Dirigido por Carrie Cracknell, o romance de época da Netflix ‘Persuasão‘ gira em torno de Anne Elliot, filha de um famoso barão chamado Sir Walter Elliot. A mulher solteira acha difícil seguir em frente com seu ex-amante Frederick Wentworth, mesmo depois de oito anos de separação. Enquanto Anne leva uma vida desanimada, Wentworth retorna para ela como capitão da marinha, com reputação e riqueza para provar que ele não é um homem sem esperança como a família de Anne acreditava.
O filme de Cracknell é uma adaptação do renomado romance homônimo de Jane Austen, adaptado pelos roteiristas Ron Bass e Alice Victoria Winslow. Se você deseja saber quais são as mudanças que Bass e Winslow trouxeram para seu roteiro adaptado, deixe-nos te contar!
ALERTA DE SPOILERS DE PERSUASÃO!
6. Nenhum personagem negro ou multirracial no romance de Jane Austen
‘Persuasão’ de Jane Austen não apresenta nenhum personagem negro ou multirracial. No entanto, o filme de Cracknell apresenta vários personagens negros e multirraciais, incluindo Lady Russell, Charles Musgrove, Henrietta Musgrove, Louisa Musgrove, etc. Embora os negros fizessem parte da sociedade britânica na época, os romances de Austen não apresentam vários personagens negros. Bass e Winslow tomaram liberdades criativas para apresentar os personagens mencionados, garantindo a representação. A primeira personagem negra de Austen, uma herdeira negra das Índias Ocidentais chamada Georgiana Lambe, aparece em seu romance inacabado ‘Sanditon‘.
5. Sra. Clay
No filme, a Sra. Clay ou Penelope Clay é a irmã de Anne, amiga de Elizabeth Elliot e seu pai, companheiro de Sir Elliot. Mesmo que Anne não seja amigável com ela, ela também não se importa com a presença da Sra. Clay em sua família. No entanto, Anne não gosta muito da Sra. Clay no romance de Austen. Ela também teme que esta última tente se casar com seu pai para subir nas fileiras da sociedade, enquanto a versão cinematográfica não está tão preocupada com o mesmo. Além disso, o romance de Austen termina revelando a “possibilidade” do casamento da Sra. Clay com o Sr. William Elliot, mas o filme conclui retratando o casamento deles.
4. O Dilema de Henrietta
No filme, a irmã de Louisa, Henrietta, deseja que seu primo Charles Hayter seja decisivo sobre seus sentimentos por ela. Além disso, ela fica longe da paixão de sua irmã pelo capitão Wentworth. No entanto, no romance, Henrietta fica encantada com Wentworth e se apresenta como uma opção para ele, junto com sua irmã Louisa. Em última análise, ela decide se casar com Hayter quando ele reúne coragem e encontra um meio de vida para propor a ela. Hayter também é um personagem essencial no enredo de Henrietta no romance, mas aparece apenas uma vez no filme.
3. Sra. Smith e Divisão de Classe Britânica
O romance de Austen apresenta a Sra. Smith, amiga de infância de Anne, que se reúne com a última quando ela chega a Bath. Os dois reacendem sua antiga amizade apesar da queda da Sra. Smith em tempos difíceis, perdendo sua riqueza e fortuna, e a morte de seu marido. No entanto, o personagem não existe na narrativa do filme; a única amiga que Anne tem no filme é Lady Russell.
Além disso, através da Sra. Smith, o romance de Austen retrata as disparidades de classe na sociedade britânica da época. Sir Elliot e Elizabeth não querem que Anne se misture com a Sra. Smith, alguém de classe inferior e situação financeira. Independentemente disso, a primeira ignora as opiniões de sua família e se reconecta com a Sra. Smith. A omissão do personagem no filme abre caminho para a ausência de comentários sociais na adaptação de Bass e Winslow, apesar de ser uma parte proeminente dos romances de Austen, incluindo ‘Persuasão’.
2. A Arrogância do Sr. William
No filme, o Sr. William revela a Anne que ele chegou a Bath para impedir que Sir Elliot e a Sra. Clay concebessem um filho juntos, o que o impediria de herdar a propriedade de Sir Elliot. Ele considera sua honestidade e demonstração de intenções como qualidades superiores que podem fazer Anne atraída por ele. Mas no romance de Austen, as intenções do Sr. William são reveladas a Anne pela Sra. Smith, já que ele as esconde dela.
O Sr. William e o Sr. Smith eram amigos, e o último tentou seguir o estilo de vida luxuoso do primeiro, apenas para perder toda a sua riqueza e se endividar. Quando a Sra. Smith solicitou a ajuda do Sr. William, ele também a rejeitou. Tal revelação também não é incluída na narrativa adaptada devido à falta da personagem Sra. Smith.
1. Noivado de Louisa e Wentworth
Na criação de Cracknell, Lady Russell diz a Anne que Louisa e Wentworth estão noivos. Ela cai em desespero e acredita que perdeu seu amado para sempre. Ela ainda tenta ferir Wentworth depois de saber do noivado dizendo que os homens esquecem o amor de sua vida, ao contrário das mulheres, que se agarram ao seu amor até a morte. Anne mais tarde percebe que Louisa está noiva do capitão Benwick e não Wentworth, o que a leva a seu ex-amante, abrindo caminho para o reencontro.
No entanto, Lady Russell não conta a Anne sobre o noivado de Louisa e Wentworth no romance. Anne não carrega nenhum mal-entendido sobre o mesmo, pois sua irmã Mary Elliot Musgrove a informa sobre a união de Louisa e Benwick por meio de uma carta. Depois de perceber que Wentworth está livre, ela tenta o seu melhor para se reunir com ele e, eventualmente, o faz.
Leia também: Eles vão ficar juntos? Entenda o final do romance Persuasão
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.