De 20 de outubro a 02 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema, que neste ano terá formato majoritariamente presencial. Durante duas semanas, as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil vão apresentar 223 títulos, oriundos de 60 países, em circuito de salas de cinemas e espaços abertos da cidade de São Paulo. As plataformas Sesc Digital e Spcine Play, vão dar acesso gratuito a 10 e sete títulos, respectivamente, selecionados pela curadoria do evento.
Triangulo da Tristeza (Triangle of Sadness), de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, abre a 46ª Mostra na quarta-feira, dia 19, na Cinemateca Brasileira, em sessão para convidados. Outras sessões do filme serão programadas no evento.
Bardo – Falsa Crônica de Algumas Verdades, de Alejandro Iñarritu, Nada de Novo no Front (All Quiet in The Western Front), de Edward Berger, Sem Ursos (No Bears), de Jafar Panahi, Conto de Fadas (Fairtyle), de Alexander Sokurov, Pacifiction, de Albert Serra, One Fine Morning, de Mia Hansen Løve, Os Anos Super 8, de David Ernaux-Briot e Arnnie Earnaux (ganhadora do Nobel de Literatura), e as séries The Kingdom Exodus, de Lars Von Trier (dois episódios) e Noite Exterior (Esterno Notte), de Marco Bellocchio, estão entre os títulos confirmados para esta edição.
A 46ª Mostra homenageia a cantora e atriz Doris Monteiro, protagonista de Agulha no Palheiro (1953), de Alex Vianny, com o Prêmio Leon Cakoff. Restaurado pela Cinemateca Brasileira, o filme será projetado na instituição.
Entram em Apresentação Especial os clássicos restaurados Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, A Rainha Diaba, de Antonio Carlos Fontoura, A Mãe e a Puta (La Maman e la putain) e Meus Pequenos Amores (Mês Petites Amoureses), ambos de Jean Eustache, e Bratan, de Bakhtyar Khudojnazarov.
Outros títulos, como os curtas de Lucrecia Martel, A Camareira, e Le Pupille, de Alice Rohrwacher, também terão Apresentação Especial.
O Prêmio Humanidade será entregue à diretora Ana Carolina, durante a apresentação especial de seus filmes Mar de Rosas, Das Tripas Coração, Sonho de Valsa e Paixões Recorrentes.
A 46ª Mostra faz homenagem a Jean-Luc Godard, morto há pouco mais de um mês, com a Apresentação Especial do documentário Até Sexta, Robinson (A Vendredi, Robinson), de Mitra Farahani, que condensa um diálogo de 29 semanas entre o diretor franco-suíço e o cineasta e escritor iraniano Ebrahim Golestam.
O jornalista, escritor e diretor Arnaldo Jabor, que nos deixou no início do ano, ganha homenagem póstuma do evento com a exibição do longa Eu Te Amo. O longa será antecedido por um curta de Carolina Jabor, extraído do depoimento que o diretor deu ao projeto da Mostra, Filmes da Minha Vida, na 30ª edição do evento.
Olhares sobre a Amazônia podem ser conferidos em cinco títulos selecionados pela 46ª Mostra. O destaque é Amazonas, a nova Minamata? inédito documentário de Jorge Bodanzky, que desde 1976 realiza filmes urgentes sobre a região. Pisar Suavemente na Terra, coprodução Brasil e EUA, de Marcos Colón; Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho; À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze e Uyrá — A Retomada da Floresta, de Juliana Curi compõem a seleção.
Com o intuito de refletir a indústria audiovisual e promover encontros que resultem em parcerias para o setor, a Mostra realiza, de 26 a 29 de outubro na Cinemateca Brasileira, o II Encontro de Ideias, que inclui o VI Fórum Mostra e lançamentos de livros
O diretor, produtor e roteirista português Rodrigo Areias (A Arte da Memória), a diretora Lina Chamie (Kobra Auto Retrato) e o diretor e produtor André Novais (Marte Um) formam o júri da Competição Novos Diretores.
O público também vota em seus preferidos estrangeiros e brasileiros, escolhendo o melhor filme de ficção e o melhor documentário da Perspectiva Internacional e da Mostra Brasil.
A Realidade Virtual retorna à 46ª Mostra apresentando oito títulos em dois locais: Cinemateca Brasileira e Cine Sesc.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.