A Inundação do Milênio, série original polonesa da Netflix adota a abordagem bastante inovadora de recriar um desastre natural da vida real – o Millennium Flood, um terrível dilúvio que afundou a maior parte de Wroclaw, Polônia, bem como partes da Alemanha e República Tcheca – com personagens fictícios. Nesse sentido, a série consegue ser bastante fiel à real sequência de eventos e às más decisões que ocorreram antes, durante e depois da enchente, mas também sendo altamente dramatizada enquanto entrega uma condenação contundente pelo balde sem arriscar uma resposta negativa – e potencialmente litigiosa.
No início, a protagonista inventada do programa, a hidróloga Jasmina Tremer, faz o possível para provar que o dilúvio é iminente enquanto todos ao seu redor tentam negá-lo. Aqui a série é envolvente, mas um pouco seca – desculpa o trocadilho -, embora as coisas fiquem mais interessantes à medida que a representação da história da série começa a se encaixar com um relacionamento pessoal inventado entre Tremer e o executivo provincial Jakub Marczak.
Como sempre, a má gestão em vários níveis levou ao Dilúvio do Milênio, e a justiça adequada para isso nunca foi totalmente aplicada, apesar de alguns dos envolvidos terem que testemunhar em audiências oficiais. Mas não há aquele momento de catarse para ser encontrado aqui, pelo menos não em relação aos detalhes de não-ficção. A inundação não pode ser evitada apesar da evidência esmagadora de sua chegada iminente, custa muitas vidas e muitos milhões de dólares, e ninguém é realmente obrigado a responder por nada disso em qualquer sentido significativo.
Mas é por isso que ficcionalizar os principais personagens em torno da história real de A Inundação do Milênio foi uma ideia tão boa, já que a história entre Tremer e Marczak, que inicialmente se desenrola como uma espécie de mistério, é muito mais satisfatória em seus ritmos narrativos e constrói um bela recompensa. Como é revelado gradualmente, esses dois realmente têm uma história romântica, e mais ainda é que a filha de Jakub, Klara, é na verdade filha de Jasmina, deixada para ele criar sozinho porque Jasmina era viciada.
Apesar de todo o tempo que se passou e de toda a amargura e arrependimento que continua fervendo em torno da dinâmica, a inundação realmente une Jasmina e Klara. A criança é inteligente o suficiente para juntar os pontos, e com Jasmina em recuperação e, portanto, muito melhor posicionada para desenvolver um relacionamento com sua filha, A Inundação do Milênio é capaz de entregar uma recompensa emocional que o clímax dos eventos reais não teria proporcionado.
Leia também:
- Mike: Além de Tyson | Como estão os personagens reais da série atualmente?
- Blonde | Por que Marilyn Monroe e Joe DiMaggio se divorciaram?
- A Imperatriz | A máfia matará Elisabeth? Entenda o final da série da Netflix
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.