O final da primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder da Amazon tem mais pontos de discussão do que um livro de história dos anões tem Durins – eis como a ação se desenrola. Anteriormente em Anéis de Poder, o Estranho estava indo para Greenwood, o Grande, perseguido por seus amigos Harfoot e um trio de místicos misteriosos. Os Elfos, enquanto isso, estavam pensando em como deter sua morte sem acesso ao suprimento de mithril de Moria, e Galadriel estava indo em sua direção com um Halbrand doente, gravemente ferido durante a explosão da Montanha da Perdição. Em outros lugares, o exército númenoriano da rainha regente Míriel navegou para casa com o rabo entre as pernas depois de sofrer grandes baixas durante a transformação das Terras do Sul em Mordor.
Os Anéis de Poder deliberadamente construíram sua temporada de estreia em torno de um mistério primordial: onde está Sauron? Apesar de se concentrar principalmente em um vilão que daria a Wally e Carmen Sandiego uma corrida pelo seu dinheiro, o episódio 8 de Os Anéis de Poder cobre muito mais do que apenas Sauron. O destino de uma raça inteira está em jogo, um rei dá seus últimos suspiros, um momento importante na mitologia de J.R.R. Tolkien acontece e um mago chega exatamente quando ele pretendia.
O Amazon Prime custa R$ 14,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar e aproveite os 30 dias grátis.
Quem é Sauron?
Depois de uma fraude sorrateira envolvendo o Estranho, Os Anéis de Poder finalmente confirma o que muitos suspeitavam assim que o personagem de Charlie Vickers se revelou pela primeira vez: Halbrand é Sauron. Agora adequadamente recuperado após a tentativa de assassinato de Adar, Sauron adotou um disfarce humano, e todo o seu arco na primeira temporada de Os Anéis de Poder deve agora ser revisto através de uma lente suspeita. De carregar o sigilo das Terras do Sul a fingir uma lesão que só poderia ser curada por mãos élficas, Sauron parece ter manipulado os eventos a seu favor ao longo da temporada, seu objetivo principal sendo alcançar Celebrimbor em Eregion e definir a forja da Terra-média.
Sauron de alguma forma acredita que ele é o mocinho em Os Anéis de Poder, tornando-se lírico sobre como ele deseja curar as feridas que Morgoth infligiu. Como Galadriel deduz rapidamente, Sauron só está interessado na recuperação da Terra-média se ele estiver reinando supremo quando tudo estiver dito e feito. Apesar de Sauron preparar uma lasanha de mentiras durante a primeira temporada de Os Anéis de Poder, seu interesse em Galadriel parece estranhamente genuíno, pois mesmo depois de suas maquinações serem bem-sucedidas, o vilão tenta seduzir seu companheiro com um lugar ao seu lado sombrio.
O Estranho é Gandalf, O Cinzento?
Embora o Estranho de Daniel Weyman seja inicialmente tomado por Sauron, isso prova um caso profundamente infeliz de identidade Maiar equivocada. Duelando contra “Sauron”, o Morador percebe que seu oponente é na verdade um Istar, ou mago. Como Sauron, os Istari são espíritos Maiar, mas estão encarnados em corpos humanos e enviados pelos Valar para combater o mal, não causá-lo. Também ao contrário de Sauron, os Istari chegam à Terra-média com suas memórias nebulosas e seus poderes reduzidos. Tolkien só escreve cerca de cinco Istari, todos os quais aparecem durante a Terceira Era ao invés da Segunda. Estes são Gandalf, Saruman, Radagast e os dois magos azuis raramente vistos.
Os Anéis de Poder sugerem fortemente que seu Estranho é Gandalf. Suas memórias gradualmente voltando nos momentos finais do final da primeira temporada, o honorário Harfoot diz a Nori: “Siga seu nariz”, que é exatamente o mesmo conselho que Gandalf oferece a Merry em O Senhor dos Anéis. Como uma pista bônus, o Estranho transforma o Morador, Nômade e Asceta em mariposas durante sua luta, acenando para os insetos com os quais Gandalf comunga em O Senhor dos Anéis.
Por que o Estranho e Nori estão indo para Rhûn na segunda temporada?
O Estranho termina a primeira temporada de Os Anéis de Poder indo para Rhûn com Nori, já que este é o único local de onde a constelação de estrelas que ele está procurando pode ser vislumbrada. O Morador, Nômade e Asceta são servos de Sauron e queriam levar seu mestre para Rhûn, então deve haver alguma ligação importante entre esta região oriental da Terra-média e o retorno do Lorde das Trevas. Provavelmente é por isso que os Valar enviaram o Estranho para a Terra-média com nada além de uma memória das estrelas de Rhûn – é um lugar vital para entender o plano de Sauron. De qualquer forma, o Estranho tem poucas pistas melhores para descobrir qual pode ser seu propósito.
A terra de Rhûn oferece aos Anéis de Poder uma excitante lousa em branco para a segunda temporada, já que J.R.R. Tolkien escreveu quase nada sobre o país. Situada no extremo leste da Terra-média, Rhûn é povoada por Homens, principalmente do tipo violento que segue Sauron e Morgoth, então o Estranho e Nori estão entrando em território inimigo. Fora isso, Os Anéis de Poder tem rédea livre para criar um cenário da Terra-média que Tolkien deixou em grande parte desconhecido. Esse processo de preenchimento em branco já começou, já que o Dweller, Nomad e Ascetic estão todos implícitos em Rhûn, dando uma ideia inicial dessa cultura invisível que Os Anéis de Poder da Amazon vai descascar ainda mais na segunda temporada.
Os anéis de poder mudam porque os três foram forjados
No legendarium de JRR Tolkien, os três Anéis de Poder dos Elfos são forjados principalmente pelo amor ao artesanato. A ideia de Elfos precisando de mithril para sobreviver é um jazz narrativo de Os Anéis de Poder, vagamente baseado no ciclo de vida dos Elfos de Tolkien. O mesmo vale para a existência dos Elfos que depende inteiramente de Celebrimbor forjar os Três. Como tal, O Anel do Poder reescreve completamente a motivação por trás dos Anéis de Poder, mas talvez também prove que Eregion não teve escolha a não ser seguir o exemplo de Sauron. Adicionando mais uma reviravolta na história de criação dos Anéis, Celebrimbor admite que sua intenção original com a nova forja de Eregion e três pedras preciosas tricolores era criar o equivalente da Terra-média às Silmarils de Fëanor, e é provavelmente por isso que existem três rochas antes mesmo de Galadriel sugere fazer três Anéis de Poder.
“Alloyed” também explica por que Nenya, Narya e Vilya pegaram os designs que fizeram. As partes de mithril foram projetadas para salvar os Elfos do desbotamento, os outros metais preciosos amplificaram essas qualidades, os acessórios para os dedos foram a forma escolhida porque o poder precisava ser dividido entre várias peças, e uma forma circular era necessária para aprimorar a magia. Os Anéis de Poder então revelam por que três era o número mágico. Galadriel acreditava que um único Anel corromperia seu dono, e dois julgariam o conflito, enquanto três manteriam os outros sob controle. Sua lógica se mostra correta, pois os Anéis permanecem perfeitamente equilibrados até a queda de Sauron em O Senhor dos Anéis. Presumivelmente, o forjamento bem-sucedido do pedaço de mithril solitário de Durin IV evitou a destruição rastejante dos elfos por enquanto.
Os anéis do poder configuram a missão da segunda temporada de Sauron
O final da primeira temporada de Os Anéis de Poder permanece ambíguo sobre o que está reservado para Sauron quando a série de TV da Amazon finalmente retornar. Quando os créditos começam a rolar, apenas três Anéis de Poder foram forjados – o trio de Anéis Élficos mantidos por Galadriel, Elrond e Gandalf em O Senhor dos Anéis, que Tolkien especifica que Sauron não estava diretamente envolvido na criação. Isso ainda deixa os nove Anéis para Homens e os sete para Anões. Não apenas esses Anéis de Poder restantes são parte integrante do grande plano de Sauron, mas os dezesseis restantes são os que mais carregam sua influência vilã. Halbrand poderia, portanto, retornar a Eregion na segunda temporada de Os Anéis de Poder sob um novo disfarce, como sua forma “justa” canônica, Annatar.
Dito isto, os Elfos já estão em alerta máximo depois que Galadriel os avisou que Halbrand era um inimigo. E não apenas Galadriel suspeita que Sauron tenha controle sobre a mente de Celebrimbor, mas os Elfos não precisam mais criar Anéis se os Três forem suficientes para salvá-los da extinção. Os elfos deixariam outro estranho sombrio se aproximar de seu conjunto de joias? Parece improvável. Além disso, a linha “chame isso de presente” de Halbrand para Celebrimbor alude ao alter ego Annatar de Sauron, com esse apelido que significa “Senhor dos Presentes”. A piada de Halbrand pode sugerir que ele está interpretando o papel de Annatar dos livros de Tolkien. Sauron poderia, em vez disso, voltar seu foco para reivindicar Mordor de Adar, construindo sua infame torre de Barad-dûr,.
O Aviso de Tar-Palantir e a Visão de Palantir de Earien explicados
O final da primeira temporada de Os Anéis de Poder é surpreendentemente leve nas apostas Númenorianas, mas nenhuma das cenas do reino é um bom presságio para seu futuro. Tar-Palantir desperta para entregar uma profecia assustadora depois de confundir Eärien com sua própria filha. Ele acusa “Míriel” de se esgueirar na calada da noite, e ela provavelmente está fazendo isso para estudar o palantír sentado no topo de sua torre. O rei quer que sua filha pratique cautela, aparentemente porque o uso excessivo do orbe oracular é responsável por seu constante estado de confusão. Tar-Palantir infelizmente morre antes de sua filha retornar da Terra-média, o que, tecnicamente, faz de Míriel a governante indiscutível de Númenor.
Antes que o Rei faleça, ele inadvertidamente permite que Eärien acesse a câmara palantír da torre. Os Anéis do Poder não confirmam o que ela vê dentro do orbe (ou mesmo se a irmã de Isildur realmente o usa) e esse cliffhanger prepara um novo mistério para a segunda temporada: o que Eärien viu? Ela perceberá a sobrevivência de Isildur? Ou pegar reprises da mesma destruição aquosa que a Rainha Regente Míriel e Galadriel testemunharam? Eärien parecia se ressentir da amizade de seu pai e irmão em relação aos Elfos no início de Os Anéis de Poder – a profecia de Tar-Palantir de que evitar os velhos hábitos de Númenor condenaria toda a ilha poderia fazê-la mudar de ideia, mas Eärien também pode interpretar mal seu aviso e se unir contra os Fiéis… e sua própria família.
O final da primeira temporada de Os Anéis de Poder provoca o futuro sombrio de Numenor
As más notícias continuam para Númenor no final da primeira temporada de Os Anéis de Poder. À medida que a morte do rei se aproxima, o traiçoeiro Pharazôn começa a tomar providências, mas sua cena contém um presságio não tão sutil para o futuro. Fazendo um discurso sobre a vida e a morte, Pharazôn menciona a imortalidade “que nenhum homem – nem mesmo um rei – pode alcançar“. Esta linha – e o olhar quase faminto em seu rosto enquanto é falado – prenuncia perfeitamente as ambições do Chanceler em Os Anéis de Poder. Primeiro, Pharazôn pretende assumir como Rei de Númenor agora que Tar-Palantir está morto. Em segundo lugar, o vilão barbudo busca maior glória – a imortalidade que só Valinor pode prometer.
Enquanto isso está acontecendo, Míriel tenta descobrir como pode esconder sua recente cegueira da população de Númenor. A rainha evidentemente acredita que sua falta de visão será interpretada como uma acusação condenatória do fracasso da missão da Terra-média, ou um sinal discriminatório de “fraqueza” de súditos mesquinhos. Por mais que ela pratique, é improvável que Míriel engane Pharazôn, que sem dúvida encontrará uma maneira de explorar sua cegueira em benefício próprio.
Pelo menos Míriel tem um amigo em Elendil, que finalmente admite que pertence aos Fiéis no final da primeira temporada de Os Anéis de Poder. Tendo negado a acusação em episódios anteriores, Elendil confessa que é amigo dos Elfos e quer que Númenor volte aos seus velhos hábitos, mesmo diante da morte do filho. Após seu desaparecimento em Mordor, Os Anéis de Poder não aborda o destino de Isildur no final da primeira temporada, embora o público, é claro, saiba que ele está vivo graças a O Senhor dos Anéis. A verdadeira questão é quem tem a honra de encontrá-lo na segunda temporada de Os Anéis de Poder.
Leia também:
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Quem é Adar? Entenda
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder introduziu um elemento-chave da mitologia da franquia
- Como Isildur de ‘Os Anéis de Poder’ pode estar relacionado a Aragorn de ‘O Senhor dos Anéis’? Entenda
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.