A série de suspense Echoes da Netflix gira em torno de Leni e Gina McCleary, duas irmãs gêmeas idênticas que trocam suas vidas para compartilhar tudo o que possuem, incluindo seus maridos. A vida das duas irmãs dá uma reviravolta quando uma delas desaparece, deixando a outra sozinha para lidar com os conflitos que surgem devido ao desaparecimento.
Estrelanda Michelle Monaghan como Leni e Gina, a série é uma exploração da psique humana, relacionamentos e limites emocionais, mas termina com vários desenvolvimentos surpreendentes sobre a vida das irmãs gêmeas, deixando os espectadores com várias perguntas. Gina está viva? Vamos explicar!
Mas antes, o que acontece em Echoes?
Echoes começa com o desaparecimento de Gina, que vivia como Leni em Mount Echo com o marido desta última, Jack Beck, e a filha Mathilda “Mattie” Beck. A investigação começa sob a liderança da xerife Louise Floss, mas os membros do grupo de busca e os policiais não conseguem encontrar nenhuma pista sobre seu desaparecimento. Leni, que vive como Gina em Los Angeles com o marido desta última, Charlie Davenport, chega a Mount Echo para encontrar sua irmã desaparecida.
Ela vai para uma caverna que ocupa um lugar especial em suas vidas, apenas para perceber que sua irmã planejou o desaparecimento. Leni muda sua aparência para aparecer como a “falta de si mesma”. Leni, que investiga o desaparecimento de Gina, descobre que sua irmã tem um caso com Dylan Thomas. Ela também é forçada a interpretar ela mesma e Gina na frente de sua família, seu pai Victor McCleary e irmã Claudia McCleary, e o marido de Gina, Charlie.
Enquanto isso, o xerife Floss investiga um caso de uma igreja incendiada e um assassinato que aconteceu na igreja. Gina envia as fotos da mesma igreja e do cadáver encontrado dentro da igreja para Leni e exige ajuda financeira se não quiser que a verdade por trás das fotos seja revelada. Leni finalmente descobre que Gina precisa do dinheiro para fugir com Dylan.
Logo, Dylan é encontrado morto. Gina coloca a arma do crime no carro de Leni para ela ser presa. Quando Floss prende Leni, esta tenta atribuir o assassinato da igreja a Gina, resultando em sua prisão também. Floss fala sobre a ambiguidade que gira em torno da vida das duas irmãs, apenas para Gina explicar como ela e Leni estão trocando suas vidas.
Em cenas de flashback de Echoes, Gina sofreu um aborto espontâneo. Leni propôs trocar suas vidas para que Gina pudesse ser mãe de sua filha Mattie. Gina aceitou o mesmo e as irmãs começaram a trocar de vida todos os anos. Como Floss não consegue identificar de forma conclusiva Leni e Gina separadamente, ela é forçada a libertar as duas irmãs. Gina vai ver Victor, que está morrendo devido a uma doença.
Antes de morrer, ele revela que matou a mãe das irmãs, Maria McCleary. Leni chega em sua casa e vê seu pai morto. Gina confronta sua irmã por matar Dylan, apenas para este último responder que ela o matou sem querer. Durante o confronto, a casa pega fogo. Gina foge de Leni e esta segue a irmã.
Gina sobrevive no final?
Depois de escapar da casa em chamas e Leni, Gina foge para o rio próximo. Leni a encontra no local e tenta convencê-la a não fugir dela novamente. Impressionante Leni, Gina pula do alto da cachoeira. Floss e outros oficiais lideram o grupo de busca sob a suposição de que ela morreu. Mas eles não conseguem encontrar um cadáver para confirmar que Gina está morta. Ela deve ter sobrevivido à queda e desaparecido para escapar do domínio vicioso de controle de sua irmã.
Se ela realmente morreu em Echoes, é improvável que seu corpo não seja descoberto. No que diz respeito a Gina, a única maneira de viver uma vida independente é morando longe de Leni. Quando Leni tenta desaparecer, um funcionário de um aeroporto diz a ela que conheceu alguém que se parece exatamente com ela. A pessoa pode realmente ser Gina, que quer escapar não apenas de Leni, mas também dos casos que Floss pode acusá-la se ela tiver permanecido no Monte Echo.
Depois de sofrer a “tirania” de Leni, a morte de Dylan e outro aborto espontâneo, Gina não vai querer passar o resto da vida na prisão. Como alguém que já sofreu o suficiente, Gina merece passar o resto de sua vida de forma independente. Considerando a falta de um cadáver, as palavras do funcionário do aeroporto e o motivo de Gina desaparecer das pessoas que a conhecem, ela estar viva faz mais sentido do que a possível conclusão de que ela está morta.
Vários dias após o desaparecimento de Gina, Charlie publica um livro sobre as irmãs gêmeas, e uma pessoa disfarçada, que se parece com Gina/Leni, aparece em uma banca de livros durante uma sessão de perguntas e respostas para perguntar se o cadáver de Gina foi encontrado. A pessoa pode ser Gina, o que indica ainda que ela provavelmente está viva.
Depois de conhecer a pessoa “anônima”, Charlie chega em sua casa, apenas para conhecer uma das irmãs gêmeas. Charlie pergunta se ela é Gina ou Leni, mas ela se abstém de revelar sua identidade. A pessoa pode ser Leni, especialmente considerando a revelação de Charlie para ela de que a ama.
Leni sabe que não pode retornar ao Monte Echo, pois Floss fará o possível para prendê-la e acusá-la de vários casos. Jack só pode vê-la como uma assassina de seu próprio pai Victor sem saber a verdade sobre sua morte. Leni também acredita que seu casamento com Jack está irremediavelmente danificado.
Assim, Leni pode ser a pessoa que Charlie encontra em sua casa. Seus sentimentos por ela podem ter se tornado sua última esperança de um futuro brilhante pela frente. Como Charlie ama Gina e Leni, ele pode recebê-la em sua vida sem se preocupar em descobrir se ela é sua esposa ou irmã.
Se for esse o caso, eles podem acabar juntos. No entanto, existe a possibilidade de que a pessoa seja Gina. Depois de conhecer Charlie, ela diz a ele que tem várias contas a acertar e que está começando com ele, o que indica que ela pode ser Gina. Apesar de Charlie ser o marido de Gina, ele aceitou voluntariamente Leni em sua vida, mesmo depois de saber sobre o acordo de troca entre as duas irmãs.
Se a mulher no final de Echoes é Gina, ela deve ter voltado para confrontar o marido por amar Leni e ter uma relação sexual com ela intencionalmente. Ela também deve estar pensando que Charlie deveria tê-los impedido de trocar de vida depois de saber a verdade, o que deve ter evitado vários acontecimentos desagradáveis em suas vidas, em vez de acolher alegremente Leni como sua outra metade a cada ano alternativo.
Victor matou Maria?
No fim de Echoes, antes de morrer, Victor diz a Gina que matou Maria porque ela queria. Maria estava em estado terminal, sem chances de sobrevivência. Ela aceitou a morte assim que percebeu que não havia mais esperança para ela se agarrar. No ano das flores da macieira, Maria ficou extasiada ao presenciar o mesmo. Ela passava os dias com Gina e Leni, no jardim, comemorando a chegada das flores.
A felicidade de mergulhar nas flores de macieira também aparentemente a lembrou o quanto ela odeia experimentar a beleza das mesmas enquanto come a dor. Maria discutiu com o marido Victor sobre o mesmo e concluiu que a morte é a melhor escolha que ela pode fazer. Victor, depois de testemunhar a miséria de Maria, pode ter pensado que deveria acabar com a miséria de sua amada, mesmo que seja matando-a. Para Maria partir para um mundo sem dor, Victor matou sua esposa afogando-a em uma banheira.
E aí, o que achou desse final chocante de Echoes? A série já está disponível na Netflix.
Leia também: Com quem Laura escolhe ficar? Entenda o final de 365 Dias Finais
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.