Enola Holmes 2 | O que acontece com Moriarty? Entenda o final do longa

Enola Holmes 2 da Netflix segue a história da detetive homônima que embarca em seu primeiro caso profissional após os eventos do primeiro filme. Desta vez as águas estão muito mais turvas e seus inimigos são muito mais poderosos e perigosos. Enola aprende muitas lições ao longo do caminho, especialmente quando se trata de aceitar a ajuda de outras pessoas.

Seu relacionamento com Tewkesbury e sua colaboração com Sherlock também se tornam uma parte importante de sua história, mas é o caso que realmente testa sua coragem e a molda como detetive. O filme envolve o caso de Enola com o de Sherlock, o que significa que as coisas ficam muito mais confusas do que ambos haviam imaginado inicialmente.

O caso os leva de uma pessoa da classe trabalhadora para aqueles que exercem muito poder, ao mesmo tempo em que revela um antagonista improvável que parece estar no centro de tudo. Aqui, entendemos tudo o que acontece no final do filme e o que isso significa para o futuro dos personagens.

Mas antes, o que acontece em Enola Holmes 2?

Enola Holmes 2 começa uma agência de detetives, mas se encontra na sombra de seu irmão muito mais famoso, Sherlock. Quando parece que ninguém vai confiar nela com um caso, uma jovem chamada Bessie aparece em sua porta, pedindo ajuda. A irmã de Bessie, Sarah, que trabalhava na fábrica de palitos de fósforo, desapareceu. O caso parece simples o suficiente para Enola rastrear a garota, mas lentamente, uma imagem maior aparece.

Enquanto ela tenta entender o desaparecimento de Sarah e a morte de sua melhor amiga, Sherlock se envolve em seu próprio caso. A princípio, os irmãos Holmes decidem não envolver o outro no caso, mas logo descobrem que seus casos estão conectados.

A garota que Enola está procurando é uma peça do quebra-cabeça que ajudará Sherlock a rastrear o elusivo e brilhante vilão que está jogando com ele. As coisas ficam muito mais perigosas quando Enola se torna um criminoso procurado. Muito sangue é derramado antes que a coisa toda seja resolvida.

Final de Enola Holmes 2: O que acontece com Moriarty?

Ao perseguir todos os tipos de pistas e puxar todos os possíveis fios soltos, Enola e Sherlock descobrem que o verdadeiro culpado não é alguém visivelmente poderoso. É alguém que se esconde nas sombras e passa despercebido até nos cômodos mais importantes. Isso permite que essa pessoa o poder de manipular os eventos de acordo com sua necessidade.

Esta pessoa acaba por ser Miss Mira Troy, o secretário do Ministro do Tesouro Lord McIntyre. O caso de Sherlock tinha alguém canalizando dinheiro de diferentes contas do governo e enviando-o através de uma série de bancos, tornando impossível rastrear a identidade da pessoa. A Sra. Troy estava a par de todas as negociações de Lord McIntyre e conhecia exatamente os lugares de onde poderia desviar dinheiro.

Por ser mulher, ela nunca foi atendida, e isso serve tanto como motivação quanto como um ótimo disfarce para ela. As coisas teriam corrido bem para a Sra. Troy, mas o acordo de Lord McIntyre com o pai de William Lyon descarrilou tudo. Eles fizeram um acordo que permitiu que Lyon continuasse usando fósforo branco em sua fábrica, apesar de seus efeitos prejudiciais sobre os trabalhadores, enquanto McIntyre recebia muito dinheiro em troca.

Para expor essa corrupção, Sarah roubou as páginas que detalhavam toda a transação. Embora isso tenha sido uma má notícia para os dois homens envolvidos no negócio, o rastro do dinheiro também colocou em risco a operação da Sra. Troy. Para lidar com o assunto, ela contratou os serviços do superintendente Grail, que rastreou Sarah e Mae para obter os papéis deles. É quando Enola entra em cena.

No final, a Sra. Troy, que se revelou pela primeira vez em uma cifra para Sherlock como Moriarty, é presa. Mas ela promete que voltará, e parece que ela está disposta a permanecer fiel às suas palavras. Algum tempo depois de sua prisão, Sherlock encontra uma manchete em um jornal que revela que Moriarty escapou, de forma semelhante à fuga de Enola.

A foto no jornal tem uma carruagem tombada. Considerando que ela não poderia ter feito isso sozinha, ela teve ajuda de fora, o que significa que ela é muito mais engenhosa do que Sherlock previa.

Quem expõe a corrupção do Sr. Lyon e Lord McIntyre?

No final do filme, tanto Enola quanto Sherlock conseguem resolver seu caso. Enola localiza Sarah, enquanto Sherlock encontra seu Moriarty. O assassino de Mae e William acaba por ser Grail, que encontra um fim sombrio. Embora esta seja uma grande vitória, o objetivo central de todo o conflito permanece sem solução.

Tudo começou com Sarah, Mae e William querendo expor a corrupção que levou à morte de muitas meninas na fábrica. Eles queriam que pessoas como McIntyre fossem responsabilizadas por suas ações e que as condições na fábrica mudassem para melhor. Mas a esperança para tudo isso é queimada por McIntyre. Todas as evidências que Sarah coletou desaparecem, mas ela sabe toda a verdade, e Enola insiste que é o suficiente para provocar mudanças.

Na fábrica, Sarah, Bessie e Enola revelam a verdade aos trabalhadores da fábrica e os encorajam a se defender, porque os donos da fábrica certamente não farão isso. No início, as mulheres hesitam em falar contra o chefe e correm o risco de perder o emprego. Mas então ela convida todas as vozes a se tornarem uma.

Enola começa a bater a bengala em sua mão, que é seguida pelo resto das mulheres batendo os pés e marchando para fora da fábrica em sinal de protesto. Algo semelhante aconteceu na fábrica de fósforos Bryant & May em 1888, o que levou às tão necessárias reformas exigidas pelos trabalhadores.

Esperamos que a mesma coisa tenha acontecido com Sarah e seus colegas de trabalho. Quanto ao negócio obscuro entre o Sr. Lyon e Lord McIntyre, Tewkesbury assume a responsabilidade de expor essa corrupção. Ele colabora com o Inspetor Lestrade para construir um caso contra Lord McIntyre, que acaba sendo preso e removido de seu cargo como Ministro do Tesouro. Ambos os resultados provam o que a mãe de Enola a aconselhou ao libertá-la da prisão. Embora seja uma pessoa muito inteligente e independente, ela precisará se abrir para receber ajuda de outras pessoas, de tempos em tempos.

Ao longo do filme, encontramos ela e Sherlock inflexíveis em resolver seus casos por conta própria. Eventualmente, no entanto, eles descobrem que um não poderia ter desvendado o mistério sem o outro. De maneira semelhante, expor a corrupção também leva as pessoas a colaborar em diferentes frentes e se unir para salvar o dia.

Por que Enola se recusa a se tornar parceira de Sherlock?

Uma das coisas que levaram Enola Holmes a provar seu valor foi o fato de que as pessoas, incluindo seus próprios irmãos, tinham o hábito de subestimá-la. Quando ela abre sua agência de detetives, todos questionam suas habilidades por motivos diferentes. Ela é jovem, ela é uma garota, ela é apenas uma secretária, ela não pode colocar o Sr. Holmes no caso? 

Todas essas coisas são repetidamente jogadas nela até que ela é forçada a fechar seus escritórios. Mas então, o caso de Sarah Chapman chega bem a tempo. Ao encontrar Sarah, o caminho de Enola se cruza repetidamente com o de Sherlock, que também a questiona. Desde dar conselhos não solicitados sobre como ser uma detetive até basicamente dizer a ela para deixar a coisa toda e voltar para uma vida de conforto, ele permanece cético em relação ao fato de que Enola pode não apenas cuidar de si mesma, mas também ser muito boa em o trabalho dela.

No final, ele não tem escolha a não ser aceitar que Enola se mostra promissora como detetive e ele precisa ter alguma fé nela. Isso o leva a oferecer uma parceria a Enola e fica um pouco surpreso quando ela o recusa. Não é nenhum segredo que Enola admira Sherlock. Ela está emocionada por estar em seu apartamento na Baker Street e ver suas pesquisas espalhadas por todo o lugar.

Em um mundo ideal, ela não teria piscado antes de aceitar sua oferta, mas ela não vive em um mundo ideal. Ela sabe que, embora Sherlock possa vê-la como sua parceira, o resto do mundo não. Não importa o quão boa ela seja em resolver os casos, as pessoas nunca serão capazes de ver além de Sherlock, e isso não a levaria a lugar nenhum.

Enola está determinada a fazer um nome para si mesma, para provar que é uma detetive tão competente quanto seu irmão, e a única maneira de isso acontecer é se ela fizer isso sozinha. Ela tem que conquistar um lugar para si mesma no mundo, e ela não pode fazer isso vivendo sob a sombra de Sherlock, e é por isso que ela não pode aceitar a oferta de uma parceria com ele, por mais generosa que seja.

E aí, gostou do final? Enola Holmes 2 já está disponível na Netflix.

Leia também:


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: