A série dramática da Netflix ‘Som na Faixa‘ gira em torno da incrível história real de Daniel Ek, que se une ao empresário Martin Lorentzon para fundar o Spotify. Depois que Daniel e Martin dão as mãos, eles nomeiam Andreas Ehn como CTO da empresa e o primeiro funcionário. Andreas recruta um grupo de engenheiros de computação altamente eficientes e leva o grupo a materializar a visão de Daniel de um serviço de streaming de música sem atrasos. Embora seja Daniel quem se torne o rosto da empresa, o trabalho árduo e a eficiência de Andreas fazem do Spotify um produto louvável. Intrigados com o significado de Andreas, descobrimos mais sobre o paradeiro atual da contraparte da vida real do personagem. Aqui estão nossas descobertas!
Quem é Andreas Ehn?
Quando Daniel Ek começou sua jornada para formar o Spotify, Andreas Ehn era gerente de engenharia da Stardoll. Daniel não teve que se esforçar muito para atrair Andreas para o Spotify, pois foi oferecido a ele o cargo de CTO da empresa imediatamente. Depois que Andreas ingressou na empresa, ele e Daniel recrutaram os engenheiros necessários para projetar o Spotify. A capacidade de Andreas de atrair e inspirar os melhores programadores do país foi essencial para a formação do serviço de streaming. Na época, Daniel tinha apenas uma demanda; sem buffer. Ele queria que os usuários pudessem ouvir as músicas no momento em que clicassem em uma e era trabalho de Andreas garantir o mesmo.
Andreas e sua equipe trabalharam duro para ajustar a tecnologia BitTorrent para atender aos seus requisitos. Em março de 2007, Andreas e outros dois colegas fizeram os retoques finais para dar origem à plataforma de streaming e o CTO se registrou como o primeiro usuário do serviço. Daniel e Andreas, como mostra a série, nem sempre estavam de acordo quando se tratava do crescimento da plataforma de streaming. A dependência da empresa em desenvolvedores de negócios e pessoas de marketing e suas tentativas de agradar a indústria da música desagradaram Andreas severamente, como diz o livro de Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud ‘Spotify Untold‘, o texto fonte do programa.
O tempo de Andreas no Spotify deu uma reviravolta quando a empresa decidiu adquirir um software empresarial específico. O CTO queria projetar o software em vez de adquirir externamente, mas sua posição não foi encorajada. “Essa atitude de faça-você-mesmo não fazia sentido para seus novos colegas [de Andreas] voltados para os negócios. O Spotify era claramente grande demais para montar seu próprio software. Certamente os engenheiros tinham coisas melhores para fazer. Frustrado por sua autoridade cada vez menor, Andreas Ehn começou a se sentir afastado de sua própria empresa. Ele perdeu os primeiros dias de sonhar grande e resolver problemas com sua equipe no quadro branco”, escreveram Carlsson e Leijonhufvud no texto original do programa. Então, no final de 2009, Andreas pediu demissão ao Spotify.
Onde está Andreas Ehn agora?
Andreas Ehn é atualmente sócio da Approach, empresa que formou com sua sócia Lisa Enckell. A Approach colabora com várias empresas internacionais e investe em projetos tentadores. Atualmente, a empresa está sediada em Cingapura, onde Andreas mora com Lisa e seus dois filhos. Ele também é sócio da Antler, uma empresa global de capital de risco e geradora de startups. O ex-CTO do Spotify também atua como membro do comitê de investimentos da Middle East Venture Partners (MEVP), consultor industrial da organização global de investimentos EQT, diretor do conselho do serviço de rastreamento GPS Automile e consultor de serviços de TI e empresa de consultoria k6.
Além disso, Andreas tornou-se um palestrante eminente na esfera do investimento global, participando de palestras e discussões conduzidas por diversas instituições de ensino e investimento. Ele também está interessado em trabalhos de consultoria, funções de consultoria e investimento anjo. Depois de deixar o Spotify, Andreas cofundou o Wrapp, um serviço móvel de aquisição de clientes online para offline que arrecadou fundos de investidores renomados como Atomico e Greylock. Ele também atuou como diretor do conselho da Opbeat e Shootitlive, que mais tarde foram adquiridas pela Elastic e pela TT News Agency, respectivamente.
Leia também: Som na Faixa é baseada na verdadeira história do Spotify? Conheça a inspiração da série
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.