12 melhores filmes sobre guerra nuclear de todos os tempos

Fazer um filme baseado em guerra nuclear parece estranho porque é um assunto delicado de se lidar. Alguns deles são divertidos, enquanto outros são tão sombrios e assustadores que assisti-los uma única vez pode ser uma tarefa árdua. Eles são muito mais assustadores do que qualquer guerra horrível ou horror assustador porque nos mostram o mundo que é extremamente doloroso de imaginar. Embora a Guerra Fria possa ter diminuído por causa da queda da União Soviética, se você percorrer a lista abaixo, certamente se lembrará da paranóia em torno da guerra fria. 

Com isso dito, aqui está a lista dos melhores filmes sobre guerra nuclear de todos os tempos. Como alguns são muito antigos, você vai ter que procurar um pouco para assistir, pois não tem em serviços de streaming. Mas a procura valerá a pena. Divirta-se!

12. Trinity and Beyond (1995)

Este documentário narrado por William Shatner, revela o desenvolvimento de armas nucleares desde 1945 até o primeiro teste chinês em 1964. A maioria das grandes explosões nucleares são cobertas, enquanto a trilha sonora de William Stromberg dá uma aparência assustadoramente bela a um história verdadeiramente horrível.

11. BBC History of WW II Hiroshima (2005)

Este documentário da BBC usa CGI e muitos outros efeitos para recriar o cenário horripilante do ataque de Hiroshima. É difícil assistir o filme. A narração de Malcolm McDowell dá arrepios. Apresenta a chuva negra que caiu sobre a cidade devastada, que foi fatal para os sobreviventes ressecados.

10. A Clean Escape (2007)

Esta peça de John Kessel de 1986 foi transformada em um filme de 1 hora, que faz parte do programa de TV “Masters of Science Fiction”. Sam Waterston interpreta o presidente, que perdeu todas as suas memórias do dia em que o mundo acabou – ou não? Waterston interpretou uma das melhores caracterizações que pode ser seu melhor trabalho.

9. Black Rain (1989)

Este filme japonês mostra como o ataque atômico a Hiroshima afetou negativamente uma família fictícia. Este filme japonês altamente elogiado ganhou prêmios em todo o mundo.

8. Miracle Mile (1988)

Um filme de ‘truque’ recheado de momentos hilariantes e engraçados. Em Los Angeles, um homem recebe uma ligação errada em um telefone público dizendo que “eles” pressionaram o botão de troca nuclear. Com o conhecimento da catástrofe inevitável, ele precisa decidir o que fazer com a informação. Seu segredo vaza e a cidade fica um caos enquanto ele luta para sair da cidade antes que o ataque aconteça. Um filme metafórico que faz comentários sutis sobre os horrores de um ataque nuclear.

7. Testamento (1983)

Este filme, estrelado por Jane Alexander e William Devane, ilustra a luta para sobreviver após um ataque nuclear. O filme foi feito para fins de televisão, mas mais tarde foi lançado nos cinemas. A história é contada através dos olhos de uma mulher que luta para cuidar de sua família após um ataque nuclear. O filme inteiro se passa em uma pequena cidade suburbana nos arredores de San Francisco.

6. O Dia Seguinte (1983)

No mesmo ano em que o Testamento foi lançado, O Dia Seguinte estreou na televisão nos Estados Unidos, e ainda hoje é um dos filmes de TV mais assistidos de todos os tempos. Milhões de pessoas sintonizaram sua TV para assistir a cerca de duas famílias do Kansas que tentam sobreviver a um ataque nuclear. Mais assustador do que o ataque em si, o período pós-traumático em que um bando de população em estado de choque recorre ao seu governo em busca de resgate, para todos os efeitos e necessidades, que não existe mais. Doenças por radiação, falta de comida e combustível, fome, saques, estupros e tumultos fizeram desta uma versão mais intensa de Testamento.

Disponível no Oldflix.

5. A Estrada (2009)

Baseado no premiado romance de Cormac McCarthy, segue um homem e seu filho vagando em um deserto pós-apocalíptico. Mas esta não é uma terra normal, não é ‘Mad Max’, onde ainda existem cidades vivas onde você pode trocar mercadorias, apesar de ser um pesadelo horrível, privado e assustador que se pode imaginar.

Sem comunidades funcionando, o inverno nuclear permanente começou. O céu está escuro e as árvores morreram. Nenhuma plantação pode ser cultivada e parece não haver mais animais, o que significa que a espécie humana está vivendo com os poucos alimentos enlatados que restam, e o canibalismo é inevitável. O pai e o filho continuam sua jornada por todas as adversidades até a costa. Por que a costa? Talvez seja um objetivo pelo qual viver. Seu amor um pelo outro os mantém vivos e juntos.

Disponível no HBO Max.

4. Hadashi No Gen (1983)

Este excelente filme de animação japonês apresenta uma família em Hiroshima no ano de 1945. A tensão e o pânico da preparação para o bombardeio em 6 de agosto de 1945 é arrepiante e incrivelmente bem feito. O ataque em si é desacelerado para mostrar os efeitos horríveis de forma vívida – pois só pode ser feito com animação ou CGI. Uma experiência terrivelmente inesquecível.

3. When the Wind Blows (1986)

Este projeto britânico retrata um casal de idosos aposentados antes e depois do ataque nuclear. O casal tenta superar a situação consultando panfletos da vida real distribuídos pelo governo sobre como sobreviver a um ataque, mas nunca vai bem, pois o casal fica lentamente preso no envenenamento por radiação. O que torna este filme mais perturbador é que é um desenho animado!

2. Threads (1984)

Este deve ser o filme mais perturbador desta lista. Produzido pela BBC, este filme feito para a TV chocou o público que nunca tinha visto algo tão devastador como este. Pode-se ficar atordoado em silêncio e sofrer de insônia depois de assistir ao filme. A história gira em torno de algumas famílias em Sheffield, Reino Unido, que também abriga várias bases militares. Um dia, de repente, a guerra nuclear começa.

A troca nuclear é mostrada da maneira mais gráfica e realista que se possa imaginar. É o primeiro filme a tentar mostrar o ‘Inverno Nuclear’ no qual um planeta em ruínas dificulta a agricultura, a camada de ozônio empobrecida aumenta as taxas de câncer e a população do planeta desce até o início da Idade das Trevas. Como seria uma troca nuclear total, este filme tenta mostrar isso.

1. Dr. Fantástico (1964)

Stanley Kubrick adaptou a ideia de guerra total entre a União Soviética e os Estados Unidos. Ele tentou descrever como as trocas nucleares acabariam levando à destruição global, o que para ele parecia “divertido”. Esta obra-prima é uma das melhores sátiras de guerra de todos os tempos. O que aconteceria se os EUA lançassem um ataque nuclear contra os soviéticos, como eles passariam as horas finais no Pentágono, como o presidente e outros tentariam controlar a situação?

O filme está repleto de sarcasmo e trocadilhos pretendidos. Minha fala favorita pessoal é, Peter ligando para o presidente russo para explicar sobre o ataque: “Dimitri, bem, parece que fizemos uma coisa boba …”

Leia também: 5 ótimos filmes de romance para assistir no Amazon Prime Video


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: