Quem matou Samantha Sosa? Entenda o final de Retorno

Mais uma preciosidade do cinema argentino, Retorno já está disponível na Netflix e fazendo sucesso no catálogo. Baseado nos personagens criados pela jornalista e autora Florencia Etcheves, a história é a terceira parte de uma trilogia denominada Chrimes of South, que começou em 2018 com Desaparecida, seguido por Presságio, de 2020 (todos da Netflix), e encontra a detetive de crimes violentos Manuela “Pipa” Pelari (Luisana Lopilato) vivendo na pequena cidade de La Quebrada, no norte da Argentina com seu filho, Tobías.

Depois do que aconteceu com sua ex-amiga e traficante Cornelia Villalba – retratada no primeiro filme, Desaparecida (2018) – Pipa deixou a polícia. Ela estava presa e deprimida, e sua vida estava desmoronando. Eventualmente, sua tia, Alicia (Paulina García), a leva para o pitoresco vale de La Quebrada, onde Pipa trabalha no campo e encontra um pouco de paz. Dez anos se passam sem nenhum incidente. No entanto, quando uma garota Qulla local morre em circunstâncias misteriosas, Alicia convence Pipa a ressuscitar seu eu mais velho. Tudo isso leva à um desfecho intrigante!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Mas antes, o que acontece no filme?

O filme começa quando a polícia chega ao local onde o corpo de Samantha foi queimado. Os oficiais conhecem bem Samantha. Ela tinha problemas com drogas e muitas vezes acabava na delegacia. Eles encontram um colar de pérolas em seu pescoço, pertencente à matriarca da rica família Carreras, Etelvina. Samantha estava na casa dos Carreras na noite anterior, trabalhando como garçonete na festa da filha de Etelvina, Mecha, e do filho Cruz. Alicia trabalha com mulheres jovens como Samantha, que não enfrentam nada além da apatia do resto da sociedade. Acreditando que o crime estava envolvido, Alicia convence Pipa a investigar a morte de Samantha. Ela sabe que a polícia tentará encerrar o caso o mais rápido possível por vários motivos.

Junto com seus problemas com drogas, Samantha fazia parte da comunidade Qulla, um grupo marginalizado de pessoas que enfrenta uma terrível discriminação do establishment branco. Além disso, a eleição para prefeito está chegando, então a pressão será sobre o capitão Mellino para encerrar rapidamente a investigação. Há também a questão do envolvimento da família Carreras no incidente.

Quase todo mundo na cidade está na folha de pagamento. No entanto, como revelado mais tarde, nem todos fazem seus lances por dinheiro. Relutantemente, Pipa concorda e volta à sua personalidade de detetive com uma facilidade surpreendente. Enquanto isso, Rufino Jerez, um dos poucos oficiais não corrompidos de La Quebrada e membro da comunidade Qulla, está encarregado da investigação sobre a morte de Samantha. Ele e Pipa também namoraram há dois anos. Ainda há um fio de atração mútua entre eles.

Como Pipa viu Samantha na noite de sua morte, ela se torna uma pessoa de interesse na investigação de Rufino, embora ele logo perceba que ela não é responsável pelo que aconteceu com a pobre menina. O filme tem uma subtrama importante envolvendo um conflito crescente entre o estabelecimento local e a comunidade Qulla, liderada por Nahuel Mamaní. A cidade parece ter feito um acordo com empresas americanas para entregar as terras de Qulla. Mamaní está na vanguarda da agitação contra o acordo.

Com a eleição chegando, o prefeito ordena a prisão de Mamaní. Embora ele tenha instruído explicitamente os policiais a fazer as coisas estritamente de acordo com o livro, eles espancaram severamente Mamaní. Sua esposa percebe que a morte de Samantha lhes deu a oportunidade de remover o prefeito do poder. Eles alteram uma foto da festa para implicar o filho do prefeito, Augustín, na morte de Samantha. Suas ações acabam complicando a investigação de Pipa e Rufino.

Final de Retorno: Quem matou Samantha Sosa?

Na maior parte do filme, a morte de Samantha serve como o mistério central. A suposição inicial é que ela roubou o colar e ficou bêbada no galpão onde foi encontrada mais tarde. As faíscas de fogo que ela fez atingiram o teto enquanto ela dormia. Samantha morreu depois que todo o galpão pegou fogo.

Pipa descobre que isso é falso. Na noite do assassinato de Samantha, Paredes chegou à propriedade de Pipa, alegando que estava procurando um puma. Mais tarde, quando Pipa pergunta se ele estava na festa dos Carrera, ele diz que não. Pipa percebe que ele está mentindo porque estava vestido quando passou pela casa dela naquela noite. Ela confronta Paredes, que admite ter matado Samantha por acidente. Ele a alcançou e estava tentando mantê-la em silêncio quando um grupo de caçadores parou nas proximidades para urinar e inadvertidamente a sufocou até a morte. No presente, quando Rufino e seu parceiro chegam, Paredes foge. No entanto, ele é mais tarde baleado e morto.

Embora o mistério de quem matou Samantha esteja resolvido, Pipa ainda não sabe os motivos de Paredes. Por que ele estava atrás de Samantha naquela noite? O que ele queria? Acontece que o telefone perdido de Samantha contém todas as respostas. No início do filme, vemos uma máscara flutuando nas correntes de um riacho. Mais tarde é revelado que pertencia a Paco, um dos amigos de Cruz.

Ele pegou Cruz fazendo sexo com sua própria irmã, Mecha, e ameaçou tornar isso público. Mecha estava noiva de Augustín e sabia que se as pessoas soubessem sobre ela e o relacionamento incestuoso de Cruz, ela estaria arruinada. Além disso, ela estava ciente do interesse romântico de Paco por Cruz. Mecha matou Paco, tanto para manter o relacionamento dela e de Cruz em segredo quanto porque ela se sente possessiva com Cruz. Mais tarde, eles jogaram o corpo de Paco no rio.

O capitão é morto mesmo?

Sim, o capitão Mellino está morto. Pipa o mata quando ele vem buscar o telefone de Samantha, que Tobías tinha todo esse tempo. Foi Mellino quem mandou Paredes atrás de Samantha, embora suas instruções para o outro homem fossem para assustar a garota e pegar seu telefone. Mellino e seus oficiais mataram Paredes também. É revelado que Mellino faz o que faz porque é o pai de Cruz.

Acreditando que seu filho matou Paco, ele tenta garantir que Cruz não vá para a prisão. Ironicamente, não foi Cruz que matou Paco; Mecha fez. Cruz pensa que matou Paco, porque acidentalmente atingiu o outro jovem, e este perdeu a consciência. Enquanto ele estava fora, Paco acordou e foi morto por Mecha.

Embora Pipa seja baleada pelo menos duas vezes durante sua briga com os policiais locais, ela sobrevive. Nós a vemos junto com seu filho na cena final. No entanto, Alicia é morta durante o encontro depois que Mellino atira nela.

O final da trilogia

Uma das cenas finais de Retorno envolve Rufino comparecendo a um tribunal e se preparando para testemunhar. Ele provavelmente pegou o telefone de Pipa e o usou para implicar Mecha no assassinato de Paco. Portanto, há uma alta probabilidade de sua prisão. Mecha provavelmente não se importa mais. Ela tentou admitir a Cruz que foi ela quem matou Paco, mas ele havia tomado várias pílulas e sucumbido aos seus efeitos logo antes da confissão de Mecha.

Ele morreu sem saber que era inocente. Enquanto isso, parece que o pai de Augustín, o prefeito, perdeu a eleição. No final do filme, vemos um quadro de avisos que revela que a restituição de propriedade está pendente, o que implica que a população de Qulla receberá suas terras de volta. Uma cooperativa também foi criada para melhorar a condição financeira da comunidade.

E aí, o que achou do desfecho de Retorno? O filme já está disponível na Netflix.

Leia também: Prime Video anuncia Viajando com os Gil, 2ª temporada da série documental com a família Gil


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: