A série de drama histórico alemão da Netflix ‘Bárbaros‘ é predominantemente ambientada no primeiro século dC e gira em torno do conflito entre o império romano e as tribos germânicas. Na primeira temporada da série, as tribos conquistam uma vitória decisiva na Batalha da Floresta de Teutoburgo, aniquilando três legiões romanas. Na 2ª temporada, o líder germânico Armínio ou Ari descobre que Tibério, herdeiro do imperador Augusto, e Germânico, herdeiro de Tibério, estão agora no comando do exército romano na Germânia. A presença deles só pode significar uma coisa: a guerra é inevitável. Ari sabe que o número de soldados que a aliança das tribos tem não é suficiente para enfrentar os romanos sob o comando de Tibério. Então, ele estende a mão para Marbod, o Reik do povo Marcomanni. Se você está se perguntando se Marbod é baseado em um verdadeiro governante alemão, nós te damos a resposta.
ALERTA DE SPOILERS!
Quem é Marbod?
Em ‘Bárbaros’, Marbod é um poderoso líder tribal germânico com 70.000 lanças sob seu comando. Como Ari, ele era um tributo ao império de sua tribo. Depois de voltar para casa, ele assumiu o comando dos Marcomanni. Ari e Marbod estavam juntos em Roma, então o primeiro conhece muito bem o segundo. Quando os líderes germânicos propõem que peçam a Marbod para se juntar à sua aliança, Ari tem reservas. Mas ele sabe que se eles querem libertar a Germânia completamente do controle romano, eles precisam de Marbod. Então, ele estende a mão para o outro homem e o convida para caçar com ele.
No entanto, o irmão de Ari, Flavus, chega de Roma naquele momento, e as coisas se complicam. É revelado que Marbod e Flavus eram amantes quando estavam em Roma, e mesmo que os anos tenham se passado desde então e Marbod seja casado e tenha filhos, esses sentimentos não desapareceram. Marbod também se opõe a Ari por princípio. Ele não quer uma guerra aberta com Roma, preferindo ser um parceiro de negócios do império. É um arranjo que Tiberius gosta também.
Marbod trai Ari e o entrega a Flavus e aos romanos. Depois que Ari escapa, ele faz uma aposta e aceita Marbod como o rei de todos os povos germânicos. Mas não é até que os romanos atacam a Coisa sob o comando de Flavus e Germanicus e sua esposa é morta que Marbod se junta firmemente ao lado de seu povo nativo. Na batalha climática da 2ª temporada, ele ajuda Ari a destruir o acampamento romano e expulsar o império das terras germânicas.
Marbod é baseado em um verdadeiro rei germânico?
Sim, Marbod é baseado em um verdadeiro rei germânico. A grafia do nome real de Marbod varia muito nos textos latinos e gregos. Entre eles, o Maroboduus é um dos mais usados pelos estudiosos. Maroboduus passou sua juventude na Itália, onde era o favorito do próprio Augusto. Como os queruscos, o povo marcomano estava em constante conflito com os romanos e, por volta de 10 d.C., foi completamente derrotado.
Depois de retornar à Germânia por volta de 9 dC e assumir o controle dos Marcomanos, Maroboduus levou seu povo ao que mais tarde seria conhecido como Boêmia e se declarou rei. Embora Augusto estivesse preocupado com o crescente poder de Maroboduus, Roma assinou um tratado com ele, reconhecendo-o como rei, para que o império pudesse se concentrar em acabar com uma rebelião na Ilíria.
O historiador romano Marcus Velleius Paterculus relata que após sua vitória sobre Publius Quinctilius Varus na Batalha da Floresta de Teutoburg, Armínio enviou a cabeça de Varus para Marobodus, que então a enviou para Augusto. Ele ficou de fora da guerra entre Germanicus e Ari e mais tarde esteve brevemente envolvido em conflito com o líder Cherusci.
Eventualmente, Maroboddus foi removido do poder por um nobre Marcomannic chamado Catualda. Ele passou os últimos 18 anos de sua vida como prisioneiro de Roma em Ravena antes de morrer em 37 dC.
Leia também:
- 5 Séries para assistir depois de Bárbaros
- Bárbaros | Ari consegue libertar a Germânia? Entenda o final da 2ª temporada
- Bárbaros – 3ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.