diplomático e flexível do que Chapek.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: