‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder‘ se passa milhares de anos antes dos eventos dos filmes ‘O Senhor dos Anéis’. A série foca nas origens de alguns personagens muito conhecidos presentes no universo de J.R.R. Tolkien. Embora o principal interesse esteja na história de fundo de Sauron, cuja identidade continua sendo uma peça indescritível do quebra-cabeça, também podemos ver os eventos que moldaram a história de personagens como Galadriel e Elrond. Um dos personagens mais importantes de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ é Isildur.
Ancestral de Aragorn dos filmes ‘O Senhor dos Anéis’, em ‘Anéis de Poder’, Isildur ainda é um jovem que está tentando encontrar seu lugar no mundo. Embora saibamos onde sua história acabará, o programa tem muito tempo para explorar o crescimento de seu personagem e adicionar mais dimensões a ele, dando mais gravidade às suas ações no final de seu caminho. Esta representação estendida de seu conto também permitirá lançar luz sobre o que realmente aconteceu com ele no final da guerra contra Sauron. Isildur simplesmente morre ou ele é transformado em um Nazgûl? Vamos descobrir.
ALERTA DE SPOILERS!
Isildur se torna um Nazgûl?
Com livros, filmes e videogames, ‘O Senhor dos Anéis’ é uma franquia extensa que abre todos os tipos de portas para o passado e o futuro de vários personagens. Às vezes, à medida que o meio muda, alguns detalhes sobre os personagens são ajustados e suas histórias tendem a diferir do que foi originalmente escrito pelo criador da história. Isso é exatamente o que aconteceu com o personagem de Isildur.
Seguindo o que é contado nos livros, e o que os filmes adaptam fielmente, Isildur não se torna um Nazgûl. Na Última Aliança de Elfos e Homens, a guerra contra Sauron parece sem esperança quando Isildur usa a espada quebrada de seu pai para cortar o dedo de Sauron no qual ele estava usando o Anel. Ao fazer isso, ele destrói a forma corpórea de Sauron, mas a guerra não acabou. Acompanhado por Elrond, Isildur chega ao local onde Sauron forjou o Anel. Se Isildur tivesse jogado o Anel nas chamas, ele teria sido destruído, não deixando nada que ligasse Sauron ao poder de voltar e destruir o mundo novamente. Mas agora, Isildur está corrompido pelo Anel, então ele decide mantê-lo.
Muito mais tarde, Isildur, depois de deixar Minas Anor com cerca de 200 soldados, é atacado por um exército de orcs nos Campos de Lis. Os homens estão em menor número e os orcs os matam. Isildur usa o Anel para ficar invisível e foge. Ao tentar nadar para o outro lado do rio Anduin, o Anel escorrega de seu dedo e é deixado na água. Só é encontrado mais de dois mil anos depois por Smeagol, que é ainda mais corrompido por ele. Com o Anel desaparecido, Isildur chega ao outro lado do rio, mas é descoberto pelos orcs, principalmente por causa da gema real, Elendilmir, e é morto. É durante a Guerra do Anel que descobrimos que Saruman havia encontrado os restos mortais de Isildur, assim como Elendilmir, que de outra forma era considerado perdido.
Enquanto os livros e os filmes encerram a história de Isildur de uma maneira mais simples, os videogames se ramificam de maneira diferente. Em ‘Middle-Earth: Shadow of War’, descobrimos que depois que os orcs encontraram Isildur, eles não o mataram. Em vez disso, eles o arrastaram para Mordor e o jogaram à mercê de Sauron, que não achava que a morte fosse punição suficiente por suas ações. Ele colocou um dos Nove Anéis dos Homens no dedo de Isildur e então o transformou em um Nazgûl, forçando-o a servir sob seu comando por milênios. Eventualmente, Isildur é morto por Talion, o protagonista do jogo, e finalmente é libertado de seu tormento.
Embora Isildur se transformar em um Nazgûl seja certamente uma perspectiva interessante, não parece muito viável considerando o enredo original do personagem. Os Nazgûl foram criados por Sauron quando ele deu os nove anéis corrompidos aos homens, que os usaram tanto ao longo dos anos que se tornaram invisíveis. Os anéis continuaram a ter poder sobre eles e eles estavam tão profundamente corrompidos que, eventualmente, esqueceram quem eram originalmente. Para que isso acontecesse com Isildur, ele precisava de uma vida mais longa. Além disso, o fato de que Saruman encontrou os restos mortais de Isildur prova que ele havia morrido e sua forma corpórea se foi, o que significa que ele não poderia ter se transformado em um Nazgûl.
Se ‘Os Anéis de Poder’ permanecer fiel ao plano original para a vida e morte de Isildur, não o veremos se transformando em um Nazgûl. No entanto, como o programa tem a liberdade de levar as histórias de seus personagens em qualquer direção, os escritores podem brincar com essa ideia. Eles certamente têm a oportunidade de fazê-lo porque, de acordo com a linha do tempo do programa, Isildur já está por aí e os anéis ainda não foram forjados. Isso deixa uma janela, mesmo que pequena, para Sauron transformar Isildur em um dos nove Nazgûls. Se a série escolherá ou não seguir esse caminho ainda veremos.
Leia também: Como Isildur de ‘Os Anéis de Poder’ pode estar relacionado a Aragorn de ‘O Senhor dos Anéis’? Entenda
O Amazon Prime custa R$ 14,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar e aproveite os 30 dias grátis.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.