Festival ANIMAGE 2022 acontece em novembro e retorna com a programação presencial

O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco volta a ocupar as salas de cinema do Recife (PE). A 12ª edição acontece de 15 a 20 de novembro de 2022 e retorna ao formato presencial, com sessões variadas de curtas e longas no Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE.  Além da programação de filmes de animação para todas as idades, o festival também oferece atividades formativas como masterclasses e debates. 

Em breve, a programação completa será anunciada, incluindo mostras especiais temáticas de curtas-metragens e longas inéditos, além da já tradicional Mostra Competitiva, que apresenta as novas produções de animação inscritas no Festival. 

Entre os longas-metragens que serão exibidos este ano, há produções que estreiam no Brasil ou no nordeste, como “Meu Tio José”, dirigido por Ducca Rios e com voz de Wagner Moura. A produção baiana é um filme afetivo, traz um drama familiar que encontra um drama político, baseado em um recorte real da vida do diretor, sobre a relação dele (ainda garoto) com seu tio ativista durante a ditadura militar. O filme também lança um poema inédito de Torquato Neto, dedicado ao Tio José. A trilha sonora tem cinco canções de Chico Buarque, em novas versões.

E “Nayola“, animação portuguesa de José Miguel Ribeiro, baseada na peça “A Caixa Preta” de autoria dos escritores africanos Mia Couto (Moçambique) e José Eduardo Agualusa (Angola), com visual e requinte técnico que mostra a excelência da animação portuguesa. A trama se passa em Angola, envolvendo três gerações de mulheres afetadas pela guerra civil, onde o passado e o presente entrelaçam-se. Ambos os filmes terão lançamento regional pelo ANIMAGE, trazem contextos políticos que refletem nosso momento presente e circularam por festivais estrangeiros expressivos, como o Festival de Annecy na França. 

Mostra Competitiva 2022

Realizadores de diversas partes do mundo inscrevem, anualmente, suas produções de curta-metragem no circuito competitivo do ANIMAGE. Os filmes selecionados pela curadoria são exibidos para o público dentro da programação do Festival.

Este ano mais de 1600 inscrições de 40 países foram recebidas para a competição de curtas, um número que reflete a expressiva produção audiovisual desse segmento em todo o mundo. Destas, 92 estão competindo e treze são de realizadores brasileiros.

A Mostra Competitiva premia com troféu os melhores filmes selecionados nas categorias Melhor Curta-Metragem (este com prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00), Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, além da melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

O curador do festival, Júlio Cavani, comenta sobre esta edição. “No momento em que são celebrados 50 anos de cinema de animação em Pernambuco, o Animage continua consolidado como parte importante desse cenário cada vez mais crescente. A equipe de curadoria teve acesso a uma oferta numericamente inédita de curtas e longas (nacionais e estrangeiros), o que estimulou critérios ainda mais exigentes. Até chegar na programação final, todos passaram por um crivo elaborado a partir da identidade artística construída e reforçada pelo festival ao longo dos anos. Em 2022, as sessões do festival voltam às salas de cinema do Recife, onde são reconstruídas as experiências coletivas que tornam o cinema uma arte única e vibrante”

A proposta do ANIMAGE é promover a originalidade e a diversidade do cinema de animação, trazendo ao público a riqueza de técnicas e temáticas da produção de diversos países. 

Leia também:


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: