A série dramática da Netflix ‘Som na Faixa‘ gira em torno da origem e surgimento do Spotify, uma das mais renomadas plataformas de streaming de música. A minissérie traça a história do serviço de streaming por meio dos pontos de vista das principais pessoas que envolvem a criação do mesmo, incluindo Petra Hansson, chefe jurídica da empresa. Na realidade, como mostra o programa, Petra abandonou seu emprego em um dos renomados escritórios de advocacia suecos para ingressar na empresa de Daniel Ek antes mesmo de seu lançamento. Como o programa destaca a importância do envolvimento da advogada no surgimento e crescimento da empresa, mergulhamos em seu paradeiro atual. Vamos compartilhar o que sabemos sobre a mesma!
Quem é Petra Hansson?
Em 2007, Petra Hansson era advogada na Mannheimer Swartling, um dos escritórios de advocacia suecos de renome internacional. Cerca de um ano antes do lançamento do Spotify, Petra ingressou na empresa e passou a representar o serviço de streaming em negociações com gravadoras/empresas musicais com seu colega Niklas Ivarsson. Petra tinha uma voz distinta entre os “geeks da tecnologia” que formularam o Spotify. “Sensível às necessidades da indústria da música, ela tinha a reputação de ser uma advogada durona de estilo corporativo que reprimiria suas ideias impulsivas, como permitir que os usuários importassem seus próprios arquivos MP3 baixados para o cliente Spotify”, Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud escreveram em ‘Spotify Untold‘, o material de origem do programa.
Quando Daniel Ek, cofundador do Spotify, imaginou seu serviço de streaming como uma plataforma “gratuita para todos”, Petra deixou claro para ele que uma versão paga da plataforma é essencial com a ajuda de seus colegas, o que abriu caminho para a criação da versão premium sem anúncios do Spotify. Em 2009, Petra se juntou a Niklas e Ken Parks para continuar as negociações para lançar o Spotify nos Estados Unidos. Ela desempenhou um papel fundamental na negociação com Edgar Bronfman Jr., o então CEO da Warner Music Group, para disponibilizar o catálogo da Warner no Spotify na Europa.
Petra foi a conselheira geral do Spotify por um período significativo. No entanto, seu papel mudou em 2013, ano em que a plataforma de streaming reconheceu a necessidade de lançar uma versão gratuita de seu aplicativo móvel. As conversas na época foram lideradas por Ken Parks, que se tornou o chefe de conteúdo. Embora Petra ainda estivesse envolvida na empresa, ela deixou o cargo de consultora geral para atuar como advogada que supervisionava as negociações de licenciamento do Spotify.
Como está Petra Hansson atualmente?
Petra Hansson deixou o Spotify em 2017, depois de servir a empresa por 10 anos na sede da plataforma de streaming em Estocolmo. “O Spotify perdeu um de seus executivos de destaque. Negociar com Petra sempre significava que você estava negociando com um adulto”, disse uma fonte sênior da empresa à Music Business Worldwide após sua saída. Após sua saída do Spotify, Petra se concentrou em atuar como investidora e conselheira de startups e outras empresas. Em fevereiro de 2019, Petra ingressou na Tracklib, uma startup de licenciamento de samples com sede em Estocolmo que oferecia 70.000 faixas para download para amostragem na época, como membro de seu conselho consultivo junto com seu ex-colega do Spotify Niklas Ivarsson.
“Petra e Niklas têm décadas de experiência entre eles nas áreas que são mais vitais para nós”, disse Pär Almqvist, CEO da Tracklib, em comunicado. Em junho de 2020, Pär Almqvist disse em entrevista que Petra tem sido “fantástica” e ajudando a empresa em questões de natureza jurídica e comercial. De acordo com fontes, a advogada atualmente reside na área metropolitana da Grande Estocolmo, na Suécia. Ela optou por manter sua vida pessoal privada também.
Leia também:
- Som na Faixa é baseada na verdadeira história do Spotify? Conheça a inspiração da série
- Som na Faixa | Como está Andreas Ehn, ex-CTO do Spotify, atualmente?
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.